O que é o Motor TSI?

Quando uma motorização se destaca nos principais prêmios mundiais, é sinal de que a tecnologia empregada foi muito bem-aceita, não é mesmo? Vencedor do prêmio “Engine of the Year” (motor do ano) pela nona vez consecutiva, na categoria entre 1 e 1,4 litro de cilindrada, o motor TSI (Turbocharge Stratified Injection) é referência respeitada e indiscutível.

Criado pela Vollskswagen, esse modelo — que representa uma revolução quando se fala em tecnologia de motor turbo alimentado com injeção direta — impressiona pelo desempenho satisfatório, leveza para dirigir, economia de consumo e outras vantagens significantes para motoristas com alto padrão de exigências.

Neste artigo, vamos falar sobre o tema e apontar as principais características desse motor que impacta pela qualidade, potência e outros diferenciais. Continue a leitura e acompanhe!

Motor TSI

Como funciona o motor TSI?

O funcionamento do motor TSI combina injeção direta de combustível e sobrealimentação de ar em um modelo compacto. O combustível é injetado sob altíssima pressão (até 120 vezes a pressão atmosférica, o que corresponde ao equivalente a 1.200 m embaixo d’água) diretamente na câmara de combustão.

Isso proporciona uma melhor pulverização do combustível, cuja posterior combustão ocorre de forma completa (menos poluentes) e com baixas perdas (alto aproveitamento do calor gerado).

Para aumentar o fluxo de ar, os motores TSI dispõem de sobrealimentação, feita por meio de um turbocompressor. Com ele, a
pressão e a temperatura dos gases de escape, normalmente desperdiçados, movimentam as pás da turbina para bombear mais ar para o interior.

Entre os elementos combinados na composição do motor TSI encontram-se:

Injeção direta

Quando comparada ao sistema convencional, apresenta maior precisão e eficiência na injeção da quantidade ideal de combustível de acordo com cada condição apresentada.


Turbocompressor

É um componente que aumenta a potência do motor, além de poupar energia e dar mais força comparado a motores com aspiração natural com a mesma cilindrada — formado por duas câmaras de metal, com aspecto de caracol e juntas por meio de um eixo entre o sistema de escape e o de admissão do motor.

O turbocompressor é preparado para oferecer estabilidade e resistência.

Válvula wastegate

Ela pode ser considerada o componente que serve como "acelerador" para o turbo, e controla os gases que passam pela turbina. A válvula wastegate precisa ser fechada em regimes baixos de rotação, permitindo, assim, que o turbocompressor receba a quantidade necessária de gases, que posteriormente vão atingir altas temperaturas (gases de escapamento), assegurando a consistência da formação e torque.


O Motor TSI tem mais potência?

A resposta é sim! Como um turbocompressor coloca mais oxigênio para a combustão, e a injeção direta aumenta a pressão com que o combustível é vaporizado dentro do cilindro, juntos eles acabam por gerar maior potência e torque.

Além de ser mais potente, outra grande vantagem do motor TSI é que ele é menos poluente, uma vez que é alimentado pela injeção de combustível direta que, ao pulverizá-lo com alta pressão na câmara de combustão, acaba sendo menos prejudicial ao meio ambiente.


Motor TSI é mais econômico?

A resposta também é positiva! O motor TSI tem como principal objetivo uma performance comparável a modelos mais potentes, porém gastando menos combustível. Para executar essa tarefa, ele utiliza o turbo de baixa inércia e uma pressão que não costuma exceder 1 bar durante o trabalho.

Isso significa que o motor TSI funciona a partir de sobras de resistência, o que faz com que a vida útil, assim como as trocas de óleos, sejam semelhantes à de modelos com pior desempenho.


Carros que usam o motor TSI


Confira abaixo alguns dos modelos de veículos que utilizam hoje a tecnologia TSI.

Up TSI

É um modelo econômico que surpreendeu pela ótima performance mesmo com motorização 1.0. Apresenta motor com 105 CV, capaz de atender às expectativas até mesmo dos mais exigentes motoristas.


Golf Comfortline 1.0 TSI

Confortável e econômico, esse modelo 1.0 turbo de 125 CV apresenta desempenho satisfatório, comparável a motores 1.6 aspirados. O carro ainda conta com design e acabamento diferenciados, boa ergonomia e experiência de direção agradável, além de ser espaçoso e garantir leveza nas manobras, mesmo em altas velocidades.

Primeiro hatch médio do Brasil com motor “mil” — e ainda por cima 3 cilindros —, ele é mais um exemplo de que modelos menores e tecnológicos (downsizing) não servem apenas para reduzir consumo e poluição.


Polo 200 TSI

Também é um carro com motor 1.0 turbo, que apresenta boa economia comparado a outros
modelos com a mesma potência. Com acabamento agradável e retomadas satisfatórias, é uma ótima opção para quem procura por um veículo que combine potência, conforto e economia.


Golf 1.4 TSI

Com um visual elegante e toque futurista, esse carro alcança bom equilíbrio entre economia e potência. O motor é de 150 CV, o que confere ao motorista uma sensação de total controle ao dirigir o veículo. As luzes de led internas dão um toque ainda mais especial a esse veículo imponente.


Jetta 2.0 TSI

Os 211 CV do Jetta 2.0 TSI conferem ao veículo um motor espetacular, aliado a uma competente suspensão que garante controle diante de curvas e/ou obstáculos. Com retomadas que se destacam, esse carro acaba compensando a economia não tão alta, pela potência e experiência satisfatória de direção.


Golf 2.0 GTI

O desempenho do Golf 2.0 GTI é considerado um dos melhores do mundo entre os modelos esportivos, sendo esse modelo, em específico, considerado um ícone mundial automotivo. Ele ainda apresenta ótimo conforto e design que encanta
motoristas que preferem carros tipo esporte.

E então, gostou deste artigo? Nele falamos sobre o motor TSI, assim como suas características, diferenciais e veículos que o utilizam. Com desempenho satisfatório e potência comprovada, mesmo em modelos 1.0, essa tecnologia eficiente é admirada em todo o mundo.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o assunto, não precisa esperar muito para poder conhecer o seu novo Volkswagen TSI. Entre em contato conosco agora mesmo, tire suas dúvidas e deixe a sua opinião sobre esse tipo de motor renomado. Até a próxima!





Notícias recentes
Cambagem de pneus: o que é, para que serve e os tipos!
Cambagem de pneus: o que é, para que serve e os tipos! Saiba mais...
Volante vibrando: conheça as causas e o que fazer!
Volante vibrando: conheça as causas e o que fazer! Saiba mais...
Veja dicas de como limpar o estofado do carro!
Veja dicas de como limpar o estofado do carro! Saiba mais...
Carros para aplicativos: conheça as exigências e como escolher um!
Carros para aplicativos: conheça as exigências e como escolher um! Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido