O que é, como funciona e quais as vantagens do freio ABS


Obrigatório no Brasil em todos os veículos fabricados a partir de 2014, o freio ABS vem salvando vidas por todo mundo e não seria diferente por aqui. Mas você sabe o que quer dizer essa sigla, como ele funciona e se ele realmente faz a diferença? Muita gente ainda tem dúvidas em relação a esse sistema.


Ao longo deste texto, vamos responder a todas essas perguntas. Confira!

O que é e como funciona o freio ABS?

Criado em 1978 pela Daimler e a Bosch, o freio ABS (Antilock Braking System) — ou sistema de freio antitravamento — tem como principal função evitar o bloqueio das rodas durante uma frenagem mais brusca, a fim de auxiliar na redução de acidentes ou, ao menos, diminuir os danos.

Para tal, esse sistema utiliza uma série de sensores nas rodas que monitoram as rotações e passam esses dados a uma central de controle. Ao detectar qualquer sinal de que algo não está de acordo com um padrão preestabelecido, esse controle atua, alterando individualmente a pressão enviada aos freios e evitando o travamento.

Quais são as principais vantagens desse sistema?

Em relação a um sistema convencional, o ABS traz uma série de benefícios — além do fato de as rodas não travarem. Uma das principais é a redução no tempo de frenagem, que, de acordo com especialistas, pode chegar até 30%, algo crucial durante uma manobra para desviar de obstáculos.

Além disso, quando integrado com sistemas como o Controle Eletrônico de Estabilidade (ESP), a possibilidade de derrapar durante uma curva também se reduz bastante. Ainda que só com o ABS, é possível ter um controle maior da direção, tendo em vista que, quando as rodas travam, o veículo tende a seguir em linha reta, independentemente do movimento do volante.

É verdade que o freio ABS é eficaz na redução de acidentes?

Ainda tem dúvidas sobre a real eficácia do freio ABS? Vamos lhe mostrar com dados como ele é importante na redução de acidentes. De acordo com uma pesquisa feita pelo Institute for Highway Safety (IIHS) — mencionada na Revista Quatro Rodas —, esse sistema pode reduzir em até 37% as fatalidades no trânsito.

Um levantamento realizado pelo Instituto Avante Brasil detectou que somos o quarto país no ranking de acidentes de trânsito,
 com uma taxa de 0,66 morte a cada 1.000 veículos circulando. Qualquer ferramenta que venha ajudar a reduzir o número de ocorrências é bem-vinda, e o custo vale a pena.

Posso fazer a manutenção do freio ABS em casa?

Contudo, o ABS tem um problema: a sua manutenção requer um especialista. Jamais tente mexer no freio do carro se ele tiver essa tecnologia, pois até mesmo a troca de uma pastilha pode danificar algum sensor ou desregular o sistema, causando problemas ou tornando-o inoperante, o que é muito perigoso.

O freio ABS veio para ficar e, como você viu, faz toda a diferença quando o assunto é salvar vidas. Aliado a boas práticas ao volante e manutenções preventivas, faremos o trânsito do nosso país cada vez melhor e deixaremos de encabeçar rankings negativos.

Agora que você já conhece a importância do freio ABS, vamos aprender sobre o disco de freio? Leia nosso post agora mesmo e fique por dentro do assunto!




Notícias recentes
Cambagem de pneus: o que é, para que serve e os tipos!
Cambagem de pneus: o que é, para que serve e os tipos! Saiba mais...
Volante vibrando: conheça as causas e o que fazer!
Volante vibrando: conheça as causas e o que fazer! Saiba mais...
Veja dicas de como limpar o estofado do carro!
Veja dicas de como limpar o estofado do carro! Saiba mais...
Carros para aplicativos: conheça as exigências e como escolher um!
Carros para aplicativos: conheça as exigências e como escolher um! Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido