Vazamento no carro: quais são os principais e como identificá-los?



Aquele vazamento no carro que muitas vezes deixa marcas no chão da sua garagem é reflexo de algo que não está muito bem e você pode ter problemas em breve com isso.


Além de contar com a questão financeira dos gastos adicionais com reposição de óleo, o desgaste do veículo e risco de um dano maior são iminentes se nenhuma atitude for tomada.


Para ajudar na compreensão dos riscos e como detectar os tipos de vazamentos e possíveis soluções, vamos abordar neste artigo essa situação que incomoda e, devagar, pode causar um grande prejuízo. Acompanhe a leitura!


Como identificar um vazamento no carro?


Para identificar um vazamento, é necessário observar algumas alterações constantes nos níveis de óleo e água. No caso de combustível, em geral, um odor forte pode ajudar na detecção da falha. Podemos, então, perceber os vazamentos da seguinte forma:


Água


Quando acontece em pequeno volume, a água pode evaporar, dificultando a descoberta. No entanto, com o carro quente, se perceber vapor no cofre do motor é sinal de que há uma perda de líquido no local. Outra situação interessante, é quando o tapete do passageiro cria uma poça. Sinal que o radiador que fica na cabine, responsável pelo aquecimento do ar, apresenta problemas.


Outra forma de perceber vazamento de água é quando existe grande volume embaixo do carro, sendo possível ver um acúmulo. Mas a maneira mais comum de se identificar o problema é quando o nível da água do reservatório do radiador ou do limpador de para-brisa baixa de forma consistente em pequeno espaço de tempo;


Óleo


Derramamentos de lubrificantes embaixo do carro são indício de problema, que pode ser percebido pelo nível do óleo na vareta. Protetor de cárter lambrecado pode indicar problema nas juntas.


Nesse caso, lave o motor com cuidado e procure ajuda em uma oficina para identificar a causa. É comum baixar um pouco de óleo com o tempo, porém, em grande volume e em poucos dias pode ser perigoso;


Combustível


Como já dissemos, o cheiro forte é o maior indicador de problema. A gravidade é o risco de incêndio. Nesse caso, corra para um mecânico para realizar o reparo.


Como reconhecer a origem do vazamento de óleo?


Para saber a origem do vazamento, a coloração do lubrificante pode denunciar e te ajudar a ir direto ao ponto para solucionar a causa. Algumas colorações possíveis são:



  • marrom claro ou preto: é o mais comum e indica vazamento do óleo do motor;

  • transparente até marrom: a causa pode ser diretamente ligada à segurança do veículo, vindo direto do sistema de freio;

  • avermelhado e fino ou castanho claro: a origem pode ser da direção hidráulica;

  • avermelhado e fino ou grosso e marrom: semelhante ao lubrificante da direção, mas, nesse caso, a origem pode ser da transmissão, comum nos carros automáticos.


Quais os prejuízos com os vazamentos?


Sabendo a origem do problema, dá para se ter uma ideia dos riscos que correrá caso não se apresse para fazer os reparos. Um vazamento de óleo hidráulico pode afetar a direção, fazendo com que ela fique dura. A bomba hidráulica pode chegar a fundir e a conta ficará bem cara.


No caso do motor, não é diferente. A falta de lubrificação pode levar a danos sérios, cujo custo de reparação pode atingir um patamar muito alto.


A falta de água, principalmente no motor, pode levar ao superaquecimento, podendo fundir suas componentes internas. Por isso, quanto mais cedo detectar os vazamentos e correr para uma oficina para consertar, menores serão os gastos.


Caso os vazamentos se tornem frequentes e os custos comecem a pesar no orçamento, pense na possibilidade de trocar de carro e faça um planejamento para isso. Os gastos extras com esse tipo de manutenção podem não compensar e o melhor a fazer é investir em um veículo novo. Então, fique sempre alerta ao vazamento no carro e resolva rápido o problema.


Este artigo foi útil? Então, que tal seguir nossas páginas nas redes sociais e ficar sempre por dentro? Estamos no Facebook, Instagram, Twitter, Google +, LinkedIn e YouTube.




Notícias recentes
Confira 4 vantagens de ter um carro com teto solar
Confira 4 vantagens de ter um carro com teto solar Saiba mais...
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro!
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro! Saiba mais...
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018 Saiba mais...
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome e Sobrenome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido