Saiba o que é e para que serve uma pastilha de freio



No final do século XIX, ocorreu uma grande revolução nos automóveis com a criação do freio a disco, que trouxe melhorias na
confiabilidade e desempenho da frenagem dos veículos. A pastilha de freio é um dos componentes mais importantes desse sistema e responsável pela sua segurança ao dirigir.

Ao longo deste texto, você vai entender o que é e qual a função desse componente, além de conhecer os principais sinais de desgaste e prazos de troca. Continue com a sua leitura!

O que é e qual a função da pastilha de freio?

A pastilha de freio é um componente abrasivo que faz parte do sistema de freio a disco automotivo. Sua função é reduzir a velocidade do automóvel e pará-lo. Para tal, ela usa o atrito gerado quando é pressionada contra um disco metálico ou de fibra de carbono, usado principalmente em carros esportivos.

As pastilhas de freio trabalham em pares e ficam localizadas nas rodas dianteiras do veículo e, em alguns modelos, também nas traseiras. São classificadas de acordo com seu material de composição em:


  • orgânicas;

  • metálicas;

  • semimetálicas;

  • cerâmicas.

As diferenças entre os modelos estão no desempenho de frenagem, durabilidade e nível de ruído gerado. As mais caras e eficientes são as cerâmicas, enquanto as orgânicas são as mais baratas e sofrem mais desgaste.

Quais são os principais sinais de desgaste?

A patilha de freio é um componente que sofre muito com desgaste, principalmente por causa do calor gerado pelo atrito durante as frenagens. Alguns sinais indicam quando ela apresenta problemas e não devem ser ignorados quando detectados.

Ruídos excessivos e espessura mínima

De acordo com Alexandre Roman — engenheiro de projeto da Fras-le, fabricante de materiais de fricção —, ruídos metálicos podem indicar que as pastilhas não estão em boas condições. Mas, fique atento! Nem sempre isso indica desgaste. Alguns modelos apresentam barulhos após serem instalados, porém, após algum tempo, eles desaparecem. Fique atento a outros sinais.

Se os ruídos forem constantes, pode ser que a espessura mínima de trabalho das pastilhas tenha sido atingida. Muitos fabricantes usam uma marcação para indicar esse desgaste. O menor valor permitido é de 2 mm e, abaixo disso, o sistema de freio perde desempenho. Carros de luxo e mais completos mostram — por meio de uma luz no painel de instrumentos — quando o componente está gasto.

Perda de eficiência e desconforto no pedal

A perda de eficiência do freio é um indício de que algum componente desse sistema está desgastado. Em muitos casos, é a pastilha. Vazamento de fluido e desgaste no disco também causam esse tipo de problema, por isso, não troque peças sem ter certeza.

Esse sintoma normalmente é acompanhado por um desconforto no pedal. Você vai perceber que ele ficará mais duro e seu percurso aumentará. Algumas vezes, podem ocorrer pequenas trepidações. Em veículos equipados com ABS, é comum que isso aconteça em frenagens bruscas. Em qualquer outro caso, indica problemas.

Quando trocar as pastilhas de freio?

A troca das pastilhas de freio depende muito de alguns fatores como o local por onde você trafega com o veículo, material de fabricação e a forma como você dirige o automóvel. Segundo Rubens Venosa — engenheiro, proprietário de oficina mecânica e consultor da Revista Auto Esporte —, a substituição é mais frequente em veículos automáticos, pois o desgaste é maior.

Sendo assim, faça revisões e manutenções preventivas a cada 10 mil quilômetros rodados, verificando sempre a espessura do material abrasivo. A troca acontece, em média, a cada 20 mil quilômetros. Observe os sinais de desgaste e, ao detectá-los, procure por um especialista.

Andar com a pastilha de freio em más condições, além de perigoso, é muito prejudicial a outros componentes do sistema — como o disco. Mantenha o seu carro sempre em ordem e não ponha a sua segurança em risco.

Gostou das informações? Então, não deixe de ler nosso post sobre barulhos no veículo e como solucioná-los!




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