Entenda a importância da manutenção preventiva em carros





Ter um automóvel na garagem envolve várias responsabilidades antes de colocá-lo para rodar. Fala-se muito em documentação, impostos e seguros, enquanto alguns cuidados básicos são comumente deixados de lado. A manutenção preventiva em carros é fundamental para evitar grandes prejuízos e garantir a segurança do condutor e seus passageiros.

Neste post você vai conferir os itens fundamentais que devem ser checados periodicamente para manter o bom funcionamento do seu veículo e a importância de cada um desses cuidados. Vamos lá?

1. Calibragem dos pneus

É um procedimento básico capaz de aumentar significativamente a durabilidade e a eficiência dos pneus, conferir mais conforto e segurança ao dirigir e ainda diminuir o consumo de combustível!

Já discutimos no blog os cuidados que você deve tomar com os pneus do seu carro e a calibragem é um dos principais deles que, apesar de muito simples, ainda é bastante negligenciada.

2. Alinhamento e balanceamento

O desalinhamento e o desbalanceamento aumentam o desgaste dos pneus e frequentemente acusam problemas importantes na suspensão, que podem se agravar e exigir reparos mais caros.

De acordo com o Observatório Nacional de Segurança Viária, é recomendado que os dois procedimentos sejam realizados nas revisões indicadas pelo fabricante ou entre 7 e 10 mil quilômetros rodados.

3. Suspensão

Qualquer avaria na suspensão pode causar danos em outros componentes do sistema e até em outras peças do carro, provocando um efeito em cadeia. Para evitar esse tipo de prejuízo, só fazendo uma revisão periódica em todo o conjunto.

Ruas danificadas são uma triste realidade no Brasil e, naturalmente, o excesso de impacto pode favorecer o desgaste prematuro das peças do veículo, principalmente a suspensão.

4. Troca de óleo

A má qualidade ou a falta de óleo no sistema pode superaquecer o motor. A troca de óleo é um procedimento barato que pode te salvar de enormes prejuízos e prolongar a vida do seu carro.

Segundo Eduardo Polati, diretor da PowerBurst, o serviço precisa ser realizado de acordo com as orientações de fábrica, mas, em geral, a troca deve ser feita após um ano de uso, independentemente da quilometragem.

5. Troca de filtros

Os filtros contribuem para o bom funcionamento do veículo porque evitam o acúmulo de impurezas, favorecem a durabilidade das peças e aumentam a eficiência do motor.

A troca do filtro de óleo é feita junto a troca do óleo para evitar contaminações. Os demais filtros devem ser substituídos de acordo com a orientação do fabricante ou seu estado de uso.

6. Freios

Cuidado fundamental para prevenir acidentes graves, os freios do seu automóvel precisam funcionar perfeitamente em qualquer situação. O fluido de freio e as pastilhas são dois itens básicos que devem ser verificados frequentemente.

Ricardo Martins, consultor técnico da TRW, explica que muitos fatores podem comprometer a durabilidade do sistema de freio, como a região onde o veículo trafega, a carga e até o tipo de câmbio.

7. Sistema de arrefecimento

Responsável por manter o motor funcionando em perfeitas condições, o sistema de arrefecimento pode contribuir com o rendimento e a eficiência do carro, além de reduzir a emissão de gases nocivos ao meio ambiente.

Sua principal função é controlar o calor gerado pelo veículo em funcionamento. Assim como o óleo, problemas nesse sistema exigem manutenção urgente, pois podem representar sérios danos ao motor.

Você tem muito a ganhar sendo um dono cuidadoso: mais segurança e conforto, menos custos com reparos importantes e seguro, preservação da garantia do carro e ainda diminuição da sua desvalorização!

E por fim, é bom ressaltar que a manutenção preventiva em carros precisa ser realizada a partir de uma análise prévia. O professor do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Ipiranga, Ailton Fernandes, ressalta que uma mesma peça pode durar até 50% menos de acordo com o uso e condução do veículo.


Quer saber mais? Então descubra agora os principais tipos de vazamento no carro e como identifica-los!




Notícias recentes
Confira 4 vantagens de ter um carro com teto solar
Confira 4 vantagens de ter um carro com teto solar Saiba mais...
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro!
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro! Saiba mais...
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018 Saiba mais...
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome e Sobrenome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido