Entenda quando é hora de comprar pneus novos


Manter o bom estado dos pneus é fundamental para a segurança do motorista, dos demais ocupantes do veículo e dos pedestres. Mas, você sabe identificar quando é hora de instalar pneus novos em seu carro? Muitos desconhecem os sinais de desgaste e colocam a vida em risco.

Pensando nisso, preparamos este post com dicas para você perceber se está na hora de comprar pneus novos para o seu carro. Boa leitura!


Observe o desgaste dos pneus

Muitos motoristas acreditam que devem instalar pneus novos no carro somente quando os sulcos da banda de rodagem somem completamente. Isso é errado e perigoso. Existe uma marcação chamada treadwear que indica a altura mínima permitida para trafegar com segurança.

Quando essa marca não existe, é possível fazer o chamado “teste da moeda”. Coloque uma moeda de um real nos sulcos dos pneus. Se você conseguir ver a parte dourada, precisa fazer a troca. Faça verificações constantes, pois, problemas em determinadas peças do carro — como amortecedores —, causam desgaste prematuro.

Verifique a data de validade e ressecamentos

Outro erro bem comum é achar que, se os sulcos da banda de rodagem estão bons, não é preciso fazer a troca. Pneus também têm prazo de validade, que costuma ser de cinco anos. Ao atingir o valor indicado pelo fabricante, você deve fazer a substituição o quanto antes. Caso contrário, pode acontecer um estouro e causar sérios acidentes.

Tenha muito cuidado também com pneus ressecados e, em muitos casos, até esfarelando. Quando eles estão nessas condições, a eficiência é comprometida, mesmo que apenas as laterais apresentem essas características. Isso costuma acontecer muito com os famosos recauchutados ou em veículos que ficam muito expostos ao Sol.

Veja se os pneus têm bolhas ou rasgos

Em muitos casos, podem surgir bolhas ou rasgos nos pneus, causados principalmente por buracos na pista ou por superaquecimento. Por isso, é fundamental manter a calibragem correta. Quando surgirem os traços descritos, é preciso, conforme indica o engenheiro mecânico Dario Vasconcelos, fazer a troca imediatamente, afinal, o risco de explosão é muito grande.

Bolhas externas são relativamente fáceis de serem detectadas, mas, quando são internas, a tarefa é mais complicada e isso pode acontecer até com pneus novos. Por esse motivo, procure realizar manutenções preventivas em seu carro. Por meio delas, esse tipo de problema é percebido facilmente.

Instale quatro pneus novos ao trocar

Em tempos de crise, é normal que as pessoas queiram reduzir os gastos com os seus carros. Mas, em alguns casos, isso não é uma boa ideia. Sempre instale quatro pneus novos ao fazer a troca. Quando você faz a substituição de apenas um, pode causar desequilíbrios no automóvel.

Esses desequilíbrios podem aumentar o desgaste dos outros pneus do veículo, danificar peças como amortecedores e terminais de direção e colocar a sua vida em perigo. Como resultado, é possível que os custos para reparar todos os danos causados sejam bem maiores.

Como você viu, colocar pneus novos no carro, obedecer aos prazos de validade e observar os sinais de desgaste, além de evitar acidentes de trânsito, são boas maneiras de economizar um pouco com a manutenção de seu veículo. Siga nossas dicas e aproveite o seu automóvel com segurança e conforto.

Agora que você já sabe como manter os pneus do carro em dia, que tal ler nosso artigo e aprender o que são e para o que servem as pastilhas de freio?



Notícias recentes
5 dicas de direção defensiva para evitar acidentes de trânsito
5 dicas de direção defensiva para evitar acidentes de trânsito Saiba mais...
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro!
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro! Saiba mais...
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018 Saiba mais...
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido