Para que serve o óleo da direção hidráulica e quando trocá-lo?

O óleo da direção hidráulica é muito útil para lubrificar os mecanismos de direção do carro. O bom estado desse fluido é essencial para que a condução do veículo funcione harmonicamente.


Tão fundamental quanto o óleo em si, é a manutenção preventiva, já que a sua durabilidade depende dos hábitos do motorista no volante. Por isso, é indispensável dirigir com bastante cautela e maciez, especialmente em trajetos sinuosos.

Continue lendo este post para aprender um pouco mais sobre óleo da direção hidráulica. Boa leitura!

Quando trocar o fluido da direção hidráulica?

Esse fluido precisa ter todas as propriedades de lubrificação em dia para responder aos comandos do motorista, aliviar o peso do volante e preservar a direção do carro. Segundo o engenheiro Francisco Satkunas, da Sociedade dos Engenheiros da Mobilidade (SAE Brasil), sua troca é indicada por volta dos 50 mil km. Se a quilometragem não for atingida em dois anos, é preciso substitui-lo mesmo assim, destaca.

Quais são os tipos de óleo de direção hidráulica?

O óleo da direção hidráulica não tem um padrão de qualidade próprio. Por causa disso, seu parâmetro é baseado nas mesmas normas utilizadas nos fluidos de freio — ISO 7308 e DIN 51524T3 —, uma vez que esses lubrificantes são extremamente resistentes à pressão e oscilações de temperatura. Sem contar que são altamente inflamáveis, alerta Satkunas.

diz Satkunas.

O fluido de direção é dividido em três categorias:

  • lubrificante sintético: feito com aditivos específicos para o sistema. Atua em temperaturas mais reduzidas que os fluidos de câmbio e freio. É uma solução que não deve ser misturada com outras, pois pode desgastar conjunto prematuramente;
  • lubrificante mineral: utilizado na maioria dos automóveis, pois atende aos requisitos de diversas marcas. Possui um odor distinto bastante forte;
  • fluido ATF: presente em carros que funcionam com o mesmo líquido que o sistema de transmissão (fluido de câmbio). Tem um tom avermelhado.

Como trocar o óleo da direção hidráulica?

Com um pouco de conhecimento e instrução, até mesmo quem não tem experiência em mecânica pode fazer a troca. Para isso, basta seguir alguns passos:

  • levante o carro com o auxílio de um macaco e verifique se as rodas dianteiras subiram o suficiente para garantir a sua movimentação debaixo do veículo;
  • encontre e retire a bandeja de proteção do sistema de direção hidráulica;
  • estanque o fluido, desconectando a mangueira de baixa pressão da bomba de direção;
  • reconecte a mangueira;
  • solte a tampa do reservatório, despeje o volume de fluido indicado pelo fabricante e tampe-o novamente;
  • gire a chave na ignição e vire o volante até o final do seu curso nos sentidos horário e anti-horário por 3 minutos;
  • veja se surgem ruídos estranhos. Eles podem indicar a presença de ar no conjunto;
  • continue rodando o volante até que o fluido circule completamente no sistema e a pressão atmosférica tenha sido removida;
  • desligue o motor e aguarde 20 minutos;
  • retire os cavaletes, desça o veículo no solo e dê a partida;
  • com os pneus dianteiros no piso, verifique se o sistema está respondendo corretamente.

Importante! Se for notado um chiado na direção hidráulica após trocar o fluido, será preciso remover o reservatório para expelir o ar.

Esperamos que as informações mostradas neste post tenham o ajudado a compreender um pouco mais sobre o óleo da direção hidráulica. Se o tempo de o trocar já foi atingido, procure um mecânico de confiança para fazer o procedimento. Assim, você tem a garantia de que as suas manobras serão mais firmes e seguras.

Gostou deste conteúdo? Que tal aproveitar o gancho desta leitura para conhecer os motivos que fazem o motor Honda ser um dos mais confiáveis do mercado?



Notícias recentes
Confira 4 vantagens de ter um carro com teto solar
Confira 4 vantagens de ter um carro com teto solar Saiba mais...
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro!
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro! Saiba mais...
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018 Saiba mais...
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome e Sobrenome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido