Carro novo ou usado: qual a melhor opção para mim?


Muitos brasileiros como você querem trocar de automóvel. No entanto, nem sempre é possível encontrar o modelo desejado com o preço ideal. Por isso, algumas pessoas dedicam bastante tempo para pesquisar as vantagens e desvantagens oferecidas pelas concessionárias — avaliando carro novo ou usado.


Decidir entre um e outro requer o conhecimento necessário para uma escolha consciente — que satisfaça o seu desejo e fique dentro das suas possibilidades financeiras. Saber quais são as opções disponíveis no mercado é o primeiro passo que deve ser dado.

Continue a leitura deste post e descubra de vez qual é a melhor opção: carro novo ou usado. Vamos lá?

Confiança

O carro novo tem mais potencial para não deixar o dono na mão, afinal, ele nunca foi usado por ninguém. Mesmo assim, é preciso ficar atento ao nível de qualidade de fabricação do automóvel e à experiência de outros motoristas. Já o carro usado pode ter algum vício causado por má utilização do dono anterior.

Conhecer o histórico do veículo, então, é essencial para saber o que você está comprando. No caso do carro usado, analise bem as condições dele junto à concessionária.

Desvalorização

Sabia que o carro novo sofre uma desvalorização que vai de 10% a 20% do seu valor assim que sai da loja? É o que diz um levantamento realizado pela Agência Autoinforme. Por esse motivo, o recomendado é comprar esse tipo de veículo para
permanecer com ele por um bom tempo — para valer a pena o investimento.

Em compensação, o seminovo, de até três anos, tem o desconto da depreciação do novo e o tempo com boa manutenção, ou seja, poucos gastos. Mas, segundo Márcio Ishikawa, colunista da revista Auto Esporte, o consumidor deve ficar atento a outras particularidades que desvalorizam o veículo usado, como quilometragem e ausência de equipamentos para efetuar uma boa compra.

Manutenção

Muitos carros novos são vendidos com excelentes planos de manutenção. Eles incluem revisões programadas e, às vezes, com preços fixos. Nessas revisões, muitas peças são substituídas sem nenhum custo — o que é excelente para o bom funcionamento do carro e, obviamente, para o seu bolso.

Já os carros usados não vêm com planos de manutenção. Além disso, você precisa contar ainda com o bom uso do motorista anterior e com o cumprimento das revisões programadas.

Seguro

O seguro é outro aspecto que você deve considerar na hora de escolher entre um carro novo e usado.

No caso do carro novo, sua manutenção em dia e peças mais baratas diminuem o custo de contratação. Contudo, se o seu valor de mercado e de conserto são maiores, isso implica também no preço do seguro.

Essa é a mesma lógica para o carro usado. Se o modelo for raro ou com peças difíceis de se achar no mercado, o valor do seguro tende a ser maior.

Dirigibilidade

Aqui está outro fator que precisa ser analisado durante o seu processo de escolha. Não tenha vergonha e muito menos medo de pedir para dirigir o veículo. Sinta o conforto do carro novo ou usado, pois, independentemente do estado dele, cada um tem suas necessidades. Ou seja, tudo depende da sua opinião.

Pode ser que você considere excelente um modelo novo e mais básico. Também pode acontecer de encontrar um carro usado com mais acessórios.

Sendo assim, pegue os itens dessa lista para descobrir qual é a melhor opção para você — exatamente a pessoa que vai dirigir o automóvel. Escolha entre carro novo ou usado a partir dos tópicos apresentados e chegue a uma conclusão dentro daquilo que você precisa.

Gostou do conteúdo de hoje? Então assine agora mesmo a nossa newsletter para receber por e-mail outras dicas e novidades sobre automóveis!



Notícias recentes
Confira 4 vantagens de ter um carro com teto solar
Confira 4 vantagens de ter um carro com teto solar Saiba mais...
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro!
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro! Saiba mais...
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018 Saiba mais...
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome e Sobrenome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido