5 razões para comprar um utilitário esportivo

Crossover, Hatch, MPV, Sedan e SW. São inúmeras siglas que usamos quando falamos de carros e, às vezes, fica difícil de compreender tudo o que está sendo dito. Quando o assunto é o utilitário esportivo (SUV), a confusão pode ser ainda maior, pois algumas pessoas dizem que eles sequer existem e não passam de uma jogada de marketing.


Para começar, porém, é primordial saber o que é um SUV. Essa sigla caracteriza carros com capacidade off-road. A última expressão citada significa 'fora da estrada', ou seja, veículos que andam perfeitamente em vias acidentadas ou sem pavimentação.

Segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro, para que um automóvel seja um utilitário esportivo, deve conter, pelo menos, quatro de cinco especificações: altura mínima sob os eixos de 16 cm, altura da carroceria em relação ao piso de 18 cm, ângulo de saída de no mínimo 20º, ângulo de entrada a partir de 25º e ângulo de transposição de 13º

Definição feita, é hora de partir para as cinco principais razões que podem levar você a comprar um utilitário esportivo. Continue no post e saiba mais. Boa leitura!

1. Versatilidade 4x2 ou 4x4
No mercado, é possível comprar utilitários esportivos com tração nas quatro rodas ou em somente duas. Para aqueles que desejam um veículo com motor mais potente, estão dispostos a gastar um pouco mais com combustível e, de vez em quando curtem encarar uma lama, a versão 4x4 é a melhor opção.

Já para quem aprecia exclusivamente o estilo desse automóvel, quer economizar com gasolina e faz uso do carro somente em áreas urbanas, os SUVs 4x2 são ótimos. Geralmente, esse modelo é equipado com motor menos potente, possui menos cavalos e a tração é nas rodas dianteiras.

2. Conforto
Com grande espaço interno e porta-malas amplos em diversos modelos, os utilitários esportivos conseguem levar cinco pessoas com uma comodidade equivalente ao Sedan. Normalmente, eles possuem um ajuste de suspensão, dando mais conforto aos passageiros.

Direção elétrica, central multimídia, câmbio automático, tetos solares panorâmicos, banco em couro, acabamento bem montado com painel emborrachado, entre muitos outros itens estão presentes em diversas versões. A gama de acessórios e dispositivos de conforto é bem variada.

Passar por rampas, lombadas e pequenos obstáculos fica muito mais fácil. Com o SUV, pisos irregulares podem parecer até melhores do que realmente são.

3. Bom posicionamento para dirigir
A direção do utilitário esportivo proporciona uma excelente sensação. Além de ter potência para fazer ultrapassagens seguras, o posicionamento do banco e do volante é muito bom.

A ergonomia do SUV garante ao proprietário uma postura elevada de condução. O próprio peso do veículo assegura mais estabilidade e menos trepidações.

4. Design
O SUV possui características admiradas e desejadas por muitas pessoas, especialmente em relação ao design. Isso porque tem um acabamento muito bonito e transmite a sensação de veículo caro, apesar de, muitas vezes, ser bem mais barato do que aparenta.

Vale mencionar ainda que o design desse automóvel não serve apenas para encher os olhos, mas também é funcional. Por ter um teto mais alto, oferece um maior espaço interno.

5. Segurança
Em quase todos os SUVs, você vai encontrar diferentes mecanismos de segurança, como :

    controle de estabilidade;

    freios ABS;

    airbags em diversas partes do carro;

    câmeras retrovisoras;

    sensores que mostram pontos cegos e emitem sinais de colisão iminente.

Esse tipo de veículo figura entre os modelos mais seguros para as famílias, tirando notas altas nos testes de segurança mundo afora, o que é um diferencial e tanto, não é mesmo?

E então, as informações do post foram suficientes para você querer comprar um SUV? Agora, basta escolher a versão e/ou marca que mais atende às suas necessidades.

Se você gostou do conteúdo e se interessa em adquirir um utilitário esportivo, aproveite e assine nossa newsletter para ser notificado assim que postarmos novos materiais!

5 razões para comprar um utilitário esportivo

Notícias recentes
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson!
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson! Saiba mais...
Descubra tudo sobre os veículos off-road!
Descubra tudo sobre os veículos off-road! Saiba mais...
Entenda como funciona o cartão de estacionamento para idoso!
Entenda como funciona o cartão de estacionamento para idoso! Saiba mais...
Saiba como funciona o motor de três cilindros!
Saiba como funciona o motor de três cilindros! Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido