Você sabe quando trocar o óleo do carro? Descubra agora!


Saber quando trocar o óleo do carro é fundamental para evitar problemas no motor. Afinal de contas, quase sempre isso causa bastante dor de cabeça e uma série de prejuízos.


Mas você é capaz de prever o que pode acontecer caso a substituição não seja feita? E o papel do óleo para o funcionamento correto de um automóvel? Ao longo do texto, além de explicarmos a hora certa de aplicar a manutenção no fluido, mostramos como o processo ocorre, listando recomendações e outras dicas. Leia!

Qual é o papel do óleo para o funcionamento do motor?

A troca do óleo figura como um dos cuidados essenciais com o motor do carro. Esse fluido tem basicamente duas funções: reduzir o atrito das partes metálicas móveis — impedindo o seu aquecimento — e remover as impurezas oriundas da queima de combustível.

Quando dois materiais são pressionados um contra o outro, o atrito gera calor. É o que ocorre no sistema de freio, por exemplo. No motor, o óleo cria uma película que permite que esses componentes deslizem mais facilmente, diminuindo a temperatura. Quanto aos resíduos, a origem costuma ser do combustível e da própria reação de combustão.

Conforme o óleo circula pelo motor, carrega esses resíduos e os deposita em um filtro, evitando que ocasionem danos. Isso pode se dar pelo fato de os materiais comprometerem a facilidade de deslize dos componentes, até mesmo dificultando o movimento correto.

Qual deve ser a frequência da troca?

Contudo, para que o óleo cumpra com a sua função, é preciso ter atenção a dois detalhes muito importantes. O primeiro é a validade: o fluido não deve permanecer sem substituição por período superior a um ano, pois degrada com o tempo e perde a capacidade de facilitar o deslizamento dos componentes do motor.

O segundo detalhe é a quilometragem rodada. Com o tempo, vários resíduos se acumulam no óleo e ele não consegue dar conta da limpeza do motor nem da lubrificação. Recomenda-se a troca a cada 5 mil quilômetros rodados para materiais minerais e 10 mil para os sintéticos.

É importante deixar claro que quem determina os prazos com maior precisão é o fabricante do veículo, algo bem explicado no manual do proprietário. Sempre que tiver alguma dúvida, faça uma consulta e evite problemas mais sérios ao motor.

Quais são as consequências de não seguir as recomendações?

De acordo com Marcelo Beltran, especialista do setor e gerente técnico da Total Lubrificantes, não seguir os prazos e a recomendação do manual pode causar a perda total do motor, o que por si só já é bem grave.

Além disso, deixar de fazer as substituições ou usar o óleo incorreto pode anular a garantia do veículo, comprometendo o motor e todo o conjunto. Se o fluido não fizer a sua parte, o propulsor aquece e, como resultado, apresenta risco de fundir. Por isso, sempre siga as recomendações.

Onde fazer a troca de óleo do carro?

Apesar de ser um procedimento relativamente simples, trocar o óleo do carro requer alguns cuidados especiais para não correr riscos desnecessários.

Portanto, o ideal é realizar o procedimento em uma concessionária autorizada e nunca em casa ou em oficinas mecânicas sem mão de obra adequada.

Mais importante que saber quando trocar o óleo do carro é praticar a manutenção preventiva, afinal não há motivo para deixar um pequeno problema crescer e trazer prejuízos. Cuide bem do seu automóvel e tenha a certeza de que ele não vai lhe deixar na mão quando você mais precisa!

Viu como a troca de óleo é importante? Então aproveite que está por aqui, assine nossa newsletter e receba novos posts como este em seu e-mail!




Notícias recentes
Confira 4 vantagens de ter um carro com teto solar
Confira 4 vantagens de ter um carro com teto solar Saiba mais...
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro!
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro! Saiba mais...
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018 Saiba mais...
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido