Volkswagen Tiguan ou Honda CR-V? Saiba qual a melhor opção!


Volkswagen Tiguan e Honda CR-V são duas opções de respeito dentro no concorrido mercado dos SUVs. A categoria também conta com outros rivais importantes, como Chevrolet Equinox e Peugeot 3008, entretanto a disputa entre VW e Honda é um pouco mais acirrada, pois, embora apresentem propostas diferentes, seus últimos
modelos empatam no preço.


Se, nos anos 90, as peruas e minivans eram o sonho de toda família, nas últimas décadas foram os SUVs que caíram no imaginário do público que preza por visual, desempenho, espaço e segurança.

Há quem diga que eles trazem o melhor de todos os segmentos: o conforto dos pequenos, o desempenho dos grandes e o requinte dos premium. É claro que essa mistura varia bastante, mas, em geral, os SUVs são famosos por trazerem um equilíbrio que agrada a todos.

Neste post vamos avaliar as novas gerações (2019) do Tiguan e do CR-V, representantes de duas marcas muito prestigiadas no Brasil. Um deles é focado no desempenho, o outro no conforto. Qual dos dois mais combina com você? Continue conosco e confira esse comparativo em detalhes!

Volkswagen Tiguan 2019: visão geral

A Volkswagen fez história no Brasil com seus populares veículos de entrada, como Fusca e Gol, mas, após muitas reviravoltas no mercado, a companhia alemã passou a priorizar um público mais exigente no país.

O Tiguan, cujo nome é uma junção das palavras “tigre” e “iguana”, é um bom exemplo dessa nova fase da montadora. O SUV médio chegou por aqui em 2009 e agora, em 2019, estreia a sua nova geração, que mantém o estilo característico da marca com algumas modificações.

O carro ficou maior em todas as suas medidas, e uma novidade interessante é a Plataforma Modular MQB, pela primeira vez utilizada em um SUV da VW, que é mais leve e utiliza aços mais resistentes que a plataforma anterior.

O Tiguan é espaçoso, confortável e repleto de itens de segurança, porém o seu destaque é o motor 2.0 TSI de 220 cv que equipa o modelo topo de linha. Suas três versões são:


  • Volkswagen Tiguan Allspace 250 TSI;
  • Volkswagen Tiguan Allspace Confortline 250 TSI;
  • Volkswagen Tiguan Allspace R-Line 350 TSI.

Honda CR-V 2019: visão geral

A Honda deu uma verdadeira repaginada no CR-V, que agora está disponível em apenas uma versão, a Touring, equipada com motor 1.5 turbo combinado com um câmbio CVT.

O carro surgiu em 1995 como um modesto crossover da época, mas só chegou ao Brasil em 2001 em sua segunda geração. Seu ponto alto, porém, foi a terceira geração (2017), que trazia uma nova identidade ao veículo e as linhas que inspiram seu visual até hoje.

A nova geração do CR-V (quinta) é reconhecível, mas está com uma pegada mais contemporânea. Seu design está um pouco mais agressivo, mas ainda é fluido e agradável.

Seu esperado motor turbo é também um destaque e, se há um ponto em que o CR-V não deixa a desejar é na eficiência. O carro apresenta bom desempenho tanto na estrada quanto no dia a dia, sua direção é focada no conforto e o consumo de combustível é baixo. Ideal para quem valoriza esses aspectos.

Volkswagen Tiguan e Honda CR-V: comparativo

Em termos de confiabilidade, as duas marcas empatam. Há décadas no Brasil, VW e Honda são conhecidas por entregarem veículos que não dão muita dor de cabeça aos seus donos. Já em relação aos dois SUVs analisados neste artigo, há também um empate importante: o preço (nas versões top de linha)!

Por cerca de R$ 180 mil você leva um Tiguan R-Line ou um CR-V novinho para casa. Mas, acredite, as semelhanças param por aí. Veja só!

Design

A aparência do Tiguan está em harmonia com a atual identidade da Volkswagen. Tal como outros grandes representantes da marca, como Golf e Polo, o carro tem uma presença forte, apresenta linhas retas e é robusto em todos os ângulos.

O CR-V ainda é muito inspirado em suas versões anteriores, mas adota detalhes que o tornam mais “maduro”, como a grade marcante que se une à linha dos faróis. Seu design traz mais curvas que o Tiguan e, apesar de ser espaçoso, parece compacto para quem o observa de fora.

Desempenho

O conjunto mecânico do Tiguan utiliza transmissão automática DSG de seis velocidades que pode ser combinada com duas opções de motor: o 1.4 flex 250 TSI de 150 cv (com gasolina ou etanol) e 25,5 kgfm de torque, que equipa suas duas primeiras versões, e o 2.0 350 TSI com 220 cv e 35,7 kgfm de torque, disponível apenas na versão topo de linha.

O Honda CR-V utiliza o motor 1.5 VTC turbo com 190 cv (na gasolina) e 24,7 kgfm de torque combinado com uma transmissão CVT. O diferencial mecânico da montadora japonesa, porém, está no sistema G-Shift, que melhora o desempenho do SUV e contribui para a economia.

Tanto os motores da VW quanto o novo motor da Honda são modernos e muito eficientes, mas é importante ressaltar que suas propostas são diferentes. O Tiguan entrega muita força e potência, principalmente o seu motor 350 TSI, o mais “valente” entre todos eles. Já o CR-V, embora também entregue muita potência desde o início, dá prioridade ao
conforto.

Consumo

Os três motores analisados apresentam um consumo de combustível justo para veículos da categoria, entretanto, a Honda leva a melhor nessa comparação com uma eficiência significativamente maior no ciclo rodoviário.

Volkswagen Tiguan (motor 250 TSI)


  • Cidade: 6,8 km/litro com etanol e 10,1 km/litro com gasolina;
  • estrada: 8,0 km/litro com etanol e 11,7 km/litro com gasolina.

Volkswagen Tiguan (motor 350 TSI)


  • Cidade: 8,3 km/litro com gasolina;
  • estrada: 9,3 km/litro com gasolina.

Consumo Honda CR-V (motor 1.5 VTC turbo)


  • Cidade: 8,5 km/litro com gasolina;
  • estrada: 12,5 km/litro com gasolina.

Interior

A nova plataforma contribuiu para o espaço interno do Tiguan. O porta-malas da versão com 5 lugares oferece 710 litros de capacidade, já na versão com 7 lugares ele apresenta apenas 216 litros, mas todos os bancos traseiros podem ser rebaixados.

No SUV da Honda, não houve mudanças em seu comprimento e seu entre-eixos, porém a sua largura e altura foram ampliadas, o que permitiu que o espaço interno fosse melhor aproveitado, incluindo seu porta-malas de 640 litros.

O visual interno do Tiguan é sóbrio com poucos toques de esportividade, mas os materiais utilizados são de qualidade e os encaixes perfeitos. No Honda, o interior foi aprimorado com acabamento mais refinado e moderno. Uma vantagem em ambos é o painel de instrumentos totalmente digital.

Equipamentos

O Tiguan vem de fábrica com ar-condicionado digital, tela multimídia de 8 polegadas, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, freio eletrônico de estacionamento com função Auto-Hold, Start/Stop, seis airbags, ABS com EBD, controle de tração e estabilidade, detector de fadiga, faróis de neblina, Isofix, entre outros, e ainda pode ser equipado com teto solar panorâmico.

Na versão R-Line, o consumidor também conta com outros recursos, como o sistema easy open (abertura do porta-malas com o movimento do pé sob o para-choque) e o Front Assist, que avisa o condutor sobre situações de risco e até freia o veículo automaticamente.

O CR-V é equipado com vidros com filtro UV, assento do motorista com memória, ar-condicionado digital, tela multimídia de 7 polegadas, Start/Stop, bancos em couro, Isofix, seis airbags, ABS com EBD, controle de tração e estabilidade, freio de estacionamento elétrico, tampa do porta-malas com acionamento remoto ou pelo pé, câmera lateral (LaneWatch) e vários outros.

E aí? Qual dos dois mais combina com você? Ambos são carros bonitos, potentes, seguros e confortáveis, porém suas personalidades são diferentes. O Volkswagen Tiguan esbanja força em seu visual e sua motorização, já o Honda CR-V carrega o estilo da marca japonesa e cumpre seu papel em entregar o máximo de conforto aos ocupantes.

Independentemente da sua escolha, lembre-se de que é fundamental contar com uma empresa de confiança para ajudá-lo a tomar a melhor decisão e garantir a segurança da sua compra. O Grupo AB atua no mercado desde 1968, conta com várias concessionárias e mais de mil colaboradores trabalhando constantemente para lhe entregar o veículo dos seus sonhos.

Fale conosco e venha conhecer o Volkswagen Tiguan e o Honda CR-V de perto!




Notícias recentes
Confira 4 vantagens de ter um carro com teto solar
Confira 4 vantagens de ter um carro com teto solar Saiba mais...
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro!
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro! Saiba mais...
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018 Saiba mais...
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome e Sobrenome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido