Entenda a importância da manutenção preventiva em carros





Ter um automóvel na garagem envolve várias responsabilidades antes de colocá-lo para rodar. Fala-se muito em documentação, impostos e seguros, enquanto alguns cuidados básicos são comumente deixados de lado. A manutenção preventiva em carros é fundamental para evitar grandes prejuízos e garantir a segurança do condutor e seus passageiros.

Neste post você vai conferir os itens fundamentais que devem ser checados periodicamente para manter o bom funcionamento do seu veículo e a importância de cada um desses cuidados. Vamos lá?

1. Calibragem dos pneus

É um procedimento básico capaz de aumentar significativamente a durabilidade e a eficiência dos pneus, conferir mais conforto e segurança ao dirigir e ainda diminuir o consumo de combustível!

Já discutimos no blog os cuidados que você deve tomar com os pneus do seu carro e a calibragem é um dos principais deles que, apesar de muito simples, ainda é bastante negligenciada.

2. Alinhamento e balanceamento

O desalinhamento e o desbalanceamento aumentam o desgaste dos pneus e frequentemente acusam problemas importantes na suspensão, que podem se agravar e exigir reparos mais caros.

De acordo com o Observatório Nacional de Segurança Viária, é recomendado que os dois procedimentos sejam realizados nas revisões indicadas pelo fabricante ou entre 7 e 10 mil quilômetros rodados.

3. Suspensão

Qualquer avaria na suspensão pode causar danos em outros componentes do sistema e até em outras peças do carro, provocando um efeito em cadeia. Para evitar esse tipo de prejuízo, só fazendo uma revisão periódica em todo o conjunto.

Ruas danificadas são uma triste realidade no Brasil e, naturalmente, o excesso de impacto pode favorecer o desgaste prematuro das peças do veículo, principalmente a suspensão.

4. Troca de óleo

A má qualidade ou a falta de óleo no sistema pode superaquecer o motor. A troca de óleo é um procedimento barato que pode te salvar de enormes prejuízos e prolongar a vida do seu carro.

Segundo Eduardo Polati, diretor da PowerBurst, o serviço precisa ser realizado de acordo com as orientações de fábrica, mas, em geral, a troca deve ser feita após um ano de uso, independentemente da quilometragem.

5. Troca de filtros

Os filtros contribuem para o bom funcionamento do veículo porque evitam o acúmulo de impurezas, favorecem a durabilidade das peças e aumentam a eficiência do motor.

A troca do filtro de óleo é feita junto a troca do óleo para evitar contaminações. Os demais filtros devem ser substituídos de acordo com a orientação do fabricante ou seu estado de uso.

6. Freios

Cuidado fundamental para prevenir acidentes graves, os freios do seu automóvel precisam funcionar perfeitamente em qualquer situação. O fluido de freio e as pastilhas são dois itens básicos que devem ser verificados frequentemente.

Ricardo Martins, consultor técnico da TRW, explica que muitos fatores podem comprometer a durabilidade do sistema de freio, como a região onde o veículo trafega, a carga e até o tipo de câmbio.

7. Sistema de arrefecimento

Responsável por manter o motor funcionando em perfeitas condições, o sistema de arrefecimento pode contribuir com o rendimento e a eficiência do carro, além de reduzir a emissão de gases nocivos ao meio ambiente.

Sua principal função é controlar o calor gerado pelo veículo em funcionamento. Assim como o óleo, problemas nesse sistema exigem manutenção urgente, pois podem representar sérios danos ao motor.

Você tem muito a ganhar sendo um dono cuidadoso: mais segurança e conforto, menos custos com reparos importantes e seguro, preservação da garantia do carro e ainda diminuição da sua desvalorização!

E por fim, é bom ressaltar que a manutenção preventiva em carros precisa ser realizada a partir de uma análise prévia. O professor do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Ipiranga, Ailton Fernandes, ressalta que uma mesma peça pode durar até 50% menos de acordo com o uso e condução do veículo.


Quer saber mais? Então descubra agora os principais tipos de vazamento no carro e como identifica-los!




Notícias recentes
Veja dicas de como trocar de carro!
Veja dicas de como trocar de carro! Saiba mais...
Bati o carro, e agora? Te ajudamos!
Bati o carro, e agora? Te ajudamos! Saiba mais...
Como instalar um ar-condicionado no carro? Descubra aqui!
Como instalar um ar-condicionado no carro? Descubra aqui! Saiba mais...
Como proteger a pintura automotiva do sol? Veja aqui!
Como proteger a pintura automotiva do sol? Veja aqui! Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido