Afinal, fazer ou não revisão na concessionária? A gente explica!


Seja o carro novo ou usado, uma das dúvidas mais comuns na hora da manutenção é: fazer ou não revisão na concessionária? Levar o veículo a uma oficina pode até parecer melhor sob a ótica financeira, mas não é isso o que normalmente acontece, pois quase sempre você acaba com problemas e gasta além do esperado.


Para não correr esse risco, ao longo do post vamos esclarecer de uma vez por todas a dúvida de promover ou não a revisão na concessionária. Também mostramos quais são as vantagens de contar com um serviço de ponta. Leia até o fim para conferir!

Os profissionais das concessionárias conhecem muito bem os veículos

A cada dia surgem novas tecnologias no setor automotivo, portanto é necessário que os mecânicos estudem bastante para acompanhar as inovações. Trata-se, aliás, de um dos motivos para optar pela revisão na concessionária, uma vez que os profissionais conhecem muito bem os veículos por estarem em constante aprendizado, amparados pelas próprias montadoras.

Por que isso é importante? Vamos pegar como exemplo os freios ABS, presentes em todos os carros fabricados atualmente no Brasil e capazes de garantir mais segurança. Porém, a tecnologia evoluiu e o sistema usado hoje já não é igual ao de 10 anos atrás.

Quem está mais bem preparado para cuidar da manutenção: um profissional em busca de atualização constante ou alguém que fez um curso há muito tempo? A pessoa inserida no primeiro grupo, é claro!

As peças usadas sempre são originais e de excelente qualidade

Outra questão a se considerar ao fazer ou não revisão na concessionária diz respeito às peças usadas nos reparos. É provável que você já tenha utilizado componentes paralelos em alguma manutenção, portanto temos uma pergunta: a qualidade e a vida útil eram as mesmas? Provavelmente não.

Se o problema for de caráter estético, pode até não ser um grande empecilho, mas quando falamos do freio ou da direção, por exemplo, o risco aumenta bastante.

Peças originais são testadas rigorosamente e têm eficiência comprovada. Por que arriscar a vida da sua família em um cenário no qual existem opções para dirigir com segurança? Assim, lembre-se de que as concessionárias nunca usam componentes paralelos e de qualidade duvidosa.

Os veículos revisados em concessionária se mantém mais valorizados

Aqui surge outro ponto muito importante e que poucos proprietários observam. Vamos supor que você queira comprar um seminovo e encontrou dois modelos: um com todas as revisões em dia feitas na concessionária e o outro que não passou por revisões, ainda que esteja bem cuidado e aparentemente em bom estado.

Qual você escolheria, mesmo que o veículo revisado custe um pouco mais caro? Comprar um carro de manutenção feita em concessionárias garante um acréscimo de segurança, aumentando, de quebra, o valor da revenda.

Para se ter uma ideia, um estudo desenvolvido pela Associação dos Revendedores de Veículos Automotores do Estado de São Paulo (ASSOVESC) aponta que essa valorização pode chegar a até 5%.

A concessionária respeita o cronograma de revisões do fabricante

Existe alguém melhor para conhecer o cronograma de revisões do carro do que um profissional que entende o máximo do assunto?

Essa é outra vantagem de fazer a revisão na concessionária: os profissionais respeitam o prazo de revisões estipulado pelo fabricante do veículo e tem como grande missão aliar qualidade e agilidade na entrega.

Você pode ter acesso a opções de pagamento facilitadas

Ao optar pela revisão na concessionária, você tende a encontrar serviços com preço fixo, o que agrega segurança quanto ao valor necessário pago pelos reparos. Mesmo que o montante já seja estipulado, é possível receber descontos no número final investido, além de contar com alternativas facilitadas de pagamento.

Existem concessionárias que até mesmo oferecem benefícios extras aos clientes além dos descontos, como brindes, sorteios e eventos, por exemplo.

Os profissionais utilizam equipamentos e ferramentas adequadas

Como você já deve ter percebido, o trabalho executado em concessionárias conta com uma qualidade superior ao apresentado por mecânicos de oficinais independentes. Um dos fatores que contribuem para isso é o uso de equipamentos e ferramentas adequadas.

Mesmo que uma concessionária tenha mão de obra especializada, o trabalho jamais será feito com excelência se os profissionais não contarem com as ferramentas necessárias para isso.

Geralmente, uma oficina comum está equipada apenas com ferramentas genéricas, que não são suficientes para a realização dos reparos de maneira correta. Por outro lado, as concessionárias têm itens modernos e eficientes ao alcance, disponibilizando a estrutura ideal para os serviços mecânicos.

Você conta com assistência complementar

Quer contar com outros serviços adicionais para seu veículo? A revisão na concessionária é uma garantia disso!

Manutenções específicas, serviços de diagnóstico e atualizações de softwares são alguns exemplos de assistência complementar a serem aproveitados em uma concessionária, algo praticamente inexistente em oficinais independentes. Afinal, elas tendem a entregar somente o básico para seus clientes.

As concessionárias têm uma reputação a zelar

Ainda vale destacar que as concessionárias precisam zelar pela marca que representam, afinal prestam um serviço autorizado pelas montadoras. Desta forma, é muito difícil encontrar falta de qualidade ou práticas desonestas nas concessionárias, pois isso pode fazer com que elas percam o direito de representar as marcas.

No entanto, quando o assunto diz respeito a oficinas desconhecidas, não é incomum identificar problemas logo após a saída com o automóvel da oficina. Um golpe muito praticado é colocar peças paralelas em um carro em bom estado e retirar as peças originais, que depois serão revendidas.

Se você quer fugir de golpes sem contratempos, a melhor solução consiste em optar por uma concessionária, contando com toda a segurança disponibilizada pela reputação já existente.

A garantia de fábrica depende das revisões

Por fim entra em cena a garantia de fábrica, que depende das revisões nas concessionárias para permanecer válida. Você garantiria o serviço de alguém que não conhece? É por isso que as montadoras exigem que se façam as manutenções em locais autorizados. Somente dessa forma é possível ter a certeza de que tudo foi feito como se espera.

De acordo com o jornalista automotivo Rodrigo Samyé fundamental realizar as revisões na concessionária durante a garantia e até mesmo quando ela acabar. Devido a várias promoções das montadoras, chega-se a um valor igual ou inclusive menor quando comparado ao de uma oficina comum, mas com muito mais qualidade e confiabilidade.

Já sabe se deve fazer ou não uma revisão na concessionária? Como vimos, levar o carro a uma autorizada é fundamental para garantir que ele sempre esteja em ordem, seguro e valorizado. Afinal, gastar menos com manutenção nem sempre é sinônimo de economiza e pode trazer muita dor de cabeça.

Cansou de se preocupar com manutenções fora da concessionária? Então aproveite a visita ao blog, entre em contato com o Grupo AB, agende um encontro e conheça todas as vantagens de nossos serviços!





Notícias recentes
Nissan March
Nissan March Saiba mais...
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro!
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro! Saiba mais...
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018 Saiba mais...
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro Saiba mais...