Motor turbo: entenda como funciona e quais as suas vantagens


Até pouco tempo, veículos 1.0 eram considerados os reis da economia de combustível e, de fato, alguns são bem eficientes. Contudo, a tecnologia avançou e o motor turbo vem ganhando bastante destaque entre as montadoras e os consumidores,
principalmente devido ao seu bom desempenho.


Vamos conhecer um pouco mais sobre o motor turbo e o porquê da sua popularização? Então, continue com a leitura!

O que é um motor turbo e como ele funciona?

Antes de entender o porquê de o motor turbo ter se popularizado tanto atualmente, é preciso saber o que ele é e como funciona, não é mesmo? De forma bem simples, podemos dizer que esse propulsor utiliza um fluxo de ar maior dentro da câmara de combustão, local em que ficam os pistões.

Para tal, esse motor é equipado com um dispositivo chamado de turbo compressor, cuja função é “empurrar” mais ar para as câmaras de combustão. Com isso, a queima acaba sendo mais eficiente, o que resulta em mais potência e, melhor, sem que o consumo de combustível aumente muito.

Quais são as diferenças entre um motor turbo e um convencional?

Essas características fizeram com que as montadoras pensassem de outra forma, e vem surgindo um conceito chamado downsizing, que consiste em motores menores, porém, sem perda de potência. Além da presença do turbo compressor, uma das principais diferenças de um motor turbo e um convencional é justamente a cilindrada.

Os motores turbos atuais têm as câmaras de combustão menores quando comparadas às das versões convencionais e, em alguns casos, um cilindro a menos. Mas, em termos práticos, o que isso quer dizer? Bom, significa que um carro equipado com um propulsor 1.6 turbo tende a ter o mesmo desempenho quando comparado a um modelo 2.0, mas com um consumo de
combustível menor.

Quais são as suas principais vantagens?

Porém, essa não é a única das vantagens do motor turbo — embora seja uma das principais e mais atrativas. De acordo com os especialistas Israel, da SPA Turbos, e Wladimir, da Iturbo, esses propulsores evoluíram bastante e, atualmente, são uma ótima opção para quem quer economizar, mas não dispensa uma boa dose de potência.

Ainda de acordo com os especialistas, dentre as principais vantagens do motor turbo, podemos destacar:

  • menor emissão de poluentes nocivos ao meio ambiente;
  • melhor desempenho em altas altitudes;
  • economia de 10% de combustível;
  • redução de peso.

Quando optar por um carro com motor turbo?

Depois de ver tudo o que foi dito, talvez você esteja pensando se não está na hora de trocar o seu usado por um modelo turbo — como o Chevrolet Cruze Turbo, 30% mais eficiente que seu antecessor — não é mesmo? Bom, saiba que
esses veículos não têm restrição de uso, mas são ideais para quem cansou de motores fracos ou que consomem quantidades absurdas de combustível.

As montadoras têm mostrado bastante interesse no desenvolvimento do motor turbo e é bem provável que eles se tornem o novo “padrão”, assim como o modelo 1.0 foi um dia. Quem ganha com isso somos nós, que teremos à disposição veículos mais potentes e eficientes energeticamente.

Ficou interessado nos veículos turbo, mas quer um algo a mais? Então, leia nosso texto sobre as vantagens em ter um carro de luxo!




Notícias recentes
Cambagem de pneus: o que é, para que serve e os tipos!
Cambagem de pneus: o que é, para que serve e os tipos! Saiba mais...
Volante vibrando: conheça as causas e o que fazer!
Volante vibrando: conheça as causas e o que fazer! Saiba mais...
Veja dicas de como limpar o estofado do carro!
Veja dicas de como limpar o estofado do carro! Saiba mais...
Carros para aplicativos: conheça as exigências e como escolher um!
Carros para aplicativos: conheça as exigências e como escolher um! Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido