Você sabe quando trocar o óleo do carro? Descubra agora!


Saber quando trocar o óleo do carro é fundamental para evitar problemas no motor. Afinal de contas, quase sempre isso causa bastante dor de cabeça e uma série de prejuízos.


Mas você é capaz de prever o que pode acontecer caso a substituição não seja feita? E o papel do óleo para o funcionamento correto de um automóvel? Ao longo do texto, além de explicarmos a hora certa de aplicar a manutenção no fluido, mostramos como o processo ocorre, listando recomendações e outras dicas. Leia!

Qual é o papel do óleo para o funcionamento do motor?

A troca do óleo figura como um dos cuidados essenciais com o motor do carro. Esse fluido tem basicamente duas funções: reduzir o atrito das partes metálicas móveis — impedindo o seu aquecimento — e remover as impurezas oriundas da queima de combustível.

Quando dois materiais são pressionados um contra o outro, o atrito gera calor. É o que ocorre no sistema de freio, por exemplo. No motor, o óleo cria uma película que permite que esses componentes deslizem mais facilmente, diminuindo a temperatura. Quanto aos resíduos, a origem costuma ser do combustível e da própria reação de combustão.

Conforme o óleo circula pelo motor, carrega esses resíduos e os deposita em um filtro, evitando que ocasionem danos. Isso pode se dar pelo fato de os materiais comprometerem a facilidade de deslize dos componentes, até mesmo dificultando o movimento correto.

Qual deve ser a frequência da troca?

Contudo, para que o óleo cumpra com a sua função, é preciso ter atenção a dois detalhes muito importantes. O primeiro é a validade: o fluido não deve permanecer sem substituição por período superior a um ano, pois degrada com o tempo e perde a capacidade de facilitar o deslizamento dos componentes do motor.

O segundo detalhe é a quilometragem rodada. Com o tempo, vários resíduos se acumulam no óleo e ele não consegue dar conta da limpeza do motor nem da lubrificação. Recomenda-se a troca a cada 5 mil quilômetros rodados para materiais minerais e 10 mil para os sintéticos.

É importante deixar claro que quem determina os prazos com maior precisão é o fabricante do veículo, algo bem explicado no manual do proprietário. Sempre que tiver alguma dúvida, faça uma consulta e evite problemas mais sérios ao motor.

Quais são as consequências de não seguir as recomendações?

De acordo com Marcelo Beltran, especialista do setor e gerente técnico da Total Lubrificantes, não seguir os prazos e a recomendação do manual pode causar a perda total do motor, o que por si só já é bem grave.

Além disso, deixar de fazer as substituições ou usar o óleo incorreto pode anular a garantia do veículo, comprometendo o motor e todo o conjunto. Se o fluido não fizer a sua parte, o propulsor aquece e, como resultado, apresenta risco de fundir. Por isso, sempre siga as recomendações.

Onde fazer a troca de óleo do carro?

Apesar de ser um procedimento relativamente simples, trocar o óleo do carro requer alguns cuidados especiais para não correr riscos desnecessários.

Portanto, o ideal é realizar o procedimento em uma concessionária autorizada e nunca em casa ou em oficinas mecânicas sem mão de obra adequada.

Mais importante que saber quando trocar o óleo do carro é praticar a manutenção preventiva, afinal não há motivo para deixar um pequeno problema crescer e trazer prejuízos. Cuide bem do seu automóvel e tenha a certeza de que ele não vai lhe deixar na mão quando você mais precisa!

Viu como a troca de óleo é importante? Então aproveite que está por aqui, assine nossa newsletter e receba novos posts como este em seu e-mail!




Notícias recentes
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson!
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson! Saiba mais...
Descubra tudo sobre os veículos off-road!
Descubra tudo sobre os veículos off-road! Saiba mais...
Entenda como funciona o cartão de estacionamento para idoso!
Entenda como funciona o cartão de estacionamento para idoso! Saiba mais...
Saiba como funciona o motor de três cilindros!
Saiba como funciona o motor de três cilindros! Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido