Quais as diferenças entre uma peça original e uma peça paralela?

Peça original ou peça paralela? Esse é um dilema comum para muitos motoristas que querem escolher o componente mais adequado para colocar em seus automóveis.


Para se ter uma ideia da importância de tal cuidado, segundo a Associação Brasileira de Combate à Falsificação (ABCF), o ramo de peças automobilísticas é um dos segmentos mais visados, liderando o ranking das falsificações.

Apesar de o desempenho desses dois itens ser essencialmente o mesmo, algumas diferenças apontam se um veículo não tem problemas ou se trata-se de um carro cheio de falhas. Pensando nisso, elaboramos este conteúdo. Está interessado? Continue lendo!

Diferenças entre uma peça original e uma peça paralela

Peça original

Peças originais são elaboradas e produzidas por empresas licenciadas. A composição é praticamente igual a das peças instaladas nos automóveis quando saem de fábrica.

Portanto, a confiabilidade e durabilidade são as mesmas daquelas que já constituíam os carrosinicialmente. Veja abaixo outros diferenciais:

  • contam com o logotipo da fabricante da peça;

  • têm um valor elevado no mercado;

  • são facilmente encontradas em concessionárias ou em estabelecimentos credenciados;

  • se adequam de modo tranquilo entre peça e veículo — encaixe perfeito.

Peça paralela

Peças paralelas são componentes de reposição produzidos por empresas não homologadas pelas montadoras. Como esse segmento é muito amplo, não há como unanimizar a qualidade. Nesse âmbito, você encontra:

  • peças de alto desempenho: submetidas a testes de qualidade rigorosos;

  • peças de baixa performance: mal acabadas e com vida útil duvidosa, confeccionadas por marcas que não prezam a qualidade.

Sendo assim, essa categoria pode representar tanto um ótimo quanto um péssimo negócio. Veja outros diferenciais desses itens:

  • têm valor de intermediário a baixo;

  • concedem o melhor custo-benefício quando comprados de uma boa marca a preço justo;

  • também são conhecidos como peças genéricas ou de reposição.

Peça genuína

Essa categoria também precisa ser mencionada, pois muitos a confundem com a original. Peças genuínas são produzidas pelas montadoras e comercializadas em concessionárias.

Elas vêm em caixas personalizadas com a logo da marca do automóvel. Quando o carro está na garantia, durante a manutenção preventiva, a instalação é obrigatória.

Exemplos de peças paralelas de boa qualidade

Caso deseje economizar ou não tenha condições de adquirir uma peça original ou genuína, conheça exemplos de componentes de reposição, elaborados com alto grau de excelência.

Para motos:

  • mola e rolete de embreagem;

  • filtros de ar e óleo;

  • pastilhas e sapatas de freio.

Para carros:

  • revestimento de embreagem;

  • discos, pastilhas e tambores de freio;

  • lonas e sapatas;

  • velas de ignição.

Cuidados ao adquirir uma peça paralela

Agora que você já está perdendo o medo das peças genéricas, é necessário ter cautela na hora de comprá-las. Para isso, basta seguir determinados passos. Confira.

Pesquise sobre a marca

Sim, meu amigo. Desconfie muito dos preços e realize uma pesquisa cuidadosa. Esteja ciente de que componentes excessivamente baratos podem significar mercadoria recondicionada ou até mesmo pirateada.

Ateste o reconhecimento e a confiabilidade da fabricante

Verifique a imagem da marca em páginas sociais de classificação, como Proteste e Reclame Aqui. Em seguida, consulte colegas que já adquiriram produtos da empresa em questão.

Com isso, você poupa bastante a longo prazo ao passo que utiliza peças de reconhecimento comprovado sem se sujeitar a riscos desnecessários.

E aí, aprendeu como distinguir uma peça original de uma peça paralela? As diferenças podem ser gigantescas ou simplesmente nem existir, conforme observamos.

Tudo depende de quem produz o que você pretende usar. Para não errar, sempre compre de distribuidores oficiais ou licenciados!

O conteúdo de hoje foi útil para você? Então compartilhe nas redes sociais e mostre para seus amigos para que eles também fiquem por dentro do tema!



Notícias recentes
Confira 4 vantagens de ter um carro com teto solar
Confira 4 vantagens de ter um carro com teto solar Saiba mais...
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro!
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro! Saiba mais...
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018 Saiba mais...
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome e Sobrenome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido