Volkswagen Tiguan ou Honda CR-V? Saiba qual a melhor opção!


Volkswagen Tiguan e Honda CR-V são duas opções de respeito dentro no concorrido mercado dos SUVs. A categoria também conta com outros rivais importantes, como Chevrolet Equinox e Peugeot 3008, entretanto a disputa entre VW e Honda é um pouco mais acirrada, pois, embora apresentem propostas diferentes, seus últimos
modelos empatam no preço.


Se, nos anos 90, as peruas e minivans eram o sonho de toda família, nas últimas décadas foram os SUVs que caíram no imaginário do público que preza por visual, desempenho, espaço e segurança.

Há quem diga que eles trazem o melhor de todos os segmentos: o conforto dos pequenos, o desempenho dos grandes e o requinte dos premium. É claro que essa mistura varia bastante, mas, em geral, os SUVs são famosos por trazerem um equilíbrio que agrada a todos.

Neste post vamos avaliar as novas gerações (2019) do Tiguan e do CR-V, representantes de duas marcas muito prestigiadas no Brasil. Um deles é focado no desempenho, o outro no conforto. Qual dos dois mais combina com você? Continue conosco e confira esse comparativo em detalhes!

Volkswagen Tiguan 2019: visão geral

A Volkswagen fez história no Brasil com seus populares veículos de entrada, como Fusca e Gol, mas, após muitas reviravoltas no mercado, a companhia alemã passou a priorizar um público mais exigente no país.

O Tiguan, cujo nome é uma junção das palavras “tigre” e “iguana”, é um bom exemplo dessa nova fase da montadora. O SUV médio chegou por aqui em 2009 e agora, em 2019, estreia a sua nova geração, que mantém o estilo característico da marca com algumas modificações.

O carro ficou maior em todas as suas medidas, e uma novidade interessante é a Plataforma Modular MQB, pela primeira vez utilizada em um SUV da VW, que é mais leve e utiliza aços mais resistentes que a plataforma anterior.

O Tiguan é espaçoso, confortável e repleto de itens de segurança, porém o seu destaque é o motor 2.0 TSI de 220 cv que equipa o modelo topo de linha. Suas três versões são:


  • Volkswagen Tiguan Allspace 250 TSI;
  • Volkswagen Tiguan Allspace Confortline 250 TSI;
  • Volkswagen Tiguan Allspace R-Line 350 TSI.

Honda CR-V 2019: visão geral

A Honda deu uma verdadeira repaginada no CR-V, que agora está disponível em apenas uma versão, a Touring, equipada com motor 1.5 turbo combinado com um câmbio CVT.

O carro surgiu em 1995 como um modesto crossover da época, mas só chegou ao Brasil em 2001 em sua segunda geração. Seu ponto alto, porém, foi a terceira geração (2017), que trazia uma nova identidade ao veículo e as linhas que inspiram seu visual até hoje.

A nova geração do CR-V (quinta) é reconhecível, mas está com uma pegada mais contemporânea. Seu design está um pouco mais agressivo, mas ainda é fluido e agradável.

Seu esperado motor turbo é também um destaque e, se há um ponto em que o CR-V não deixa a desejar é na eficiência. O carro apresenta bom desempenho tanto na estrada quanto no dia a dia, sua direção é focada no conforto e o consumo de combustível é baixo. Ideal para quem valoriza esses aspectos.

Volkswagen Tiguan e Honda CR-V: comparativo

Em termos de confiabilidade, as duas marcas empatam. Há décadas no Brasil, VW e Honda são conhecidas por entregarem veículos que não dão muita dor de cabeça aos seus donos. Já em relação aos dois SUVs analisados neste artigo, há também um empate importante: o preço (nas versões top de linha)!

Por cerca de R$ 180 mil você leva um Tiguan R-Line ou um CR-V novinho para casa. Mas, acredite, as semelhanças param por aí. Veja só!

Design

A aparência do Tiguan está em harmonia com a atual identidade da Volkswagen. Tal como outros grandes representantes da marca, como Golf e Polo, o carro tem uma presença forte, apresenta linhas retas e é robusto em todos os ângulos.

O CR-V ainda é muito inspirado em suas versões anteriores, mas adota detalhes que o tornam mais “maduro”, como a grade marcante que se une à linha dos faróis. Seu design traz mais curvas que o Tiguan e, apesar de ser espaçoso, parece compacto para quem o observa de fora.

Desempenho

O conjunto mecânico do Tiguan utiliza transmissão automática DSG de seis velocidades que pode ser combinada com duas opções de motor: o 1.4 flex 250 TSI de 150 cv (com gasolina ou etanol) e 25,5 kgfm de torque, que equipa suas duas primeiras versões, e o 2.0 350 TSI com 220 cv e 35,7 kgfm de torque, disponível apenas na versão topo de linha.

O Honda CR-V utiliza o motor 1.5 VTC turbo com 190 cv (na gasolina) e 24,7 kgfm de torque combinado com uma transmissão CVT. O diferencial mecânico da montadora japonesa, porém, está no sistema G-Shift, que melhora o desempenho do SUV e contribui para a economia.

Tanto os motores da VW quanto o novo motor da Honda são modernos e muito eficientes, mas é importante ressaltar que suas propostas são diferentes. O Tiguan entrega muita força e potência, principalmente o seu motor 350 TSI, o mais “valente” entre todos eles. Já o CR-V, embora também entregue muita potência desde o início, dá prioridade ao
conforto.

Consumo

Os três motores analisados apresentam um consumo de combustível justo para veículos da categoria, entretanto, a Honda leva a melhor nessa comparação com uma eficiência significativamente maior no ciclo rodoviário.

Volkswagen Tiguan (motor 250 TSI)


  • Cidade: 6,8 km/litro com etanol e 10,1 km/litro com gasolina;
  • estrada: 8,0 km/litro com etanol e 11,7 km/litro com gasolina.

Volkswagen Tiguan (motor 350 TSI)


  • Cidade: 8,3 km/litro com gasolina;
  • estrada: 9,3 km/litro com gasolina.

Consumo Honda CR-V (motor 1.5 VTC turbo)


  • Cidade: 8,5 km/litro com gasolina;
  • estrada: 12,5 km/litro com gasolina.

Interior

A nova plataforma contribuiu para o espaço interno do Tiguan. O porta-malas da versão com 5 lugares oferece 710 litros de capacidade, já na versão com 7 lugares ele apresenta apenas 216 litros, mas todos os bancos traseiros podem ser rebaixados.

No SUV da Honda, não houve mudanças em seu comprimento e seu entre-eixos, porém a sua largura e altura foram ampliadas, o que permitiu que o espaço interno fosse melhor aproveitado, incluindo seu porta-malas de 640 litros.

O visual interno do Tiguan é sóbrio com poucos toques de esportividade, mas os materiais utilizados são de qualidade e os encaixes perfeitos. No Honda, o interior foi aprimorado com acabamento mais refinado e moderno. Uma vantagem em ambos é o painel de instrumentos totalmente digital.

Equipamentos

O Tiguan vem de fábrica com ar-condicionado digital, tela multimídia de 8 polegadas, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, freio eletrônico de estacionamento com função Auto-Hold, Start/Stop, seis airbags, ABS com EBD, controle de tração e estabilidade, detector de fadiga, faróis de neblina, Isofix, entre outros, e ainda pode ser equipado com teto solar panorâmico.

Na versão R-Line, o consumidor também conta com outros recursos, como o sistema easy open (abertura do porta-malas com o movimento do pé sob o para-choque) e o Front Assist, que avisa o condutor sobre situações de risco e até freia o veículo automaticamente.

O CR-V é equipado com vidros com filtro UV, assento do motorista com memória, ar-condicionado digital, tela multimídia de 7 polegadas, Start/Stop, bancos em couro, Isofix, seis airbags, ABS com EBD, controle de tração e estabilidade, freio de estacionamento elétrico, tampa do porta-malas com acionamento remoto ou pelo pé, câmera lateral (LaneWatch) e vários outros.

E aí? Qual dos dois mais combina com você? Ambos são carros bonitos, potentes, seguros e confortáveis, porém suas personalidades são diferentes. O Volkswagen Tiguan esbanja força em seu visual e sua motorização, já o Honda CR-V carrega o estilo da marca japonesa e cumpre seu papel em entregar o máximo de conforto aos ocupantes.

Independentemente da sua escolha, lembre-se de que é fundamental contar com uma empresa de confiança para ajudá-lo a tomar a melhor decisão e garantir a segurança da sua compra. O Grupo AB atua no mercado desde 1968, conta com várias concessionárias e mais de mil colaboradores trabalhando constantemente para lhe entregar o veículo dos seus sonhos.

Fale conosco e venha conhecer o Volkswagen Tiguan e o Honda CR-V de perto!




Notícias recentes
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson!
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson! Saiba mais...
Descubra tudo sobre os veículos off-road!
Descubra tudo sobre os veículos off-road! Saiba mais...
Entenda como funciona o cartão de estacionamento para idoso!
Entenda como funciona o cartão de estacionamento para idoso! Saiba mais...
Saiba como funciona o motor de três cilindros!
Saiba como funciona o motor de três cilindros! Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido