Saiba por que usar os pneus blindados


Em geral, as pessoas entendem basicamente como funciona a blindagem da lataria de um veículo, mas e quanto ao pneu blindado, você já ouviu falar? Esses serviços são frequentemente procurados por altos executivos, autoridades públicas, artistas ou pessoas anônimas que necessitam de um nível de segurança maior durante seus trajetos urbanos.


Entretanto, a tecnologia de blindagem dos pneus separadamente tem custos mais acessíveis e vem ganhando popularidade até mesmo entre os carros básicos. O fato é que o pneu blindado não é útil apenas contra balas, mas também contra os buracos e rasgos do dia a dia. Continue a leitura e entenda mais sobre esse recurso de segurança que já é muito utilizado em vários países e promete ganhar o mercado brasileiro nos próximos anos!

O que é um pneu blindado?

Se você está pensando que um pneu blindado é capaz de ricochetear balas tal como uma lataria reforçada com chapas de aço, está muito enganado.

Como esclarece o especialista em blindagem Mário Machado em entrevista para o portal Único Dono, a blindagem não garante o mesmo tipo de proteção que se obtêm reforçando outras estruturas do carro.

O objetivo original dessa tecnologia era aumentar a autonomia de um veículo durante um ataque para que seus ocupantes conseguissem aumentar as suas chances de chegar até um local seguro.

Entretanto, logo se percebeu que essa vantagem também atenderia pessoas comuns que não estão dispostas a trocar um pneu no meio de um trajeto ou não desejam se arriscar parando o veículo no meio de uma estrada ou em uma região violenta.

Como essa blindagem funciona?

Longe das mantas de aço e lâminas de vidro muito utilizadas na blindagem de veículos, o pneu blindado se difere de um pneu comum apenas em sua estrutura interna.

Sua resistência é obtida por meio de uma cinta reforçada, cujo objetivo nada mais é do que abraçar a roda e impedir que o pneu se desprenda do carro ou perca sua forma, mesmo se estiver perfurado ou totalmente vazio.

Dependendo do material utilizado na blindagem, o ganho de autonomia pode variar entre 5 e 30 km com uma velocidade moderada, entretanto, se a gravidade do estrago for pequena, esses números podem ser muito maiores.

Quais os tipos de pneu blindado?

Existem três tipos de blindagem para pneus. Entenda como cada uma delas funciona a seguir.

Cinta metálica

Esse é o pneu blindado mais comum. Uma cinta de metal resistente abraça toda a roda mantendo a estrutura do pneu e prendendo-o. Seu custo é o mais acessível, mas a autonomia extra que entrega com o pneu furado é de apenas 5 km.

Cinta de nylon rígido

É semelhante à cinta metálica, porém o nylon é muito mais resistente, além de oferecer uma melhor sustentação. O lado ruim é que ela reduz a quantidade de ar dentro do pneu, tornando-o mais sensível a impactos. Entretanto, a autonomia extra que entrega é de 30 km.

Cinta de borracha

O pneu blindado com cinta de borracha, por sua vez, une o melhor das duas opções anteriores. É muito resistente, mas não deixa o pneu vulnerável a impactos. Sua autonomia também é de 30 km, porém, ainda que o pneu seja
totalmente perdido, a sua própria borracha pode rodar no asfalto.

Quais as vantagens dessa tecnologia?

Os pneus blindados são itens fundamentais para completar a proteção de um veículo, afinal, uma vez despressurizado devido a penetração de um projetil, por exemplo, um pneu comum se soltaria da roda em movimento com facilidade fazendo o veículo perder o controle ou parar.

Sendo assim, as principais vantagens desses pneus são a segurança ao trafegar por rodovias sem acostamento ou trechos urbanos perigosos e o ganho de autonomia que permite se descolar até um local mais cômodo e seguro para providenciar a troca do pneu.

Essa, porém, é apenas uma das tecnologias do mundo automotivo criadas para conferir mais segurança em sua experiência ao dirigir. Vários outros recursos que já são comuns em nossos carros foram desenvolvidos a partir desse mesmo princípio.

Agora que você já sabe como funciona um pneu blindado, que tal aprender como o funciona o sistema de airbag dos veículos? Continue em nosso blog e confira!




Notícias recentes
Conheça as novas versões do Honda City: EX e LX!
Conheça as novas versões do Honda City: EX e LX! Saiba mais...
Dolphin Mini: conheça mais sobre esse lançamento BYD
Dolphin Mini: conheça mais sobre esse lançamento BYD Saiba mais...
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson!
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson! Saiba mais...
Descubra tudo sobre os veículos off-road!
Descubra tudo sobre os veículos off-road! Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido