Afinal, quais são as vantagens de comprar carros seminovos?

Embora comprar carros seminovos tenha se tornado uma grande vantagem para o público consumidor, esse mercado surgiu para beneficiar os vendedores. O propósito inicial era aquecer o comércio de veículos usados no pais aumentando o valor dos modelos com pouco tempo de uso.


Em rigor, o carro seminovo é aquele com até três anos de uso, no máximo 20 mil quilômetros rodados a cada ano e um único dono. Tendo em vista essas características, é importante verificar se um zero-quilômetro consiste mesmo na melhor escolha, já que existem muitos seminovos em ótimo estado e com preços pra lá de vantajosos.

Para ajudar você a fazer essa análise com a cautela necessária, listamos os principais benefícios de investir em um carro seminovo. Continue a leitura e confira!

Preço atrativo

Sem mais, o que realmente faz inúmeros consumidores resolverem comprar carros seminovos é o preço. Um veículo zero pode chegar a perder até 20% do valor ao sair da concessionária, o que acaba se transformando em um baita desconto para o próximo comprador.

Esse “desconto” varia bastante segundo a marca do veículo, modelo e acessórios, porém sempre será uma vantagem para o consumidor. O mesmo vale para quem retoma o financiamento do primeiro dono, podendo até desfrutar de parcelas menores de acordo com o contrato.

De fato, não é preciso pesquisar tanto para encontrar seminovos em excelente estado — alguns aparentemente intactos — e com preços convidativos em diferentes lojas ou com proprietários espalhados por todo país.

Custo-benefício

Se o preço não é o suficiente para fazer um consumidor abrir mão do cheirinho de carro novo, certamente o custo-benefício o fará pensar bastante. Muitos seminovos são vendidos com pouquíssimo tempo de uso, permitindo que o segundo dono se sinta em um zero-quilômetro.

Mas não é só isso: diversos carros seminovos completos são vendidos com preços equivalentes ou até inferiores em relação aos modelos de entrada zero-quilômetro. Assim, você tem a chance de levar para casa um carro bem mais equipado e robusto pagando o mesmo que investiria no novo. Muito mais vantajoso do que um mero “cheirinho”, verdade?

Também vale ressaltar que se você é do tipo que está sempre trocando de carro devido ao trabalho ou gosto pessoal, verá uma quantidade maior de benefícios ao optar por seminovos. Afinal, suas trocas pesarão bem menos no bolso.

Economia na documentação

A burocracia envolvida na compra de um carro zero-quilômetro é mais complicada do que a exigida na transferência de um seminovo. Ao tirar um automóvel novo na concessionária, será preciso registrá-lo, emplacá-lo e emitir o CRLV (Certificado de Registro de Licenciamento do Veículo), o que pode exigir várias visitas ao Detran e custos significativos com taxas e despachantes.

Transferir um carro, por outro lado, consiste em um processo bem mais ágil, embora também envolva certa burocracia. Comprando com um lojista, porém, o consumidor tem acesso ao sistema de transferência facilitada, o Renave, que reduz significativamente as etapas necessárias para transferência da documentação.

Seguro mais barato (mas nem sempre)

Seja para um carro novo, seminovo ou usado, o cálculo do seguro leva em conta fatores como preço de venda, tipo de uso, idade do motorista, preço e disponibilidade de peças de reposição, histórico de sinistros do modelo etc.

Portanto, comprar carros seminovos populares com custo de manutenção reduzido e peças mais baratas e fáceis de encontrar resulta em vantagens na contratação de seguro. Entretanto há muitos outros fatores envolvidos — inclusive pessoais, como idade, sexo e estado civil do motorista — que podem fazer com que o investimento na proteção se torne até um pouco superior ao esperado.

De maneira geral, as seguradoras entendem que o carro zero tem menos chances de ser roubado — por chamar mais atenção — e apresentar defeitos mecânicos — e caso aconteça, os reparos e peças costumam ter maior acessibilidade. Por isso, geralmente oferecem descontos generosos nesse contexto.

O seguro de um carro seminovo pode figurar como vantagem ou não, sempre dependendo do modelo escolhido e do perfil do proprietário. É importante, então, consultar esses valores com antecedência.

Retirada rápida

Esse problema ganha impulso nos lançamentos mais quentes do mercado. Se você nunca passou por ele, certamente conhece alguém que já precisou esperar um longo tempo para receber o tão desejado carro novo. As filas de espera das montadoras no Brasil podem representar meses de ansiedade para o cliente.

Por outro lado, ao comprar um seminovo em uma concessionária, muitas vezes é possível buscá-lo no dia seguinte. Os trâmites envolvidos são bem menores, tanto na documentação como no processo de pagamento.

Garantia de fábrica

A garantia de um veículo gira em torno de três a cinco anos, e diversos seminovos são vendidos antes disso. Além de levar um carro com excelente custo-benefício para casa, o consumidor ainda pega carona no restante da sua garantia de fábrica.

Nesse quesito, porém, é importante prestar bastante atenção na documentação e nos eventuais reparos realizados no automóvel para não correr o risco de perder o seu direito ao serviço. Confira no manual se todos os carimbos de revisão da concessionária estão presentes e consulte o histórico do veículo em busca de possíveis sinistros não informados.

 Motores potentes e econômicos

Atualmente, a presença de carros com motores avançados está em alta no mercado. Turbinados e híbridos consistem em ótimos exemplos, capazes de melhorar a eficiência energética, oferecer maior potência e consumir menos combustível.

A questão é que esses modelos são caros e, por consequência, comprar um carro zero-quilômetro com uma tecnologia avançada pode ser inviável. Nesse caso, a melhor alternativa para adquirir um veículo dessa categoria é adquirindo um seminovo. Basta pesquisar e ter um pouco de paciência.

Financiamento em conta

Outro elemento econômico que precisa ser considerado, já que o financiamento de automóveis é bastante comum entre motoristas e concessionárias.

A vantagem para modelos antigos fica na redução do Imposto sobre Produto Industrializado (IPI), tornando as parcelas do seminovo mais baratas.

Depreciação inferior

Isso mesmo: um carro seminovo perde menos valor de mercado do que um novo. Isso porque ele já passou pela fase mais drástica, que consiste nos dois primeiros anos de vida.

Assim, você tem a chance de aquirir um veículo de qualidade e com bom funcionamento por um preço camarada.

Vantagens para quem usa pouco o carro

Se pretende usar o seminovo poucas vezes, você o manterá sempre conservado e em perfeito funcionamento. Essa pode ser a melhor opção, principalmente quando o uso é voltado a fins de semana ou momentos de lazer, por exemplo.

A utilização menos frequente diminui a probabilidade de problemas. De quebra, o preço reduzido permite a compra de um modelo mais confortável e sofisticado, que combine com as horas livres e dias de folga.

Maior poder de negociação

Devido ao cenário econômico atual, os carros seminovos são mais fáceis de negociar por causa do grande fluxo de circulação dessa categoria nas concessionárias.

Além disso, os vendedores ficam mais propensos a ceder (ou oferecer) condições tentadoras (descontos e serviços de reparo) para bater metas de venda. É uma vantagem e tanto para quem gosta de pechinchar.

Planejamento recompensado

O planejamento para comprar carro depende de dois elementos fundamentais: uma boa remuneração mensal e autocontrole. Afinal, esse tipo de negócio exige uma considerável quantia de dinheiro. Também não adianta nada ter uma poupança cheia mas gastar com qualquer coisa que se vê pela frente, sem disciplina alguma sobre as finanças pessoais.

A escolha do modelo seminovo é outro fator importante. Ele vale quanto? Tem fácil revenda? Entrega boa potência e conforto? Seguro, IPVA e manutenções estão ao alcance do seu orçamento? Todas essas questões exigem levantamento para evitar problemas. Desta forma, passa a ser possível definir uma cifra para economizar a cada mês.

Se você desenvolver um perfil mais econômico, cortando gastos supérfluos, elimina dificuldades para cumprir os compromissos. Só que às vezes, porém, a vida traz situações inesperadas. Por isso, é importante reservar um valor específico para suprir urgências. Armazene esse dinheiro para garantir a compra do novo carro.

Isso impede que qualquer empecilho force você a retirar o dinheiro guardado para essa finalidade. Ou, pior ainda, tenha que vender o automóvel já comprado por causa de circunstâncias graves como acidente, perda do emprego ou problema de saúde.

Por fim, durante a compra, avalie os modelos que mais chamam atenção e atendam suas demandas. Faça uma vistoria minuciosa (mecânica, elétrica, potência e conforto) e realize um test drive. Se possível, leve um mecânico de confiança para ter certeza de que tudo está nos conformes. Depois, negocie, analise a proposta e tome a decisão.

Infelizmente, o mercado de seminovos e usados não é imune à fraudes e oportunistas, bem como qualquer outro tipo de comércio. Sendo assim, todo cuidado é pouco ao adquirir o seu veículo, sobretudo em compras particulares.

O mais recomendável é sempre buscar uma concessionária de confiança ao adquirir qualquer automóvel. Além de contar com mais segurança em suas transações e distintas opções de pagamento, você também tem direito à garantia legal de 90 dias assegurada pelo Código de Defesa do Consumidor.

O Grupo AB é uma rede de concessionárias com mais de 50 anos de história nesse mercado. Entregamos veículos das mais diversas categorias inúmeros públicos, com a qualidade que só uma empresa com mais de cinco décadas de experiência pode oferecer. Se tem interesse em comprar carros seminovos, nós temos as melhores opções para você!

E então, o conteúdo foi útil? Aproveita a visita ao blog e entre em contato conosco para conferir nossas ofertas e condições exclusivas!



Notícias recentes
Conheça as novas versões do Honda City: EX e LX!
Conheça as novas versões do Honda City: EX e LX! Saiba mais...
Dolphin Mini: conheça mais sobre esse lançamento BYD
Dolphin Mini: conheça mais sobre esse lançamento BYD Saiba mais...
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson!
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson! Saiba mais...
Descubra tudo sobre os veículos off-road!
Descubra tudo sobre os veículos off-road! Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido