Motor Honda: entenda por que ele é considerado um dos mais confiáveis



Não é de hoje que o motor Honda ganha destaque nas manchetes. Em 1988, foi o V6 turbo da gigante japonesa que equipou a McLaren de Ayrton Senna em sua estreia nos campeonatos, e também ajudou a equipe britânica a vencer 15 das 16 corridas na temporada daquele ano.

A Honda sempre foi uma marca referência na inovação, segurança, desempenho e confiabilidade dos seus motores, e o que não faltam são dados que comprovam isso. A empresa foi premiada inúmeras vezes Brasil afora e neste artigo citaremos vários desses prêmios para você entender por que o motor Honda é considerado um dos mais confiáveis. Vamos lá?

Confiabilidade japonesa

Em pesquisa realizada pela Warranty Direct, empresa inglesa do ramo de seguros, os motores produzidos pelas japonesas Honda e Toyota foram eleitos os mais confiáveis do mundo, deixando para trás grandes montadoras como Mercedes-Benz e Volvo.

Os carros japoneses são popularmente considerados uma compra segura, pois frequentemente trabalham bem por muitos anos, sem exigir reparos importantes. Segundo os dados da mesma pesquisa, a incidência média de falhas dos motores Honda é de apenas 0,29%.

Inovação e tecnologia

Há quem diga que o segredo do motor Honda é sua simplicidade, porém, nos últimos anos, a marca vem tentando superar o estigma de “bom, básico e discreto” dos seus veículos, apresentando modelos que surpreendem tanto em tecnologia como em design.

O Prêmio Americar, promovido pela Associação América Latina da Imprensa de Carros, premiou o novo Honda Civic (10ª geração) como o carro de Melhor Design em 2017 e a WardAuto.com, elegeu o motor do Honda Accord híbrido um dos melhores do ano devido, principalmente, à sua economia de combustível.

Motor Honda entre os melhores de 2018

Todos os anos, um time de 70 jornalistas internacionais elege os melhores motores do ano no IEOTY Awards (International Engine of the Year Awards). A Honda sempre marcou presença na premiação, e em 2018 seus motores ficaram entre os 5 melhores do mundo em 3 categorias:


  • Motores até 999 cm³: 4º lugar, motor Honda 988CC 3 cilindros Turbo (equipa o Honda Civic);
  • Motores de 1400 até 1800 cm³: 5º lugar, motor Honda 1.5 Turbo (equipa o Honda Civic, Accord, Jade, Stepwgn e HR-V);
  • Motores de 1800 até 2000 cm³: 3º lugar, motor Honda 2.0 Turbo (equipa o Honda Civic Type R e Accord).

Os carros mais prestigiados no Brasil

Em 2017, os modelos Honda marcaram presença em diversas premiações brasileiras. A nova geração do Honda Civic, por sua vez, foi a que mais colecionou prêmios. Confira:

Honda Fit

Honda City

Honda HR-V


  • Eleito pela Best Cars como o “Melhor Utilitário Esporte Compacto”.

    Conheça o Honda HR-V!


Honda Civic


  • Eleito “Melhor Sedã Médio” na Eleição dos Melhores Carros do Best Cars;
  • Prêmio de “Melhor do Ano”, “Sedã Médio do Ano” e “Lançamento do Ano” pelo Jornal do Carro (jornal Estado de São Paulo);
  • Melhor Design em 2017 pelo Prêmio Americar.
  • Na Revista Quatro Rodas, o Civic venceu nas categorias “Sedãs Médios” e “Grande Vencedor” na pesquisa Os Eleitos.
  • Em premiação da Editora Globo e Revista AutoEsporte, foi eleito “Carro do ano de 2017” e “Motor do Ano” abaixo de 2.0, com o novo conjunto 1.5 turbo.

    Conheça o Honda Civic!


Forte tradição

Este ano a Honda também conquistou o primeiro lugar em sua categoria no prêmio Marcas Mais do jornal Estado de São Paulo, se firmando como uma das marcas mais relevantes do setor automobilístico no país. A pesquisa levou em conta o
 preço de revenda dos veículos e a previsão de tendências de produto e consumo.

Com 70 anos de história, a empresa é um dos maiores impérios da indústria automobilística japonesa, atendendo diversos públicos com fortes produtos no mercado. Você não vai se arrepender de conhecer um motor Honda de perto.

Esse conteúdo foi útil para você? Então assine nossa newsletter para receber as novidades do blog!



Notícias recentes
Volante vibrando: conheça as causas e o que fazer!
Volante vibrando: conheça as causas e o que fazer! Saiba mais...
Veja dicas de como limpar o estofado do carro!
Veja dicas de como limpar o estofado do carro! Saiba mais...
Carros para aplicativos: conheça as exigências e como escolher um!
Carros para aplicativos: conheça as exigências e como escolher um! Saiba mais...
Veja dicas de como trocar de carro!
Veja dicas de como trocar de carro! Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido