Saiba como funciona o consórcio de carro e quais as vantagens


Pensando em trocar seu automóvel? O consórcio de carro é o caminho ideal para quem não tem pressa de adquirir um novo veículo e quer evitar os altos juros e condições dos financiamentos tradicionais.


Essa modalidade de investimento nada mais é do que uma maneira inteligente e controlada de “poupar em grupo” e, embora apresente certas desvantagens, é um ótimo negócio para quem não pode comprovar renda, prioriza economia ou simplesmente está com pouco dinheiro no bolso.

Se está pensando em fazer um consórcio de carro, mas ainda tem dúvidas sobre o seu funcionamento, este post foi feito para você. Continue a leitura e entenda melhor como esse sistema funciona e as suas principais vantagens!

O que é um consórcio?

Embora o consórcio de veículos zero-quilômetro seja muito popular, esse tipo de negócio também engloba a compra de carros seminovos, motos e outros tipos de bens como imóveis, terrenos e até serviços.

O processo é baseado na união de várias pessoas (físicas ou jurídicas) responsáveis por contribuir mensalmente com uma espécie de “poupança compartilhada” conhecida como fundo comum. É deste montante que todos os participantes do consórcio retirarão o dinheiro para adquirir o bem ou serviço acordado.

Todos os meses, um ou mais integrantes são sorteados para fazer uso do crédito contratado, com a vantagem de não ser levado em consideração o número de parcelas pagas até o momento. Ou seja, com alguma sorte, você poderá conseguir seu carro novo rapidamente e desfrutar dele enquanto paga o restante das mensalidades.

Para os mais “azarados” ou aqueles que desejam retirar o veículo mais cedo, há também como adiantar a compra por meio de lances. É realizado uma espécie de leilão no qual o participante que se dispuser a adiantar o maior número de parcelas ganha preferência na aquisição da carta de crédito.

Como funciona um consórcio de carro?

O consórcio de carro funciona exatamente como descrito acima. Um determinado valor, modelo ou categoria de veículo é acordada entre os integrantes e o preço das parcelas é estipulado.

Os contratos variam, mas em geral não há uma severa limitação nas opções de compra do carro. O integrante sorteado ou que ganhou preferência no lance recebe uma carta de crédito que pode ser usada como quiser, desde que o bem esteja enquadrado nas definições do consórcio.

Isso significa que ao receber o crédito você poderá adquirir um veículo com valor superior ao dinheiro disponível e completar o pagamento ou comprar um carro mais barato e usar a diferença para pagar despesas relacionadas como IPVA e regulamentação.

Quais as vantagens e desvantagens desse tipo de negócio?

Como já citado anteriormente, o consórcio é uma opção para quem não precisa de um veículo com urgência, pois o desenrolar de todo o processo pode se estender por vários anos.

Outra desvantagem é que se o participante não estiver conseguindo honrar com seus pagamentos e resolver desistir do investimento, multas podem ser aplicadas e o dinheiro aplicado será recuperado só após o encerramento.

Por outro lado, fazer o consórcio de carro te livra da maior desvantagem dos financiamentos comuns: os juros! No fim do processo, o valor pago pelo veículo na maioria das vezes é muito mais vantajoso, mesmo com a cobrança de taxas administrativas.

Quando e como fazer um consórcio de carro?

O consórcio de carro é indicado para o consumidor que não conta com saldo para compra à vista, profissionais impossibilitados de comprovar renda para realizar financiamentos como autônomos e liberais e, sobretudo, pessoas interessadas em economia.

Uma vez optado pelo consórcio, é preciso procurar uma administradora confiável. Jamais exite em conferir se a empresa é autorizada pelo Banco Central e não dispense referências. Você, então, será inserido em um grupo e poderá iniciar os pagamentos mensais logo após a confirmação do contrato.

Todas as orientações e condições do consórcio de carro devem ser esclarecidas pela administradora que também é responsável por informar o participante sobre reajustes e atualizações, além de alertá-lo quando for sorteado. Por fim, basta realizar os pagamentos em dia e contar com a sorte!

Este conteúdo foi útil para você? Então, assine a nossa newsletter para receber outras dicas e notícias sobre automóveis no seu e-mail!




Notícias recentes
Veja dicas de como trocar de carro!
Veja dicas de como trocar de carro! Saiba mais...
Bati o carro, e agora? Te ajudamos!
Bati o carro, e agora? Te ajudamos! Saiba mais...
Como instalar um ar-condicionado no carro? Descubra aqui!
Como instalar um ar-condicionado no carro? Descubra aqui! Saiba mais...
Como proteger a pintura automotiva do sol? Veja aqui!
Como proteger a pintura automotiva do sol? Veja aqui! Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido