Calibragem de pneu: o que eu preciso saber sobre o assunto?


Sabia que a calibragem de pneu ajuda a garantir economia e segurança ao dirigir? Essa é uma tarefa tão simples que acaba sendo esquecida pelo motorista. Mas além da segurança, essa atitude oferece conforto aos passageiros e até uma redução no consumo de combustível.


A manutenção periódica dos pneus é tão importante quanto a feita nos freios, na bateria e na suspensão. Se você não a faz, pode rodar com pneus cheios ou vazios demais — prejudicando sua dirigibilidade. Continue a leitura e saiba tudo sobre a calibragem de pneus!

A calibragem aumenta a vida útil dos pneus

Calibrar significa regular a pressão dos pneus por ar até alcançar o valor indicado pela fabricante do seu automóvel. Devido às diferentes — e, muitas vezes, precárias — condições das ruas, avenidas e estradas brasileiras, é preciso ficar atento!

A vida útil dos pneus é afetada constantemente por buracos e desníveis nas pistas. Em alguns casos, principalmente em alta velocidade, causam danos graves. Quando estão devidamente calibrados, os pneus oferecem mais segurança ao motorista.

Cada veículo tem um valor indicado

Essa é uma informação que muda a cada veículo e é encontrada no manual, na parte interna da porta ou na tampa do tanque de combustível. Destacamos, também, que existem diferentes calibragens para determinadas situações do veículo.

Pneus dianteiros podem, ainda, ter necessidades diferentes em relação à calibragem quando comparados com os traseiros. O mesmo vale para a ocupação do porta-malas e a quantidade de passageiros.

O ajuste garante mais estabilidade ao carro

Quando você está dirigindo e faz uma curva, o carro sofre a força centrípeta, que tenta deslocá-lo para o centro. O que o mantém na pista é o atrito dos pneus com a superfície do asfalto ou terra.

Quando os pneus estão com pouca pressão, podem perder a resistência lateral e sair do encaixe das rodas — aumentando o risco de capotar. Muito cheios, sofrem mais com o impacto em buracos e desníveis.

Regulagem deve ser feita periodicamente

O ideal é fazer a calibragem de pneu toda semana ou a cada 15 dias. Esse processo deve ser feito com os pneus frios, para evitar a dilatação do ar e consequentes equívocos.

Escolha um posto de combustíveis próximo de sua casa, no máximo a três quilômetros de distância. Pneus murchos apontam urgência na calibragem, mas, mesmo cheios, eles precisam desse equilíbrio.

Postos de combustível oferecem a máquina

Os aparelhos que fazem a calibragem de pneu estão em postos de combustíveis, oficinas especializadas e lojas automotivas. Nos dois últimos lugares, há sempre um profissional pode atendê-lo para manusear o dispositivo.

Em alguns postos, essa máquina fica junto à bomba de combustível e o frentista pode fazer a calibragem de pneu. Mas em outras, ela está em uma área mais isolada. Independentemente do local, é importante ajustar a pressão antes de usar.

Tipo de ar interfere no desempenho

Existe a calibragem de pneu feita com nitrogênio, que é mais fácil de encontrar, e a de ar comprimido. A vantagem do nitrogênio é sua duração, pois permite que você fique mais tempo sem a necessidade de calibrar.

O ar comprimido se expande e contrai por causa de temperatura, fazendo com que o pneu necessite de mais atenção. Contudo, é mais barato. Além disso, saiba que a troca do tipo de ar só pode ser feita com o pneu vazio. Não pode misturar, ok?

Sentiu falta de alguma coisa? Ah, o estepe! Como ele deve estar sempre pronto para ser utilizado, nada de se esquecer dele sem calibrar. O período é o mesmo para os demais pneus.

Fique de olho em nossas dicas para não perder o tempo certo da calibragem de pneu! Ela é responsável por ajudar você a dirigir com mais segurança e economia, aumentando a vida útil do seu veículo.

Você gosta de carros e deseja ficar por dentro de assuntos relevantes sobre o tema? Assine nossa newsletter e receba por e-mail outras informações importantes sobre a correta manutenção de seu veículo e outros temas relacionados a automobilismo.



Notícias recentes
Confira 4 vantagens de ter um carro com teto solar
Confira 4 vantagens de ter um carro com teto solar Saiba mais...
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro!
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro! Saiba mais...
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018 Saiba mais...
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome e Sobrenome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido