Carros SUV: entenda sua alta no mercado e suas vantagens


Segundo dados da Fenabrave, um em cada quatro automóveis comercializados no Brasil em 2018 são carros SUV. Sendo que o modelo é o segundo mais popular do mercado atualmente, perdendo somente para os hatches.

O grande motivador dessa mudança de preferência nos consumidores se dá por conta do espaço, performance e visual desses utilitários esportivos.


É claro que as fabricantes querem abocanhar esse novo perfil de consumo. Em razão disso, a grande maioria das marcas estão investindo nessa categoria de veículo, ofertando diversos modelos espaçosos, modernos e tecnológicos.


Neste artigo, listamos as principais vantagens dos carros SUV. Venha conferir!

Multifuncionalidade


Essa é uma característica que se encaixa muito bem em um SUV. Você já pensou em ter um veículo amplo e robusto, que leve-o ao trabalho e que tenha espaço para a família viajar? Esse modelo entrega tudo isso com perfeição.

Mas se você deseja ter um off-road para aventurar-se por estradas com pavimentação ruim com mais tranquilidade? O utilitário esportivo também é uma boa opção, pois é um veículo ligeiramente alto em relação ao piso, o que permite superar diversos obstáculos. Algumas versões, inclusive, contêm tração nas quatro rodas.

Conforto e estabilidade

Com amplo espaço interno, os carros SUV transportam todos os passageiros com bastante conforto. Além disso, ultrapassar buracos, rampas e lombadas fica muito mais simples, pois os impactos são amenizados pelo seu sistema de suspensão reforçado.

Diversos acessórios e tecnologias podem estar presentes nesse modelo, como bancos em couro, câmbio automático, central multimídia, teto solar panorâmico, sensor de estacionamento, câmera de ré, entre muitos outros itens. A gama de opções é bastante diversificada.

Desempenho

Em geral, os SUVs têm motores (de quatro ou seis cilindros) fortes e potentes, em especial os movidos a diesel. Eles contam com versões aspiradas ou turbo com capacidade de reboque. Sendo que o desempenho certamente agradará você, já que a sensação de automóvel pesado é eliminada.

As versões mais econômicas, de quatro cilindros compactos têm um consumo semelhante a um sedã de luxo (entre 11 km/l e 13 km/l com gasolina).

Segurança

Por serem altos e robustos, os carros SUV transmitem uma segurança intermediária. Experimente entrar em um modelo para ver como sua posição de dirigir é mais ampla e garante maior visibilidade — esse atributo é apreciado por muitos motoristas.

Em casos de alagamentos ou pistas barrentas, a altura do utilitário esportivo, aliado ao seu forte desempenho, garante maior segurança nessas situações, ajudando a passar por essas vias sem grandes dificuldades.

Além disso, esse modelo contém excelentes avaliações em testes de colisões. O Ford Ecosport, por exemplo, foi avaliado com nota máxima (cinco estrelas) pela Latin NCAP, sendo um dos primeiros veículos fabricados na América Latina a conquistar esse feito, em 2016.

Sem contar que, por ser um segmento de automóvel superior, é possível encontrar equipamentos/recursos de segurança bastante úteis, como:


  • assistente de partida em rampa;
  • botão seletor de terreno;
  • controle de estabilidade;
  • controle de tração;
  • múltiplos airbags.

Design


Os carros SUV têm características admiradas por muitos motoristas, especialmente no que se refere ao design, pois eles são muito belos e, por isso, aparentam ser mais caros.

É importante citar que a aparência desse veículo também é funcional. Por ter um teto mais alto, ele oferece um espaço interno maior, sendo que o porta-malas grande pode carregar bagagens volumosas, superando os sedans nessa questão, ou seja, seu design é imaginado para agregar praticidade e beleza.

Viu só como os carros SUV são bastante vantajosos para quem deseja potência, espaço e conforto? Agora que você já conhece as características desses automóveis, aproveite essa oportunidade para conhecer o nosso catálogo de novos e seminovos.

Entre em contato conosco do Grupo AB. Será um prazer atendê-lo!




Notícias recentes
Veja dicas de como trocar de carro!
Veja dicas de como trocar de carro! Saiba mais...
Bati o carro, e agora? Te ajudamos!
Bati o carro, e agora? Te ajudamos! Saiba mais...
Como instalar um ar-condicionado no carro? Descubra aqui!
Como instalar um ar-condicionado no carro? Descubra aqui! Saiba mais...
Como proteger a pintura automotiva do sol? Veja aqui!
Como proteger a pintura automotiva do sol? Veja aqui! Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido