Como se planejar para comprar um carro novo


Você atingiu aquela tão desejada estabilidade financeira e agora falta realizar o sonho de comprar um carro novo. Poder desfrutar de mais conforto e segurança e eliminar as visitas constantes aos mecânicos está mais próximo do que nunca.


No entanto, é um passo grande, que requer muito planejamento financeiro, para não enfiar os pés pelas mãos. E também é necessário realizar muita pesquisa, para tomar uma decisão acertada e investir no veículo mais adequado às suas necessidades e às de sua família.

Para isso, abordamos alguns pontos que servirão de apoio na hora de escolher seu próximo zero-quilômetro. Confira!

Faça parcelas do tamanho do seu bolso


Ao pensar em financiar um veículo, alguns cuidados ao assumir novos compromissos financeiros são necessários. O ideal é que o comprometimento da renda com dívidas não ultrapasse um terço dos ganhos mensais da família. Então, é necessário  contabilizar todas as parcelas de dívidas já existentes com uma nova prestação.

Faça uma boa pesquisa das taxas cobradas no mercado financeiro e fique atento às diversas cobranças que incidem sobre os financiamentos automotivos, como a Taxa de Abertura de Novo Cadastro (TAC). Pergunte sempre sobre o Custo Efetivo Total e tenha em mãos uma calculadora financeira, para saber quanto realmente estão cobrando de juros na negociação.

Conheça os custos ao comprar um carro novo


É importante também considerar outros custos na compra do carro novo, com documentação, impostos e taxas que incidem logo no fechamento do negócio, como IPVA, licenciamento e emplacamento. Esses são valores consideráveis, que deve entrar na conta do seu planejamento.

Outro fator a ser considerado é o seguro de um carro zero-quilômetro. Pesquise com seu corretor antes de fechar negócio, para não ser surpreendido.

Compre o carro que atenda às suas necessidades


Quando se planeja a compra do carro, a imaginação voa longe com tantas opções oferecidas pelas marcas. E ficar encantado com vários modelos é muito comum e até saudável. É prazeroso ficar sonhando e se imaginando neste ou naquele veículo.


Agora, uma pitada de realismo ajuda na escolha certa. E a sua razão precisa te ajudar a entender suas reais necessidades e manter o foco no carro que vá te atender de forma eficiente e eficaz.


É hora de focar as suas atividades diárias. Como será utilizado? Será de uso mais urbano ou rodará bastante em estradas? Em caso de uso mais na cidade, um carro compacto e que apresente menor consumo de combustível seria o ideal. Se for mais em rodovias, um automóvel de motor mais potente te dará mais segurança e conforto.


Pense também nos acessórios e equipamentos que acha que são fundamentais para o novo carro e em quais modelos já são oferecidos como itens de série — o ar-condicionado, por exemplo.

Teste todas as opções nas lojas


As concessionárias sempre disponibilizam veículos para test-drive. Use e abuse desse serviço. Ande com o veículo e tente perceber o seu conforto, a visibilidade e a funcionalidade dos seus acessórios.


Consulte os testes comparativos nas revistas especializadas. Eles costumam fornecer dados de consumo, segurança e custos de manutenção. Essas informações farão com que você tenha mais condições para avaliar a melhor compra e fazer um bom negócio

Compare as propostas das concessionárias


Com as propostas e dados técnicos em mãos, é hora de comparar para chegar a uma decisão satisfatória. Veja qual concessionária oferece mais vantagens e descontos, compare o tempo de garantia de cada marca e modelo e veja os planos de manutenção que oferecem e com qual custo. Coloque os prós e contras na mesa e não tenha pressa em resolver. Seja precavido e tome a decisão com toda a calma do mundo.


É claro que o gosto pessoal costuma ter um grande peso sobre qual veículo adquirir, mas,
sabendo desses pontos a serem analisados, sua escolha seguramente será a mais acertada, e comprar um carro novo, além do prazer da realização, te trará muito mais alegria.


Agora que você já leu este artigo, que tal iniciar sua compra? Entre em contato conosco e agende uma visita, que estaremos prontos para te atender e ajudar nessa realização!




Notícias recentes
Confira 4 vantagens de ter um carro com teto solar
Confira 4 vantagens de ter um carro com teto solar Saiba mais...
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro!
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro! Saiba mais...
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018 Saiba mais...
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome e Sobrenome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido