8 cuidados imprescindíveis na hora de comprar um carro seminovo

Se você é do tipo que preza pelo melhor custo-benefício, com certeza verá muitas vantagens em comprar um carro seminovo. As vantagens que os veículos dessa categoria apresentam são várias: pouco tempo de uso, baixa quilometragem, maior preservação, parte da garantia de fábrica e, claro, preços muito atraentes.


Entretanto, é bom ficar atento à procedência desses automóveis. Um levantamento realizado pela consultoria de histórico veicular Chekauto constatou que 7% dos veículos usados à venda no Brasil possuem restrição por roubo ou furto. Embora esse dado seja preocupante, existem muitas formas de minimizar os riscos.

Veículos problemáticos deixam pistas que podem ser identificadas por um olhar atento e uma das melhores maneiras de se proteger é dar preferência para concessionárias confiáveis. Continue a leitura e confira nossas dicas !

1. Fique de olho nos anúncios

Atualmente, a internet é o primeiro passo do consumidor dos mais variados tipos, inclusive aqueles interessados em comprar um carro seminovo. A praticidade é enorme, mas os cuidados precisam ser ainda maiores, sobretudo em vendas particulares nas quais nem sempre negociamos com pessoas conhecidas.

As plataformas de venda não costumam impor muitas restrições aos usuários, o que acaba favorecendo ações maliciosas. Por isso, o ideal é priorizar vendedores de renome e prestar atenção em detalhes importantes como:

  • fotos: devem ser realistas, variadas, em local claro e tiradas de vários ângulos diferentes. Desconfie de fotos muito trabalhadas, escuras ou ilustrativas;

  • detalhes do carro: transparência é fundamental, portanto, quanto mais dados sobre o veículo, melhor. Dê preferência a informações pessoais como detalhes de uso, possíveis ocorrências e motivo da venda;

  • dados do vendedor: principalmente em vendas particulares, é importante buscar referências sobre a loja ou vendedor com antigos clientes e também nas redes sociais.

2. Observe o estado de conservação

A apresentação do veículo é fundamental na compra de um carro seminovo. A utilização do automóvel acaba deixando marcas, por mais que o proprietário seja bastante cuidadoso. Entretanto, é bom ficar de olho na lataria, faróis, rodas, painel e demais áreas que, embora pareçam fazer parte apenas do conjunto estético, podem denunciar problemas sérios.

É imprescindível que o carro esteja estacionado em um local bem iluminado para que arranhões, amassados ou possíveis reparos na pintura fiquem visíveis. Diferenças de tonalidade na pintura, superfície áspera, desalinhamento no encontro das peças da lataria, vidros sem a impressão do número do chassi ou pneus muito desgastados antes do previsto, por exemplo, são indícios de que o automóvel sofreu danos e reparos importantes ou apresenta alguma informação adulterada.

Em casos como esse, o vendedor precisa esclarecer os ocorridos. Quanto aos carros seminovos, é bom lembrar que pequenos reparos feitos por oficinas não autorizadas podem implicar na perda da garantia de fábrica.

3. Cheque o histórico do veículo

A apresentação do automóvel é muito importante, mas é claro que não podemos nos basear apenas nas impressões iniciais. Não é raro encontrar veículos aparentemente em bom estado, mas com diversos problemas legais e mecânicos: a famosa “maquiagem”.

Alguns aplicativos para celular permitem consultar a situação de um automóvel pela placa. Porém, o mais recomendável é contratar empresas que rastreiam todo o histórico do veículo para levantar informações como ano de fabricação, quilometragem, histórico de leilão, furto, recall e vários outros dados pertinentes. O preço é muito acessível e vários desses serviços são oferecidos pela internet como o Carcheck e o Checkauto.

4. Suspeite de preços muito abaixo do mercado

É aceitável que um vendedor anuncie um veículo abaixo do valor de mercado para acelerar a venda por razões particulares, mas convenhamos que isso não é uma prática comum. O proprietário pode estar tentando se livrar de um automóvel problemático, o custo de manutenção pode ser muito elevado, assim como podem existir dificuldades na contratação do seguro ou dívidas atrasadas.

Descontos largos também são suspeitos.Estamos acostumados com o tradicional “descontinho” em  vendas no Brasil, e é bom pedir, uma vez que boa parte dos vendedores costumam embutir alguma “gordura” no preço justamente para isso. No entanto, descontos muito acentuados também merecem atenção. Ofertas vantajosas demais podem esconder futuros prejuízos, o que também exige explicações.

5. Não se esqueça da revenda

Sem dúvidas, o grande atrativo dos carros seminovos é o preço. Como ressalta Flávio Bittencourt, sócio-fundador do site de vendas Chaves na Mão, o valor de um automóvel já cai significativamente após retirá-lo da concessionária. É por isso que é muito comum encontrarmos seminovos completos com preços semelhantes a um zero-quilômetro sem opcionais.

Se há uma forma de tornar a compra ainda mais vantajosa é comprando um carro seminovo que também oferece um bom retorno na revenda. Entretanto, esse cálculo é muito relativo. Existem modelos mais interessantes para quem troca de veículo anualmente, outros para quem costuma ficar com o mesmo carro por muitos anos.

6. Faça um test drive

Nada como um test drive! Só mesmo dirigindo um veículo para o conhecermos de verdade. O problema é que nem todo vendedor autoriza um passeio breve antes de finalizar a compra, mas não deixe de fazê-lo quando tiver oportunidade.

Ao dirigir é possível testar vários sistemas e componentes de um carro. Podemos, por exemplo, verificar o alinhamento e o balanceamento (preste atenção se o controle da direção é firme, reto e sem tremores), detectar ruídos incomuns, avarias na suspensão, problemas nos freios, ar-condicionado e, claro, medir o seu conforto ao conduzir.

7. Peça ajuda a um mecânico de confiança

As dicas que listamos acima certamente ajudam a ser um comprador muito mais detalhista e cuidadoso. No entanto, apenas o olhar de um profissional capacitado pode garantir que a sua compra será realmente segura.

Alguns municípios contam com empresas especializadas que realizam a avaliação de veículos à venda, um investimento justificável só pela tranquilidade que proporciona. Já os carros que são comercializados em concessionárias passam por uma revisão obrigatória, e é por esse e vários outros motivos (que citaremos a seguir) que comprar um carro seminovo com um lojista é muito mais seguro.

8. Opte por uma concessionária de confiança

Como destaca Nilton Monteiro, diretor executivo da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), a compra particular sempre envolverá uma série de riscos, pois depende da boa fé de ambas as partes. Por isso, se o vendedor não for uma pessoa de extrema confiança, o mais recomendável é comprar um carro seminovo em uma concessionária.

A transação com o lojista é registrada em nota fiscal e as condições de pagamento são muito melhores. Além do processo de compra ser muito mais ágil e confiável, o consumidor ainda conta com 90 dias de garantia assegurados pelo Código de Defesa do Consumidor.

Podemos concluir, portanto, que comprar um carro seminovo requer alguns cuidados, mas as vantagens que os veículos dessa categoria oferecem certamente compensam o trabalho extra. Se o que você preza em um carro é qualidade, garantia e benefícios pelo melhor preço possível, com certeza um seminovo possui todas as vantagens que você procura!

É o seu caso? Então acesse nosso site e confira nossas ofertas exclusivas! O Grupo AB atua desde 1968 trabalhando com veículos de diversas marcas e atendendo aos mais distintos públicos. O seu futuro seminovo espera por você em alguma de nossas concessionárias!



Notícias recentes
Confira 4 vantagens de ter um carro com teto solar
Confira 4 vantagens de ter um carro com teto solar Saiba mais...
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro!
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro! Saiba mais...
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018 Saiba mais...
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome e Sobrenome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido