Disco de freio: para que serve e quando deve ser trocado?

Você sabe para que serve e como funciona o disco de freio do carro? Essas informações são fundamentais para garantir uma direção mais segura a todos — motoristas, passageiros e pedestres. Com elas, afinal, é possível identificar com agilidade possíveis problemas no veículo e, assim, evitar acidentes e minimizar riscos.


Nas próximas linhas, vamos falar sobre o tema e explicar a importância dessa peça para o funcionamento perfeito do veículo. Quer entender quando o disco de freio deve ser trocado e, dessa forma, garantir uma boa manutenção do seu carro? Então continue a leitura!

O que é o disco de freio?

O disco de freio faz parte do sistema de frenagem do carro e é feito geralmente de ferro fundido ou metal. Essencial para um processo de direção seguro, essa importante peça deve passar por manutenções corretas e ser trocada em seu devido tempo.

Para que serve?

O processo de frenagem gera calor. Diante disso, o sistema de freios do carro tem a função de transformar a energia cinética em energia térmica. Esse procedimento é de responsabilidade dos discos e pastilhas de freio e dos tambores.

Quais são os tipos de discos?

Existem diferentes tipos de discos de freio, que se diferem principalmente quanto à forma como o calor é dispersado. Confira a seguir!

Disco sólido

É mais barato que os outros, mas possui menor rendimento em situações de frenagem extrema, já que sua estrutura única, feita de ferro maciço, não favorece seu resfriamento. De acordo com o diretor da AEA(Associação Brasileira de  Engenharia Automotiva), Marcos Vinicius Aguiar, esse tipo de disco é comumente encontrado no eixo traseiro de carros maiores e nos eixos dianteiros de veículos compactos 1.0.

Disco ventilado

Conta com uma estrutura formada por dois discos mais finos unidos por uma câmera interna, o que favorece o resfriamento mais rápido do sistema de frenagem. Normalmente é encontrado em veículos mais potentes e/ou esportivos

Disco perfurado

Apresenta grande poder de frenagem, principalmente durante as chuvas. Possui perfurações que potencializam o atrito das pastilhas com os discos, melhorando, assim, o desempenho dos freios. Os discos perfurados são mais comuns em esportivos com motores de alto desempenho e em carros de luxo.

Quando o disco deve ser trocado?

O disco de freio é uma das principais peças do sistema de frenagem, por isso, é essencial que sejam feitas as devidas manutenções para garantir seu funcionamento em perfeitas condições. O ideal é fazer a revisão a cada 5 mil quilômetros ou sempre que notar algum sinal de mau funcionamento, como barulhos e dificuldades de frear o veículo.

Assim, o disco de freio é uma importante peça que, juntamente com as pastilhas e os tambores, constitui o sistema de frenagem do carro. Sejam os discos do seu veículo sólidos, ventilados ou perfurados, é fundamental revisá-los e substituí-los periodicamente.

Gostou deste conteúdo? Com essas informações, ficou fácil entender a função do disco de freio e quando ele deve ser trocado, não é mesmo? Então aproveite a visita em nosso blog e saiba também o que é e para que serve uma pastilha de freio!



Notícias recentes
Confira 4 vantagens de ter um carro com teto solar
Confira 4 vantagens de ter um carro com teto solar Saiba mais...
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro!
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro! Saiba mais...
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018 Saiba mais...
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome e Sobrenome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido