5 dicas para saber o momento certo de trocar de carro



Há quanto tempo você está com o mesmo carro? Tem notado barulhos estranhos, gasto muito dinheiro em consertos na oficina e tem a impressão de que a qualquer momento ele pode estragar e te "deixar na mão"? Talvez seja a hora de trocar de carro! 


Mas antes de tomar essa decisão, a seguir vamos apresentar alguns sinais que indicam que o seu carro pode dar problemas e causar prejuízos. Continue a leitura para conferir! 


1. Gastos altos com manutenção 


Todo carro precisa fazer manutenções de tempos em tempos para garantir o seu bom desempenho e segurança. Entretanto, se você tem ido à oficina bem antes do previsto e, mais vezes do que o normal, pode ser um indicativo de que chegou o momento de trocar de carro. 


Além disso, os valores elevados nas manutenções também devem ser considerados. Por isso, fique atento se estiver gastando mais de 10% do valor de venda do seu veículo por ano (incluindo custos de rotina, como troca de óleo).


2. Quilometragem alta 


Mesmo que você cuide muito bem do seu carro, fazendo todas as revisões necessárias e em dia, a quilometragem não nega os desgastes naturais do veículo. Quando o carro atinge os 100 mil quilômetros rodados, os problemas começam a aparecer e, consequentemente, as visitas ao mecânico aumentam consideravelmente. 


3. Estado do motor 


Com o uso do veículo, é natural que o motor sofra impactos e comece a apresentar problemas. Principalmente se você não tiver tido muito cuidado com as trocas periódicas de óleo, aditivos e água do veículo. 


Desse modo, é fundamental ficar de olho no funcionamento do motor. O superaquecimento e vazamento de água, por exemplo, podem ser sinais de problemas sérios, como sua fundição, que geralmente apresenta preços absurdos e, dependendo do veículo, nem vale a pena realizar a troca . Portanto, se o “coração” do seu carro está apresentando complicações, não perca tempo para trocá-lo. 


4. Desvalorização no mercado 


Todos os anos as montadoras lançam novas versões do mesmo modelo de veículo. Quando isso acontece, há uma desvalorização dos modelos antigos. Não estamos dizendo que você precisa acompanhar e trocar de carro a cada lançamento. Para maioria das pessoas isso é inviável, além de ser desnecessário. 


No entanto, é preciso ficar atento às novidades e notícias em relação ao assunto, pois é comum muitos deles saírem até de linha, sendo um forte indicativo de que talvez seja melhor vendê-lo antes que você tenha grandes prejuízos, em consequência da desvalorização ainda maior. 


5. Mudança de necessidades


Pode ser que seu carro não esteja apresentando nenhum problema mecânico, porém não atenda mais as suas necessidades. Um bom exemplo é quando a família cresce com a chegada dos filhos. Nesses casos, pode ser necessário comprar um veículo mais espaçoso para o conforto de todos.


As questões profissionais também devem ser levadas em consideração, como em situações em que as viagens a trabalho passam a ser recorrentes e, por isso, é necessário obter um modelo mais econômico e adequado para as estradas. 


Esses são só alguns sinais que podem indicar que você precisa trocar de carro. Se percebeu que o seu veículo apresenta um (ou mais) dos problemas listas, analise os pós e contras para tomar a melhor decisão! 


Que tal compartilhar este post nas suas redes sociais para que mais pessoas saibam o momento certo de trocar de carro? Até a próxima!




Notícias recentes
Confira 4 vantagens de ter um carro com teto solar
Confira 4 vantagens de ter um carro com teto solar Saiba mais...
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro!
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro! Saiba mais...
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018 Saiba mais...
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome e Sobrenome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido