10 respostas que você precisa saber sobre pneus

Saiba quando é preciso trocar, qual é a calibragem ideal, para que serve o rodízio e muito mais!




Se você pedir indicações de cuidados para os pneus, é bem provável que a primeira recomendação seja manter a calibragem em dia. Só que isso não basta para garantir a segurança de quem está a bordo - e a vida útil do pneu. Por esse motivo, reunimos dez dicas para ajudar quem ainda tem dúvidas. Confira!

O que são pneus verdes?

São pneus de baixa resistência à rolagem graças à maior presença de sílica na composição. Com isso, os chamados pneus verdes têm menor resistência ao rolamento, o que possibilita a redução no consumo de combustível, além quase sempre serem mais leves e menos ruidosos. Ainda que tenham se popularizado e evoluído nos últimos anos, esses pneus ainda têm, na maioria das vezes, estabilidade e números de frenagem inferiores aos pneus convencionais.

O que são pneus run flat?

Pneus runflat têm a capacidade de rodar, mesmo quando furados, a um limite de 80 km/h por, no máximo, 80 quilômetros, o que permitiria chegar a um local para a troca, o que dispensa o estepe. Para isso, esse tipo de pneus têm as estruturas laterais reforçadas para suportar as cargas adicionais e não deformar tanto quanto aconteceria com um pneu convencional.

Pneus têm validade?

Não existe, necessariamente, uma validade para os pneus e a maioria das marcas oferece uma garantia de cinco anos a partir da data da compra. Caso não tenha a nota fiscal da compra, fica valendo a garantia de cinco anos após a fabricação. Para identificar isso, basta procurar nas laterais o número DOT, sendo que os quatro últimos dígitos indicam semana e dois últimos dígitos do ano de produção (por exemplo, 1315, 13ª semana de 2015).

Rodízio de pneus: o que é e pra que serve?

Em média, deve ser feito a cada 10 mil km - a informação precisa consta no manual. Serve para que os pneus tenham um desgaste uniforme. Existem planos diferentes de rodízio para modelos com tração dianteira, tração traseira, pneus unidirecionais e até mesmo para trocas que incluam o estepe. Por isso, o ideal é seguir as recomendações do próprio fabricante.

Como identificar se é hora de trocar os pneus?


Por lei, os pneus devem ter sulcos com, no mínimo, 1,6 mm de profundidade - a maioria dos fabricantes disponibilizam marcas no pneu para identificar quando o limite foi atingido. Apesar de existirem reparos para furos na banda de rodagem, alguns danos exigem a troca dos pneus, como é o caso das “bolhas” que podem aparecer nas laterais dos pneus ao encostar nas guias ou passar por obstáculos como buracos, ou quando a estrutura metálica fica aparente.

O que acontece se eu não calibrar os pneus corretamente?

A vida útil dos pneus pode reduzir em 45% e o consumo de combustível pode aumentar em 4%. Carros com pneus com falta de pressão são mais suscetíveis à aquaplanagem. Quando o pneu fica mais murcho, sua área de contato com o solo aumenta e ele empurra a água para frente ao entrar em um piso molhado. Com isso, o acúmulo de água a sua frente fica maior. Com pressão baixa os pneus também ficam mais sensíveis a danos na lateral por impacto, como queda em buraco, choque contra o meio fio, entre outros.

Excesso de pressão também é um problema?

Sim - principalmente com picapes. Ao carregar a picape, é preciso aumentar a pressão dos pneus. Mas ao esvaziá-la, a pressão deve ser reduzida ao normal exigido pela montadora. Como o pneu fica rígido, ele tende a quicar mais, trazendo instabilidade ao eixo traseiro por causa desse excesso. Pode causar perda de controle facilmente.

Qual a frequência ideal para calibragem?

O ideal é calibrar toda semana, sempre com os pneus "frios", ou seja, nunca depois de uma viagem.

Qual é a pressão ideal para os pneus?

Varia de carro para carro. A calibragem sempre deve ser feita de acordo com as indicações da fábrica, que constam no manual do proprietário - alguns veículos também têm etiquetas localizadas na coluna da porta do motorista ou na tampa do bocal de combustível com as indicações.

Como faço para o pneu durar mais?

Calibre de forma correta, faça o rodízio no tempo determinado pelo fabricante e evite aceleradas e freadas bruscas.


Você não precisa esperar muito para poder conhecer a seu novo carro. Visite uma das nossas lojas do Grupo AB.

Saiba Mais sobre o mundo do automóvel:

http://www.grupoab.com.br/blog/

Conheça Grupo AB:

http://www.grupoab.com.br/

Fonte: Revista Auto Esporte

Notícias recentes
Para que serve o óleo da direção hidráulica e quando trocá-lo? Para que serve o óleo da direção hidráulica e quando trocá-lo? Saiba mais...
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro! Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro! Saiba mais...
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018 Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018 Saiba mais...
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro Saiba mais...
Busca


Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido