Barulhos no carro: o que podem ser e como solucioná-los


Quando uma pessoa sente dores no corpo, geralmente as considera como um sinal de que há algo errado. Pois saiba que, se um veículo passa por problemas, ele reage mais ou menos da mesma forma.



A diferença está na manifestação do incômodo, que na maioria das vezes se dá por meio de barulhos, ajudando o motorista a identificar a causa da falha. No entanto, nem sempre é fácil entender de fato o que acontece.

Pensando no assunto, preparamos este post para auxiliá-lo a entender os tipos mais comuns de barulhos no carro, além de suas principais causas e modos de solucioná-los. Continue a leitura e confira!

Pastilhas de freio desgastadas

Você tem escutado um barulho agudo quando gira o volante, como se algo raspasse na roda? Pode ser que as pastilhas de freio do seu veículo estejam desgastadas. Aliás, muitos veículos são projetados para dar esses avisos sonoros se a peça chega ao seu limite de uso.

Normalmente, os ruídos começam a dar as caras ao pisar no freio e, depois, se espalham por outros movimentos simples. No geral, as pastilhas exigem trocas periódicas, a cada 30 mil quilômetros rodados, mas é importante confirmar essa informação no manual do proprietário.

Se a substituição ocorreu há pouco tempo e mesmo assim o automóvel apresenta algum tipo de barulho, talvez a peça seja de má qualidade ou muito dura, podendo até diminuir a vida útil do veículo. Portanto, é bom ficar atento na hora da substituição, pois o barato às vezes sai caro.

Fluido do sistema de direção abaixo do nível

Se ao fazer manobras com o veículo você escutar um ruído agudo, cuide o fluido de direção hidráulica: existe a chance de ele estar abaixo do nível recomendado, ou mesmo de a lubrificação figurar em índices inferiores ao ideal nas articulações. Desse modo, o volante ganha rigidez, tornando as manobras muito mais difíceis.

A boa notícia é que o óleo de direção hidráulica não precisa ser substituído frequentemente. Recomenda-se a troca por volta dos 50 mil quilômetros rodados, mas vale a pena dar aquela verificada no manual para confirmar.

Tensão da correia dentada

Barulhos no caro que parecem vir da parte da frente, com ruídos como "nheco nheco", costumam indicar problemas na correia dentada, que podem ter sido causados, prioritariamente, por desgaste do veículo, quando a quilometragem está alta.

A única forma de resolver é levando o carro a uma oficina para substituir a peça ou tensioná-la corretamente. O item deve ser checado quando completar 40 mil quilômetros e, dependendo de sua condição, o uso se prolonga a até 50 mil quilômetros.

Rangidos nos bancos

Sabe aquele barulho chato que parece vir dos bancos da frente? É possível que ele tenha origem nos trilhos ou no suporte do banco. Afinal de contas, essas peças são feitas com materiais metálicos e, devido ao atrito, tendem a gerar ruídos.

Para resolver o problema, às vezes só é preciso reapertá-las. Em alguns casos, porém, é necessária a troca dos apoios e buchas de borrachas ou a lubrificação dos componentes onde há movimentos.

Falhas no ar-condicionado

Quando o ar-condicionado começa a apresentar algum barulho ao ser ligado, provavelmente significa que o compressor do equipamento não está funcionando da forma como deveria. Isso pode ocorrer pela falta de lubrificação, excesso de gás ou atrito da tubulação de gás com outros componentes.

Assim que perceber o barulho, entre em contato com um profissional especializado para corrigir a falha, bastante simples de resolver. Mas se você não eliminar o problema no início, pode ser necessária a troca de todo o sistema do ar-condicionado, o que tende a custar caro.

Defeito na bomba d'água

A água serve como um líquido de arrefecimento, ou seja, ajuda a reduzir a temperatura do motor e evita panes e outros contratempos. Caso a bomba d’água esteja com defeito, o equipamento produz um ruído, mostrando que não está funcionando conforme deveria.

Identificou o barulho? Leve o veículo para a oficina imediatamente. Esse problema costuma ser simples, bastando apenas a substituição da bomba d’água. No entanto, se for deixado para depois, pode comprometer o funcionamento de outras partes do automóvel e aumentar os gastos.

Suporte do motor quebrado

Um barulho no motor do carro pode significar diversos tipos de problemas, como é o caso de seu suporte. Essa situação merece uma atenção extra, pois demanda investimentos caros quando os cuidados necessários não são tomados.

Geralmente, o barulho provocado pelo suporte aparece caso um dos coxins quebre, ocasionando o desalinhamento do motor. Com isso, a posição do motor é afetada, assim como suas vibrações, impactando diretamente em seu funcionamento.

Esse problema pode exigir a troca de peças importantes, o que só se identifica em uma oficina. Nesse cenário, é importante verificar o posicionamento dos coxins, conferindo ainda se não estão quebrados, para fugir de adversidades maiores.

Problemas nos amortecedores

Se os amortecedores do veículo precisam de reparos, você percebe logo de cara. Além do modelo perder a estabilidade e apresentar trepidações constantes, um barulho parecido com um som de “toc-toc” surge sempre ao passar por lombadas e buracos na via ou mover o volante para a direita ou esquerda.

É bem difícil avaliar a vida útil dos amortecedores, pois a estimativa depende de inúmeros fatores, como o tipo de solo pelo qual o automóvel costuma passar, por exemplo. Se há muitos buracos em sua cidade, a troca do item deve ser feita em menos tempo. Por isso, fique atento aos amortecedores e leve o carro para o conserto caso identifique o som característico.

Sem os cuidados ideais, os barulhos no carro podem evoluir para problemas bastante sérios, trazendo prejuízos ainda maiores para o motorista. Por isso é essencial adotar as práticas que você conheceu neste post, buscando evitar que o seu veículo apresente defeitos ou até mesmo pare de funcionar.

Por fim, vale destacar que se os barulhos no carro e consequentemente os contratempos apresentarem frequência elevada, o indicado é analisar a possibilidade de trocar de veículo para, assim, reduzir os gastos ligados à manutenção!

Se você gostou do nosso artigo, então aproveite a visita ao blog para conhecer os principais vazamentos no carro e como identificá-los. Esse problema não tem nenhum barulho específico, mas também pode ocorrer com o seu automóvel. Fique atento!



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