Afinal, quais são os carros com o menor custo de manutenção?



Como saber escolher entre os carros com menor custo de manutenção e ter melhor controle dessa conta?

Todo mundo sabe que para ter um automóvel é imprescindível considerar algumas despesas, como combustível, documentação e conservação. Portanto, toda medida tomada para que se tenha redução desses gastos é muito importante para quem deseja ter um equilíbrio no orçamento.

No entanto, um carro que ofereça relação de custo-benefício favorável, com baixo valor de manutenção e economia de combustível, ajuda muito.

Para responder à pergunta, alguns detalhes podem ser úteis na hora da escolha do automóvel ideal para você. Então, fique atento às dicas deste artigo!

Converse com um mecânico e analise o mercado frotista

Para saber se um carro tem baixo custo de manutenção, você pode começar com uma conversa com o mecânico, que é quem lida diariamente com os reparos dos mais diversos tipos de veículos.

Ele pode ser um bom referencial e apontará os principais problemas que enfrenta com a falta de peças ou até mesmo falar sobre a qualidade e a durabilidade de alguns modelos de veículos.

Procure observar, também,, os modelos mais utilizados pelas empresas frotistas e taxistas, que em geral adotam determinados veículos que oferecem custos reduzidos com manutenção e maior resistência ao trabalho.

Considere um veículo com ampla rede de assistência técnica

O que costuma encarecer o conserto de um carro é a falta de peças de reposição para substituição e reparos. Se não existe fabricação das peças no país e elas têm que ser importadas, além do tempo extra para fazer um reparo, o custo fatalmente será maior do que de um veículo com farta disponibilidade de peças no mercado nacional.

A falta de uma rede de assistência técnica capacitada para atender à marca pode limitar as opções de reparadores, o que geralmente torna mais cara a manutenção. Então, ao comprar um veículo, considere a rede de assistência técnica oferecida e se ela pode ser encontrada em todo o país.

Consulte sites especializados em pesquisa de custos de manutenção automotiva

Para facilitar ainda mais a vida de quem quer comprar um carro que fique mais barato de manter, o Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi Brasil) criou um ranking dos custos de manutenção dos veículos mais vendidos no país.

A ideia foi estabelecer o Índice de Manutenção Veicular, o IMV, que serve de referência aos consumidores, montadoras e seguradoras para efeito de comparação e análise. Portanto, quanto menor o IMV do veículo, melhor é a sua relação custo-benefício.

O ranking dos carros com menor custo de manutenção é uma boa ferramenta, mas só isso não resolve na hora de decidir pela compra. É importante que o consumidor saiba que, por mais que tenha boas recomendações, o resultado virá com uma disciplina com o plano de revisão preventiva indicado pelo fabricante do veículo.

A aplicação de peças originais e de procedência também ajuda para que o custo final fique em um patamar satisfatório.

Gostou do artigo? Que tal, então, ver algumas dicas de como planejar a compra do carro novo?




Notícias recentes
Confira 4 vantagens de ter um carro com teto solar
Confira 4 vantagens de ter um carro com teto solar Saiba mais...
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro!
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro! Saiba mais...
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018 Saiba mais...
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome e Sobrenome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido