Confira 5 cuidados importantes na hora de viajar de carro!


Tem pensado em viajar de carro com a família ou amigos há algum tempo? Então, você veio ao lugar certo. Planejar viagens é a melhor forma de conhecer cada canto do país, contemplando a paisagem, a cultura, as pessoas e tudo o que as regiões do Brasil tem a oferecer.


No entanto, como em qualquer trajeto longo de automóvel, o ideal é se preparar para não esquecer nada e evitar problemas. Afinal, passeios bons são aqueles aproveitados ao máximo por todos, não é mesmo?

Pensando nisso, selecionamos alguns cuidados que você precisa ter antes e durante sua viagem de carro. Confira!

1. Programe-se

O primeiro passo é criar uma lista com tudo que você vai precisar durante o percurso. Faça um checklist básico, como:


  • documentos do carro e dos passageiros;
  • cartão de crédito e dinheiro físico;
  • carregador veicular para dispositivos eletrônicos;
  • lanterna;
  • garrafa com água, tanto para consumo quanto para radiador e para-brisas;
  • galão vazio (caso haja problema de combustível);
  • mantimentos (petiscos leves);
  • pendrive com uma playlist de viagem;
  • remédios para mal-estar súbito (dor de cabeça, enjoo e febre);
  • mochila para guardar todos esses itens.

Importante! Elabore um roteiro e opte pelas estradas mais seguras e conservadas. Além disso, pesquise sobre a previsão do tempo. Assim, você leva roupas adequadas e evita imprevistos meteorológicos que podem complicar sua viagem ou torná-la desagradável.

2. Revise o automóvel

Fazer a vistoria do carro é crucial para um passeio seguro. Nesse caso, considere as seguintes inspeções:


  • revisão do motor;
  • vistoria dos faróis;
  • avaliação e calibragem adequada dos pneus;
  • checagem do nível de água e óleo;
  • condição da suspensão, da embreagem e dos freios.

Ademais, não se esqueça de checar a presença e as condições dos itens de porte obrigatório, como chave de roda, pneu estepe, triângulo e macaco, além dos limpadores de para-brisa.

3. Planeje bem os gastos

Viajar de carro demanda planejamento, principalmente aqui no Brasil, pois os pedágios de algumas regiões trabalham somente com dinheiro físico. Portanto, é necessário estar preparado para essas ocasiões.

Assim, vale muito a pena levar uma quantia separada ou mesmo instalar dispositivos, como os pagadores eletrônicos de pedágio, para não enfrentar fila e não ter de andar com muito dinheiro no carro. Uma boa dica é utilizar sites de rotas, como o Qualp e o RotasBrasil, para calcular o custo de combustível e de pedágios.

Também vale citar os comércios locais, pois alguns não trabalham com cartão. Afinal, ficar sem comprar algo por esse motivo pode ser frustrante. Por isso, tenha sempre algumas notas ou realize saques durante o percurso.

4. Prefira comidas saudáveis

É impossível fazer longas viagens sem sentir fome. Para evitar muitas paradas no caminho só para comer, leve sempre alguns petiscos dentro do veículo. Entretanto, não cometa o erro de levar somente alimentos gordurosos. Afinal, esse tipo de alimento é o menos indicado. Prefira comidas com pouco açúcar e pouco sal, para evitar sede exagerada. Apesar disso, carregue garrafinhas com água também.

Algumas boas sugestões são barrinhas de cereal (que dão saciedade), lanches fit com pão integral e frutas diversas (banana, maçã, pera etc.).

5. Faça bons intervalos

Quanto mais distante for o local de destino, mais paradas terão de ser feitas. Elas são fundamentais para que todos descansem um pouco e possam esticar o corpo e andar. Isso evita fadiga mental, inchaços corporais e dores localizadas.

Além disso, esses intervalos são muito importantes para aproveitar o momento junto com familiares e/ou amigos. A propósito, as crianças precisam de alguns minutos de descanso para tomar um ar fresco. Assim, ficam menos ansiosas durante o trajeto.

Ao seguir nossas dicas sobre como viajar de carro, você garantirá mais segurança e comodidade na estrada. O segredo está em planejar e revisar tudo antes de partir. Desse modo, você terá tudo que precisa para agir em situações imprevistas, sem causar frustrações desnecessárias.

Se você curtiu este conteúdo, não deixe de seguir nossas redes sociais para ficar por dentro das novidades. Estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!




Notícias recentes
Cambagem de pneus: o que é, para que serve e os tipos!
Cambagem de pneus: o que é, para que serve e os tipos! Saiba mais...
Volante vibrando: conheça as causas e o que fazer!
Volante vibrando: conheça as causas e o que fazer! Saiba mais...
Veja dicas de como limpar o estofado do carro!
Veja dicas de como limpar o estofado do carro! Saiba mais...
Carros para aplicativos: conheça as exigências e como escolher um!
Carros para aplicativos: conheça as exigências e como escolher um! Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido