Quais são as principais vantagens das rodas de liga leve?


A roda de liga leve foi criada para proporcionar mais estilo aos veículos. Porém, engana-se quem pensa que, por ser mais leve, ela é menos resistente ou de pior qualidade se comparada à feita de aço.


No texto a seguir, apresentaremos as vantagens em se obter a roda de liga leve, os cuidados que devem ser tomados na hora de realizar os reparos e como conservá-la. Quer saber mais? Então, continue a leitura!

É tão resistente quanto a roda de aço

Vários fatores são levados em consideração na hora de desenvolver um veículo — em particular, a escolha das rodas. E, para se adaptar às condições das estradas brasileiras, essas peças são submetidas a condições variadas e severas.

Portanto, independentemente do material utilizado para se produzir a roda — aço ou alumínio —, os testes serão os mesmos.

Isso faz com que uma opção seja tão resistente quanto a outra, pois ambas passam por avaliações mais leves (como resistência a agentes químicos, choque térmico etc.) e exames mais pesados (impactos realizados com diferentes combinações de velocidades e ângulos).

Gera menos esforço para o sistema de suspensão

Por ser confeccionada com um material mais leve (alumínio), essas rodas exigem um esforço menor do sistema de suspensão e, consequentemente, menos força para realizar manobras.

Além disso, devido a esse aspecto, a frenagem e aceleração do veículo se tornam mais fáceis de realizar.

Conduz menos calor

Outra vantagem dessa peça é a sua resistência ao aquecimento, que é bem maior se comparado às rodas tradicionais. Isso diminui bastante o desgaste no sistema de frenagem do veículo, aumentando a segurança durante a viagem.

Tem designs variados

Por ser criada utilizando o processo de fundição — em que o metal é aquecido até seu estado líquido e, depois, moldado —, as rodas de liga leve permitem uma maior criatividade visual com o uso de variados moldes.

Para apresentar a mesma resistência que as de aço, a face da roda é mais espessa. Porém, mesmo com esse volume maior, ela consegue manter sua leveza

Como fazer a conservação e o reparo da forma correta?

Conservação

Por questões estéticas, na hora do balanceamento, os pesos das rodas de liga leve são fixados por meio de pastilhas autoadesivas coladas ao aro — diferentemente das de aço, que são fixadas por pressão. Para evitar que elas saiam na primeira lavagem, é necessário limpar bem a área antes da instalação.

Antes de usar qualquer tipo de solvente para limpeza, retire as rodas do carro para evitar danos aos componentes de suspensão e freios, e enxague bem para evitar que fiquem manchadas.

Ao trocar um pneu furado, evite subir na chave de roda para apertar os parafusos, utilizando apenas as mãos durante o procedimento.

Reparo

Antes do reparo ser iniciado, alguns procedimentos de medição devem ser realizados para verificar se o dano não empenou a zona de contato da peça. O passo seguinte é submetê-la a uma ultrassonografia, que vai determinar se há alguma fissura. Aprovada nos testes, a roda poderá ser liberada para conserto.

Por isso, é fundamental, em caso de algum dano, procurar sempre estabelecimentos que possuam mão de obra especializada e os equipamentos corretos para a realização do serviço.

Qual é a valorização desse tipo de roda para o veículo na revenda?

Como o design é um dos pontos cruciais durante a compra de um automóvel, apostar na roda de liga leve é um modo de valorizá-lo — mesmo que o seu custo seja maior. Uma boa dica é instalar modelos de versões superiores, mas que mantenham a originalidade da marca.

Como vimos, a roda de liga leve não proporciona apenas beleza ao seu veículo, mas oferece a mesma resistência e durabilidade que a tradicional de aço. Além disso, ela torna o carro mais atrativo esteticamente, valorizando-o em uma possível venda.

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