O que é, como funciona e quais as vantagens do freio ABS


Obrigatório no Brasil em todos os veículos fabricados a partir de 2014, o freio ABS vem salvando vidas por todo mundo e não seria diferente por aqui. Mas você sabe o que quer dizer essa sigla, como ele funciona e se ele realmente faz a diferença? Muita gente ainda tem dúvidas em relação a esse sistema.


Ao longo deste texto, vamos responder a todas essas perguntas. Confira!

O que é e como funciona o freio ABS?

Criado em 1978 pela Daimler e a Bosch, o freio ABS (Antilock Braking System) — ou sistema de freio antitravamento — tem como principal função evitar o bloqueio das rodas durante uma frenagem mais brusca, a fim de auxiliar na redução de acidentes ou, ao menos, diminuir os danos.

Para tal, esse sistema utiliza uma série de sensores nas rodas que monitoram as rotações e passam esses dados a uma central de controle. Ao detectar qualquer sinal de que algo não está de acordo com um padrão preestabelecido, esse controle atua, alterando individualmente a pressão enviada aos freios e evitando o travamento.

Quais são as principais vantagens desse sistema?

Em relação a um sistema convencional, o ABS traz uma série de benefícios — além do fato de as rodas não travarem. Uma das principais é a redução no tempo de frenagem, que, de acordo com especialistas, pode chegar até 30%, algo crucial durante uma manobra para desviar de obstáculos.

Além disso, quando integrado com sistemas como o Controle Eletrônico de Estabilidade (ESP), a possibilidade de derrapar durante uma curva também se reduz bastante. Ainda que só com o ABS, é possível ter um controle maior da direção, tendo em vista que, quando as rodas travam, o veículo tende a seguir em linha reta, independentemente do movimento do volante.

É verdade que o freio ABS é eficaz na redução de acidentes?

Ainda tem dúvidas sobre a real eficácia do freio ABS? Vamos lhe mostrar com dados como ele é importante na redução de acidentes. De acordo com uma pesquisa feita pelo Institute for Highway Safety (IIHS) — mencionada na Revista Quatro Rodas —, esse sistema pode reduzir em até 37% as fatalidades no trânsito.

Um levantamento realizado pelo Instituto Avante Brasil detectou que somos o quarto país no ranking de acidentes de trânsito,
 com uma taxa de 0,66 morte a cada 1.000 veículos circulando. Qualquer ferramenta que venha ajudar a reduzir o número de ocorrências é bem-vinda, e o custo vale a pena.

Posso fazer a manutenção do freio ABS em casa?

Contudo, o ABS tem um problema: a sua manutenção requer um especialista. Jamais tente mexer no freio do carro se ele tiver essa tecnologia, pois até mesmo a troca de uma pastilha pode danificar algum sensor ou desregular o sistema, causando problemas ou tornando-o inoperante, o que é muito perigoso.

O freio ABS veio para ficar e, como você viu, faz toda a diferença quando o assunto é salvar vidas. Aliado a boas práticas ao volante e manutenções preventivas, faremos o trânsito do nosso país cada vez melhor e deixaremos de encabeçar rankings negativos.

Agora que você já conhece a importância do freio ABS, vamos aprender sobre o disco de freio? Leia nosso post agora mesmo e fique por dentro do assunto!




Notícias recentes
Confira 4 vantagens de ter um carro com teto solar
Confira 4 vantagens de ter um carro com teto solar Saiba mais...
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro!
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro! Saiba mais...
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018 Saiba mais...
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome e Sobrenome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido