Como escolher o carro para a família?


Para quem prioriza a qualidade de vida, conforto e segurança dos filhos, quando pensa em comprar um carro para a família muitos detalhes devem ser considerados para que a escolha seja a mais correta possível.


As características que um veículo precisa ter para atender às suas necessidades, como espaço interno, bagageiro e acessórios não podem passar despercebidos na hora de decidir qual automóvel fará parte da família.


Vamos abordar neste artigo essas particularidades e quais modelos podemos encontrar o que procuramos. Acompanhe na leitura!


Quais as características de um carro para a família?


As principais características que mais importam no automóvel estão ligados às necessidades que temos no dia a dia, o que depende muito do tamanho da família. Por exemplo, a quantidade de lugares para passageiros é muito importante quando se tem crianças pequenas que precisam usar as cadeirinhas infantis ou bebê conforto.


Outra característica muito relevante é a capacidade do porta-malas, que em uma viagem com toda a família, faz toda a diferença cada cm³ a mais que puder levar de bagagem.


Um atributo mais recente e que surgiu com advento da internet é a conectividade. Já é uma realidade em muitos carros e ajuda muito na localização e comunicação com o filho, que usa o carro da família para ir à faculdade ou sair com os amigos. Enfim, as características dependem muito da necessidade de cada família.


O que é importante considerar na hora da compra?


Já que cada particularidade de um carro deve ser considerado de acordo com a necessidade, vamos apontar, detalhadamente, os principais itens que agregam no conforto, na segurança, na praticidade e funcionalidade da família, os quais são:



  • praticidade: carro com quatro portas, em geral, é o que melhor atende a uma família. Pela facilidade de acesso e saída dos ocupantes, esse detalhe se torna essencial;

  • travadores de porta traseira: praticamente todos os modelos de quatro portas possuem travas que impedem a abertura da porta por dentro. Para quem tem crianças, esse detalhe é muito importante para segurança dos pequenos. Se o veículo possui sensor de porta aberta, agrega ainda mais;

  • espaço interno: um bagageiro espaçoso e um carro com sete lugares, por exemplo, podem ser muito úteis para famílias numerosas;

  • acessórios para crianças: alguns veículos têm à disposição dos ocupantes de trás os porta-copos e bandejas para a criançada comer um lanche. É prático, seguro e dá mais conforto.

  • tecnologia: que tal um carro com um sistema que avisa o bebê esquecido no interior do veículo? Pois é. Já existe e pode ser um aliado aos pais que têm uma rotina agitada.


Quais os modelos são indicados para cada tipo de família?


Com esses detalhes em mente para serem considerados na hora da comprar um carro para a família, fica mais fácil decidir pelo modelo certo. São várias opções que atendem a todo tipo de família e necessidade. Os mais procurados pelas famílias são os hatchs compactos, as minivans, as SUVs e os sedãs. Segue a característica de cada um:



  • hatch compacto: indicado para famílias pequenas, com no máximo dois filhos. Costuma ter preço acessível e agrada pela economia;

  • sedã médio: recomendado para famílias pequenas, no entanto tem mais espaço no bagageiro;

  • sedã grade: para quem procura mais conforto e espaço interno. Oferecem mais segurança e potência. Ideal para viagens longas;

  • minivan: com formato similar a van, a minivan tem maior aproveitamento do espaço vertical. É mais confortável, principalmente para o motorista.

  • SUV: é um veículo mais robusto e agrada muito pelo design. Oferece alto nível de conforto e por ser mais alta, dá maior visibilidade do trânsito ao motorista.


Se priorizar a família é sua meta, as opções que o mercado oferece podem perfeitamente atender o que procura. Fique sempre atento aos detalhes, no entanto, faça tudo dentro de um valor que não prejudique o orçamento familiar. Afinal, o carro da família, como muitos dizem, é praticamente um filho.


As informações foram úteis para você? Então curta a nossa página no Facebook e tenha acesso a mais conteúdos interessantes como este!




Notícias recentes
Confira 4 vantagens de ter um carro com teto solar
Confira 4 vantagens de ter um carro com teto solar Saiba mais...
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro!
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro! Saiba mais...
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018 Saiba mais...
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome e Sobrenome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido