Como avaliar o motor de um carro para fazer a melhor escolha na hora de comprar


Se você está pensando em trocar ou comprar um veículo seminovo, é muito importante avaliar o motor do carro antes de tomar a sua decisão. Afinal, essa é a parte fundamental do funcionamento e desempenho do veículo, e não é à toa que é considerado como o seu “coração”.



No entanto, para quem não conhece nada sobre carros, pode parecer difícil fazer essa verificação, não é mesmo? Mas não precisa se preocupar! É exatamente sobre isso que abordaremos neste post, com dicas de como ajudá-lo a verificar e escolher a melhor opção. Vamos lá?

Cheque os filtros de ar ou de combustível

O filtro de ar tem função importante no desempenho e consumo de combustível do veículo, além de barrar partículas que podem entrar no motor e danificá-lo. Já o filtro de combustível, é responsável por reter resíduos do álcool ou gasolina, para evitar a entrada de detritos na câmara de combustão, ou seja, assegurar que o combustível entrará limpo e puro no motor.

Se você observar que esses filtros estão sujos, pode ser que o veículo não teve os cuidados necessários. Portanto, é preciso checar também de quanto em quanto tempo as substituições dessas peças normalmente foram feitas: no geral se recomenda entre 10 mil a 15 mil quilômetros para o filtro de combustível e cerca de 10 mil quilômetros para o filtro de ar. Porém, o ideal é verificar essa informação no manual do veículo, certo?

Veja os compartimentos de fluídos

Pode parecer “bobo”, mas os compartimentos dos fluidos, reservatório de água e de combustível precisam estar em bom estado, caso contrário, podem ocorrer vazamentos. Por isso, veja como estão essas peças: as tampas, vedações e também os níveis dos líquidos dos compartimentos.

Se tiver sinais de ferrugem nas abraçadeiras e outras peças que ficam próximas das mangueiras, pode ter vazamento naquela região, por exemplo. Outro problema recorrente são as crostas amareladas na tampa do radiador, que pode também indicar vazamento ou óleo no sistema de arrefecimento.

Verifique os cheiros no motor do carro

Os cheiros estranhos às condições normais podem indicar possíveis problemas no motor do carro. Em vista disso, é fundamental abrir a tampa do capô e também verificar dentro do veículo, quando ele estiver em funcionamento, se há odores fortes.

Se tiver cheiro de queimado ao trabalhar com as marchas do veículo, pode ser que haja algum problema na embreagem ou pastilhas de freio, por exemplo.

Avalie alterações no desempenho do motor

Para avaliar se o motor está funcionando em perfeito estado, só mesmo fazendo um test drive para sentir se há vibrações, falta de potência, entre outros problemas no seu desempenho.

A forma correta do motor funcionar é “liso”, ou seja, sem hesitações ou agitações. Assim, é importante acelerar o motor para verificar se ele está com algum problema nesse sentido. Além disso, teste o carro de todos os modos possíveis, em subidas, descidas, rodovias, tráfego intenso etc.

Esses são alguns aspectos do motor do carro que você consegue conferir, sem que precise recorrer a um mecânico toda vez que se interessar por um veículo. Porém, é essencial que você leve a um profissional para fazer uma averiguação final quando estiver quase fechando a compra.

Está em dúvida se compra um veículo novo ou seminovo? Neste post explicamos por que vale a pena adquirir um carro zero km. Confira! 




Notícias recentes
Confira 4 vantagens de ter um carro com teto solar
Confira 4 vantagens de ter um carro com teto solar Saiba mais...
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro!
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro! Saiba mais...
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018 Saiba mais...
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome e Sobrenome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido