Radiador do carro: como funciona e quais cuidados devem ser tomados?



O radiador do carro — ou radiador de arrefecimento — pode ser encontrado em todos os automóveis que são refrigerados a água (e aditivos). Sua função é resfriar os líquidos que circulam pelos dutos do motor, para que o calor não suba demais e cause prejuízos irreversíveis.

Por conta disso, o mecanismo de arrefecimento é um pouco complexo e demanda cuidados constantes. O radiador deve ser inspecionado de forma regular, pois, caso produza resíduos em excesso, eles podem obstruir o motor e fazer o veículo parar de funcionar.

Pensando nesses e em outros problemas que podem surgir, listamos abaixo alguns cuidados que devem ser tomados com esse sistema tão essencial para veículos. Confira!

Completar o nível do líquido de arrefecimento

Antes de tudo, deixe o motor esfriar completamente. Depois, veja se a solução de arrefecimento está sempre na ranhura indicada pelo recipiente e complete com o mesmo tipo de líquido de antes, se necessário. Certifique se há presença de bolhas de ar, para garantir uma circulação eficaz.

De acordo com Graziano C. Oliveira — engenheiro de projetos da Radiex Produtos Automotivos — o ideal é ter a mistura correta entre aditivo e água para o líquido de arrefecimento. O manual de manutenção do seu carro pode indicar a proporção exata.

Deixe sempre um galão de 5 litros devidamente preparado com a mistura em mãos. Assim, você terá como agir em caso de necessidade, pois adicionar água pura no radiador pode oxidar/enferrujar todo o sistema. Fique atento!

Também é importante verificar a coloração da solução. Geralmente, elas vêm de fábrica na cor verde ou vermelha, ambas fluorescentes. Se for notado um tom de marrom, é provável que exista alguma peça corroída. A bomba d´água, por exemplo, pode ter componentes sujeitos à oxidação.

Nota! Em condições normais, é preciso misturar parcelas iguais de água e anticongelante (50% e 50%). Porém, o fluido para ambientes frios deve ser cerca de 60% a mais durante o inverno, especialmente em regiões onde a temperatura é mais baixa nessa estação do ano.

Verificar a tampa e as mangueiras do radiador

Nos modelos mais novos, a tampa do radiador fica no recipiente plástico, bem visível aos motoristas. Esse pequeno acessório é composto por um sistema de válvulas calibradas que vedam a pressão do ar quente.

Segundo Francisco Satkunas — diretor da SAE Brasil (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade) — se a tampa apresentar defeitos, como ressecamentos ou rachaduras, a água do reservatório passa a ser liberada em forma de vapor, diminuindo o nível recomendado para resfriamento do motor. Sendo assim, ela deve ser substituída a cada 30 mil quilômetros.

Já as mangueiras devem ser inspecionadas periodicamente para constatar se há fissuras ou acumulação de impurezas que prejudicam o seu desempenho. Se for o caso, realize a troca.

Higienizar o radiador do carro sempre que necessário

A aglomeração de sujidades no depósito do radiador torna-se um grande problema com o passar do tempo. Logo, esteja atento à presença desses vestígios e procure um profissional para realizar uma limpeza eficiente
no local — é exigido material especializado para garantir um serviço de qualidade.

Ao garantir que o radiador do carro esteja em perfeitas condições, a temperatura do veículo estará sempre
adequada, inclusive em dias mais quentes. Essas atitudes geram uma economia e tanto, pois você evita a compra de peças e os custos de mão de obra para substituí-las.

Gostou deste post? Que tal conhecer mais algumas dicas de direção e manutenção para economizar combustível? Acesse e boa leitura!




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