4 dicas para garantir sua segurança ao dirigir na estrada


Quando um motorista dirige em uma estrada pela primeira vez, a sensação de estranhamento logo surge. Afinal de contas, além da necessidade de impor uma velocidade maior em relação a perímetros urbanos, as rodovias recebem um grande fluxo de veículos, principalmente caminhões. Portanto, atenção é fundamental.


Mesmo quem já tem experiência em dirigir na estrada deve adotar todos os cuidados, pois apenas assim se consegue garantir viagens tranquilas e seguras. Você sabe quais são esses detalhes? Ao longo do post, separamos os quatro principais. Acompanhe!

1. Respeite o limite de velocidade

Nas estradas, o tempo de frenagem é maior. Se em ruas urbanas basta um toque no freio para que o automóvel pare, a rodovia exige uma distância maior até que o veículo fique imobilizado.

Por isso é tão importante respeitar o limite de velocidade: caso contrário, as chances de acidentes crescem.

2. Mantenha uma distância segura do carro da frente

Tão essencial quanto respeitar o limite de velocidade da via é a manutenção de uma distância segura em relação ao carro da frente, e o motivo não muda — o fato do tempo de frenagem na estrada ser maior.

Como se precisa de mais tempo para parar ao pisar no freio, se você estiver muito próximo ao veículo da frente e frear bruscamente em caso de emergência, a colisão é quase certa. Assim, o ideal consiste em manter uma distância de ao menos dois segundos entre veículos.

3. Redobre os cuidados nas curvas

Curvas e declives são comuns nas estradas brasileiras, representando os locais em que se registra mais acidentes. Afinal, dificultam bastante a direção, sobretudo em situações de chuva ou neblina.

Para evitar qualquer tipo de imprevisto, sempre diminua a velocidade ao se aproximar de uma curva e redobre a atenção, permanecendo com as mãos firmes no volante. A velocidade só deve ser retomada ao sair da curva.

Outra dica imprescindível: jamais freie ou aja de maneira brusca em curvas, pois isso pode fazer com que o veículo perca a estabilidade e seja jogado para fora da pista ou na direção oposta.

4. Só ultrapasse quando tiver certeza

Outro motivo comum de acidentes ao dirigir na estrada são colisões frontais causadas por ultrapassagens incorretas. Essa manobra exige muita atenção, daí a necessidade de realizá-la apenas quando você tiver certeza de segurança total.

A recomendação é sempre manter uma distância segura do carro a ser ultrapassado e observar o tráfego em ambas as direções, dando seta para mostrar que você vai fazer a manobra. Se ficar na dúvida sobre a presença de algum veículo no ponto cego do retrovisor, pare imediatamente.

Também é primordial ficar atento às sinalizações, como placas e faixas contínuas, e nunca exigir demais do motor.

Além dessas dicas essenciais para dirigir na estrada, não se esqueça de fazer uma boa revisão do seu carro em uma oficina, evitando imprevistos. Repor a água do radiador, calibrar os pneus e verificar o óleo, por exemplo, são alguns cuidados de manutenção vitais no dia a dia, mas ainda mais importantes para viajar por longas distâncias.

Escolher o automóvel certo para a viagem também é necessário, pois ele precisa entregar desempenho e conforto. Aproveite e conheça 5 modelos de carro com porta-malas grande para viajar!



Notícias recentes
Nissan March
Nissan March Saiba mais...
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro!
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro! Saiba mais...
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018 Saiba mais...
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido