4 dicas de direção e manutenção para gerar economia de combustível



O preço elevado do combustível sempre foi um assunto em pauta, principalmente por aqueles que dependem dos seus veículos para realizar seus compromissos, como ir para o trabalho todos os dias.

Apesar de não ser uma novidade, esse tem sido um problema cada vez maior. Para se ter uma ideia, em 2017 o valor médio da gasolina para o consumidor final subiu mais de 9%, de acordo com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Com as altas seguidas dos preços, alguns truques e cuidados simples na direção e manutenção do carro são essenciais para a economia de combustível. Para lhe ajudar nessa “missão”, a seguir mostraremos algumas dicas que podem fazer toda a diferença. Acompanhe!

1. Fique de olho na velocidade

Dirigir em altas velocidades não é só perigoso, como também é uma forma de gastar mais combustível! Isso porque desgasta o motor, exigindo freadas bruscas e acelerações constantes. O ideal é manter uma velocidade estável, sem grandes variações.

Além disso, quando estiver no farol fechado, não fique acelerando o veículo, pois essa prática esvazia o tanque mais rápido. Se observar que o trânsito à frente vai parar, é melhor ir desacelerando o carro aos poucos, antes de frear.

2. Escolha o combustível com melhor custo x benefício

Se o seu carro for flex, é possível optar pelo álcool ou gasolina. As duas opções têm vantagens e desvantagens e, por isso, o melhor mesmo é verificar qual delas tem o melhor valor levando em consideração o rendimento. Já existem até alguns aplicativos que fazem esse cálculo de forma automática.

Vale dizer que a gasolina comum, que geralmente é mais barata, rende praticamente a mesma coisa do que a aditivada. O que difere, é que a última limpa o motor, mas, hoje em dia, até mesmo a gasolina comum tem um pouco de aditivo na sua composição, não fazendo grande diferença entre uma e outra.

3. Troque os filtros periodicamente

É preciso ficar sempre atento em relação às trocas periódicas dos filtros de ar ou combustível. Caso contrário, podem ficar entupidos, fazendo com que o motor se esforce mais e, consequentemente, o veículo consuma mais combustível.

Por isso, faça as trocas necessárias: geralmente devem ser feitas a cada 10 mil quilômetros, mas isso varia de acordo com veículo, sendo preciso confirmar essa informação no manual do proprietário.

4. Não leve tanto peso no veículo

Carros que andam sempre muito cheios tendem a gastar mais combustível, pois o motor precisa fazer mais força para funcionar. Em média, cargas superiores a 10 quilos já influenciam no consumo. Portanto, leve apenas o que precisar! Malas e outros itens pesados no porta-malas, somente quando realmente for necessário, certo?

Essas são algumas dicas para ajudar na economia de combustível. Vale ressaltar, ainda, que são práticas essenciais também para o aumento de vida útil do veículo. Ou seja, é mais uma forma de poupar mais, gastando menos com manutenções!

Quer saber mais formas para diminuir os gastos com o seu carro? Neste post apresentamos 5 dicas importantes. Confira! 




Notícias recentes
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson!
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson! Saiba mais...
Descubra tudo sobre os veículos off-road!
Descubra tudo sobre os veículos off-road! Saiba mais...
Entenda como funciona o cartão de estacionamento para idoso!
Entenda como funciona o cartão de estacionamento para idoso! Saiba mais...
Saiba como funciona o motor de três cilindros!
Saiba como funciona o motor de três cilindros! Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido