Comprar carro na concessionária: saiba como fazer um bom negócio!


Comprar carro na concessionária é a escolha certa para quem procura por um automóvel novo, seminovo ou usado. Seja pela segurança de contar com uma empresa especializada, seja pela conveniência de ter mais opções de escolha e pagamento.


Entretanto, diante de tantas lojas e propostas disponíveis, o consumidor precisa ficar atento à honestidade dos vendedores e à reputação dos estabelecimentos. Esse cuidado é tão importante quanto todas as demais etapas envolvidas na compra de um automóvel, como o planejamento financeiro e a pesquisa pelas melhores marcas e modelos.

Neste artigo, reunimos informações imprescindíveis para você fugir de armadilhas e garantir um bom negócio na compra do seu carro. Continue a leitura e confira!

Quais são as vantagens de comprar carro na concessionária?

Concessionárias são empresas que detém licença para a comercializar veículos e, portanto, têm a obrigação de cumprir todas as exigências previstas em lei durante as negociações. Isso significa que ao adquirir um automóvel em um estabelecimento autorizado, o cliente está sempre protegido pelo CDC (Código de Defesa do Consumidor).

As concessionárias ainda fornecem alternativas diferenciadas de pagamento e aquisição, como consórcios, CDC ou leasing. Além disso, podem ter contratos com montadoras e prestadores de serviço que viabilizam condições especiais na compra, troca, manutenção e até contratação de seguros.

Como devo conduzir o meu processo de compra?

O processo de compra de um carro requer planejamento. Afinal, trata-se de um investimento de valor considerável e dono de um significado muito forte para o consumidor.

Dessa forma, buscando evitar frustrações e realmente desfrutar do sonho do carro novo, é vital analisar cada passo dessa experiência para conduzi-la com consciência. Vejamos, na sequência, os principais passos da jornada.

Planejamento financeiro

Partindo do essencial, qualquer pessoa que deseja adquirir um automóvel precisa avaliar a própria situação financeira. Felizmente as concessionárias oferecem um grande leque de opções de pagamento aos clientes, mas o consumidor deve estar ciente de que determinados contratos, como os financiamentos, exigem comprovações de renda.

Economistas do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) recomendam que as prestações não ultrapassem 30% da renda líquida do cliente, que também não deve confiar em possibilidades futuras, como promoções ou acertos. Indica-se que tudo isso pese na balança e, naturalmente, na escolha do veículo.

Pesquisa e escolha

Compreendida a realidade financeira, é hora de pesquisar o melhor modelo entre aqueles que cabem no seu bolso. Nesse momento, vale tudo para obter o maior número de informações: pesquisar em blogs na internet, conferir vídeos no YouTube, consultar amigos e, claro, visitar concessionárias para ver de perto as alternativas.

O consumidor tem todo o direito de prezar por um bom design, acabamento e desempenho, mas não pode se esquecer da avaliação de custos com manutenção, seguro e depreciação. A melhor escolha é sempre aquela em que há um bom equilíbrio entre emoção e razão.

Oportunidades

Se você está interessado em um carro seminovo, deve se manter atento aos modelos anunciados. É possível encontrar veículos em excelente estado de conservação e com baixa quilometragem, mas esteja ciente de que as melhores ofertas costumam durar pouco.

Na compra de um automóvel zero, o consumidor também pode encontrar oportunidades. Quando um carro ganha uma nova versão ou passa por alguma reestilização, por exemplo, o preço dos modelos anteriores tende a cair. Além disso, ao oferecer o seu veículo antigo como entrada, é possível ter acesso a melhores condições de financiamento.

Decisão e compra

Decidido qual carro comprar, resta ao consumidor se dirigir a uma concessionária de confiança para adquirir o automóvel ou aderir a um consórcio.

Em lojas autorizadas, o consumidor ainda tem a chance de encomendar um veículo com as cores e os opcionais de sua preferência, o que também deve pesar na decisão.

De que maneira escolher uma boa concessionária?

Boa parte das pessoas agem de acordo com a indicação de amigos e familiares, cuja experiência deve sim ser levada em consideração. Entretanto, para nos certificarmos da honestidade de uma empresa, precisamos ir além das opiniões, ficando dispostos a pesquisar informações sobre ela.

Tendo isso em mente, chegamos a alguns itens essenciais para prestar atenção na escolha de um bom lojista. Confira!

Histórico e legalidade da empresa

Nem toda empresa que se diz uma concessionária realmente é. Infelizmente, o Brasil tem muitas lojas que atuam no mercado de automóveis de maneira clandestina ― os vendedores de veículos usados são os que merecem maior atenção.

Apenas um estabelecimento autorizado é capaz de disponibilizar toda a proteção prevista pelo CDC. Assim, sempre verifique a documentação da concessionária, como CNPJ e alvará de funcionamento.

Antes de fazer uma visita, você também pode promover uma pesquisa de campo na internet. Vasculhe, portanto, o site da empresa e seu perfil nos buscadores e nas redes sociais para conhecer sua história e reputação no mercado.

Procedência dos veículos

Essa dica dá continuidade à anterior, uma vez que a procedência dos automóveis pode apontar irregularidades na concessionária. Carros novos, por exemplo, só recebem permissão de comercialização com nota fiscal de fábrica.

Na revenda de veículos usados ou seminovos, por sua vez, o lojista precisa informar o histórico do automóvel ou oferecer condições para que o cliente o acesse. Donos anteriores, dados de infrações e sinistros, status da documentação, histórico de manutenções, alteração ou adaptação de componentes, entre outros itens, também interessam.

Ofertas e preços

Naturalmente, o consumidor consiste em outro avaliador do preço do automóvel. Afinal, valores oscilam segundo a loja e sua região. Concessionárias estão sujeitas a tributações específicas, regulamentações municipais e à própria oferta e demanda do local, aspectos capazes de elevar os custos de operação do negócio.

Entretanto, o que mais merece atenção do consumidor não são os preços altos e sim as ofertas vantajosas em excesso. Ninguém entra em um negócio para perder, portanto desconfie de vendedores que praticam preços muito abaixo da média do mercado. As chances de fraude e irregularidade sobem de modo considerável.

Test Drive

Ainda que a sua pesquisa seja bastante apurada, só mesmo ao conduzir o veículo que o conhecemos de fato. Mesmo quando um automóvel nos parece muito vantajoso, detalhes na experiência ao volante podem mudar percepções. É por isso que o test-drive cumpre um papel tão relevante.

Se o carro for novo, chega a hora de conhecer os seus atributos em termos de desempenho, conforto, tecnologia e segurança. No caso de seminovo ou usado, ainda é preciso ficar atento a possíveis ruídos incomuns, desconfortos na direção, estado de conservação e outros aspectos que confirmam o bom estado do carro ou denunciam armadilhas.

E claro: se o lojista não permite o test-drive, desconfie!

Como você notou ao longo do post, as vantagens de comprar carro na concessionária são enormes, seja pela segurança ou pelo maior número de opções de escolha e pagamento. Entretanto, é primordial abrir o olho com relação à honestidade dos lojistas.

O Grupo AB é uma das redes de concessionárias mais tradicionais do Rio de Janeiro, com uma unidade também em Belo Horizonte. São mais de 50 anos de experiência nesse mercado e uma equipe acima de mil profissionais prontos para lhe ajudar a realizar o sonho do automóvel novo.

Entre em contato conosco para conhecer o variado catálogo de veículos e conferir as vantagens de comprar um carro nas concessionárias do Grupo AB!



Notícias recentes
Confira 4 vantagens de ter um carro com teto solar
Confira 4 vantagens de ter um carro com teto solar Saiba mais...
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro!
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro! Saiba mais...
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018 Saiba mais...
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido