5 itens que você deve checar antes de fazer uma viagem de carro


Está planejando uma viagem de carro e quer garantir que nada atrapalhe o passeio? Então você chegou ao post certo, pois, neste artigo, falaremos de alguns itens fundamentais que devem ser checados antes de botar o pé na estrada.


A falha mecânica é uma das principais causas de acidentes nas rodovias e, na maior parte dos casos, o problema começa na manutenção preventiva, um cuidado frequentemente negligenciado. Embora os veículos de carga sejam mais visados, carros populares com pneus desgastados, freios ineficientes e lubrificantes fora do período de uso recomendado, por exemplo, também apresentam riscos.

Portanto, cuidar do seu veículo não é uma mera escolha pessoal, mas, sim, uma responsabilidade mútua, e se informar é o primeiro passo. Confira agora os principais itens que devem ser checados antes de curtir uma viagem de carro.

1. Pneus

Começando pela parte externa, é muito importante que você saiba como verificar os pneus do seu carro. É preciso garantir que eles estejam em boas condições de uso, assim como o estepe e todo o kit para troca. Outro cuidado é a calibragem correta dos pneus, que deve estar de acordo com as recomendações de fábrica do veículo.

2. Freios

Como explica o jornalista e consultor mecânico Ricardo Lopes da Fonseca, os automóveis podem utilizar diferentes sistemas de frenagem, sendo a maioria equipada com um conjunto duplo: disco nas rodas dianteiras e tambor nas traseiras. Carros mais modernos também contam com o sistema ABS que impede o travamento das rodas, tornando as frenagens mais seguras.

Porém, o que precisamos destacar é que todos esses dispositivos demandam uma manutenção periódica que pode variar de acordo com o modelo e as condições de uso. Por isso a recomendação é verificar o sistema, pelo menos, uma vez ao ano ou quando detectada qualquer mudança na qualidade da frenagem.

3. Água e óleo

Quem se arrisca a fazer uma viagem de carro sem checar o óleo do motor e o estado do sistema de arrefecimento (a famosa água do radiador) está procurando dor de cabeça e muito prejuízo. O óleo, entre outras funções, serve para lubrificar e manter a temperatura das peças, assim como o sistema de arrefecimento, cuja finalidade é absorver o calor gerado pela operação do motor.

Os dois itens são imprescindíveis para a saúde de um automóvel, mas nem sempre são verificados, sobretudo o segundo. Como destacado pelo engenheiro Carlos Alberto Correia, “as pessoas não prestam muita atenção no sistema de arrefecimento dos carros, que é muito sensível e essencial para o bom funcionamento do motor”.

4. Suspensão

Se a suspensão do seu carro apresenta ruídos incomuns ou foi percebida alguma mudança brusca no conforto ao dirigir e na absorção de impactos, não hesite em procurar um mecânico de sua confiança para checar o sistema.

Lembre-se de que na estrada você colocará o veículo para rodar em velocidade muito maior do que a habitual em trajetos urbanos, aumentando as chances de acidentes graves quando existe algum tipo de avaria importante, inclusive na suspensão.

5. Sistema elétrico

Esse item engloba todos os elementos que compõem o sistema elétrico de um carro. Desde a bateria e o sistema de ignição até os faróis e acessórios de segurança.

Uma última dica importante é que nem sempre a bateria dá sinais prévios de descarga, mas todas elas apresentam uma data de validade e um período estipulado para troca. Portanto, é fundamental ficar de olho nesses períodos para que o seu veículo não o deixe na mão no meio da estrada.

Por fim, não se esqueça que os cuidados ao fazer uma viagem de carro não acabam com uma simples revisão geral, é preciso ficar atento durante todo o trajeto para qualquer alteração nas luzes no painel, perda de potência ou ruídos incomuns.

Está pensando em trocar de veículo, mas não sabe qual escolher? Então, confira agora quais são os carros com menor custo de manutenção.




Notícias recentes
Confira 4 vantagens de ter um carro com teto solar
Confira 4 vantagens de ter um carro com teto solar Saiba mais...
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro!
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro! Saiba mais...
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018 Saiba mais...
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome e Sobrenome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido