Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro



É preciso ficar de olho no desgaste dos pneus do seu carro, pois não adianta saber apenas como trocá-los em uma emergência. O uso correto e preventivo de qualquer componente de um veículo não só garante mais economia, como também segurança para o condutor e sua família.

Segundo o engenheiro Hélio da Fonseca Cardoso, especialista em perícias envolvendo veículos automotores, a vida útil segura de um pneu é de 5 anos, independentemente do seu uso ou quilometragem. E para garantir que os seus pneus trabalhem com eficiência durante todo esse tempo, preparamos uma lista com alguns cuidados indispensáveis. Acompanhe!

1. Calibragem correta

A melhor forma de não se esquecer de calibrar os pneus do carro é criar o hábito de checá-los toda vez que for abastecer. O ideal é que a calibragem seja feita uma vez por semana ou, no máximo, a cada 15 dias, preferencialmente durante a manhã quando os pneus estão mais frios.

Siga as orientações do fabricante para garantir a maior eficiência e economia. Dirigir com os pneus abaixo da pressão recomendada aumenta o contato com o solo, desgasta as laterais da banda de rodagem e as chances de rasgo são maiores. Já dirigir com a pressão acima do recomendado deixa o pneu mais rígido e aumenta o desgaste no centro da banda de rodagem.

2. Alinhamento e balanceamento

O propósito do alinhamento é regular a direção das rodas e a do balanceamento é garantir que a roda gire de maneira uniforme, para que o pneu toque o solo de forma homogênea. Se a direção do carro estiver puxando para um lado, é sinal de desalinhamento, já quando há trepidações no volante, é provável que o veículo esteja desbalanceado.

Em qualquer um dos casos, o desgaste dos pneus será maior. O ideal é que os dois procedimentos sejam realizados a cada 10 mil quilômetros rodados e quando os pneus forem trocados.

3. Direção suave

Direção agressiva não faz bem para nenhum pneu. Arrancadas e freadas bruscas podem desgastar a borracha definitivamente. Procure antecipar a frenagem diminuindo a velocidade a uma distância considerável.

Ao arrancar no semáforo, pise no acelerador lentamente e procure não entrar em curvas em alta velocidade. Evite as “cantadas de pneu” a todo custo!

4. Peso e suspensão

Quanto maior o peso do carro, maior a carga sobre os pneus e, consequentemente, maior o desgaste de todo o conjunto (pneus, molas, amortecedores e demais componentes). Evite bagagens desnecessárias, principalmente se o seu carro não foi feito para isso.

A função da suspensão é manter o equilíbrio entre as rodas e absorver o impacto na cabine. Qualquer folga no sistema pode comprometer outras peças e até gerar um efeito em cadeia afetando o alinhamento, o balanceamento e o desgaste dos pneus. Fique em dia com a manutenção e evite maiores problemas!

5. Cuidado com os buracos

Problema costumeiro no Brasil, os buracos podem te dar mais dores de cabeça que vão muito além de uma simples troca de pneu no meio da estrada. Nem sempre é possível desviar de um buraco, mas é possível minimizar o impacto diminuindo a velocidade com antecedência.

Tente frear o carro antes de passar pelo buraco e, então, atravesse cautelosamente. Se você brecar em cima dele, a frente do carro abaixará e o impacto será mais forte.

6. Rodízio e troca

Os pneus dianteiros do carro costumam se desgastar mais, devido a direção e o torque do motor (em automóveis com tração dianteira). O objetivo do rodízio é equilibrar o desgaste dos pneus e aumentar a vida útil do conjunto. Lembre-se de que o procedimento deve ser feito seguindo as especificações de cada veículo.

Caso seja necessário substituir um pneu furado ou muito danificado, é imprescindível que ele seja substituído por outro da mesma marca e modelo utilizado naquele eixo.

Não é preciso muito esforço para evitar o desgaste dos pneus do seu carro. São cuidados simples que garantem maior economia e segurança ao dirigir.

Gostou do post? Então, aproveite a visita e descubra também 5 dicas importantes para diminuir os gastos com o seu carro. Até a próxima!




Notícias recentes
Veja dicas de como trocar de carro!
Veja dicas de como trocar de carro! Saiba mais...
Bati o carro, e agora? Te ajudamos!
Bati o carro, e agora? Te ajudamos! Saiba mais...
Como instalar um ar-condicionado no carro? Descubra aqui!
Como instalar um ar-condicionado no carro? Descubra aqui! Saiba mais...
Como proteger a pintura automotiva do sol? Veja aqui!
Como proteger a pintura automotiva do sol? Veja aqui! Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido