Friday, 09 de December de 2016

10 respostas que você precisa saber sobre pneus

Saiba quando é preciso trocar, qual é a calibragem ideal, para que serve o rodízio e muito mais!




Se você pedir indicações de cuidados para os pneus, é bem provável que a primeira recomendação seja manter a calibragem em dia. Só que isso não basta para garantir a segurança de quem está a bordo - e a vida útil do pneu. Por esse motivo, reunimos dez dicas para ajudar quem ainda tem dúvidas. Confira!

O que são pneus verdes?

São pneus de baixa resistência à rolagem graças à maior presença de sílica na composição. Com isso, os chamados pneus verdes têm menor resistência ao rolamento, o que possibilita a redução no consumo de combustível, além quase sempre serem mais leves e menos ruidosos. Ainda que tenham se popularizado e evoluído nos últimos anos, esses pneus ainda têm, na maioria das vezes, estabilidade e números de frenagem inferiores aos pneus convencionais.

O que são pneus run flat?

Pneus runflat têm a capacidade de rodar, mesmo quando furados, a um limite de 80 km/h por, no máximo, 80 quilômetros, o que permitiria chegar a um local para a troca, o que dispensa o estepe. Para isso, esse tipo de pneus têm as estruturas laterais reforçadas para suportar as cargas adicionais e não deformar tanto quanto aconteceria com um pneu convencional.

Pneus têm validade?

Não existe, necessariamente, uma validade para os pneus e a maioria das marcas oferece uma garantia de cinco anos a partir da data da compra. Caso não tenha a nota fiscal da compra, fica valendo a garantia de cinco anos após a fabricação. Para identificar isso, basta procurar nas laterais o número DOT, sendo que os quatro últimos dígitos indicam semana e dois últimos dígitos do ano de produção (por exemplo, 1315, 13ª semana de 2015).

Rodízio de pneus: o que é e pra que serve?

Em média, deve ser feito a cada 10 mil km - a informação precisa consta no manual. Serve para que os pneus tenham um desgaste uniforme. Existem planos diferentes de rodízio para modelos com tração dianteira, tração traseira, pneus unidirecionais e até mesmo para trocas que incluam o estepe. Por isso, o ideal é seguir as recomendações do próprio fabricante.

Como identificar se é hora de trocar os pneus?


Por lei, os pneus devem ter sulcos com, no mínimo, 1,6 mm de profundidade - a maioria dos fabricantes disponibilizam marcas no pneu para identificar quando o limite foi atingido. Apesar de existirem reparos para furos na banda de rodagem, alguns danos exigem a troca dos pneus, como é o caso das “bolhas” que podem aparecer nas laterais dos pneus ao encostar nas guias ou passar por obstáculos como buracos, ou quando a estrutura metálica fica aparente.

O que acontece se eu não calibrar os pneus corretamente?

A vida útil dos pneus pode reduzir em 45% e o consumo de combustível pode aumentar em 4%. Carros com pneus com falta de pressão são mais suscetíveis à aquaplanagem. Quando o pneu fica mais murcho, sua área de contato com o solo aumenta e ele empurra a água para frente ao entrar em um piso molhado. Com isso, o acúmulo de água a sua frente fica maior. Com pressão baixa os pneus também ficam mais sensíveis a danos na lateral por impacto, como queda em buraco, choque contra o meio fio, entre outros.

Excesso de pressão também é um problema?

Sim - principalmente com picapes. Ao carregar a picape, é preciso aumentar a pressão dos pneus. Mas ao esvaziá-la, a pressão deve ser reduzida ao normal exigido pela montadora. Como o pneu fica rígido, ele tende a quicar mais, trazendo instabilidade ao eixo traseiro por causa desse excesso. Pode causar perda de controle facilmente.

Qual a frequência ideal para calibragem?

O ideal é calibrar toda semana, sempre com os pneus "frios", ou seja, nunca depois de uma viagem.

Qual é a pressão ideal para os pneus?

Varia de carro para carro. A calibragem sempre deve ser feita de acordo com as indicações da fábrica, que constam no manual do proprietário - alguns veículos também têm etiquetas localizadas na coluna da porta do motorista ou na tampa do bocal de combustível com as indicações.

Como faço para o pneu durar mais?

Calibre de forma correta, faça o rodízio no tempo determinado pelo fabricante e evite aceleradas e freadas bruscas.


Você não precisa esperar muito para poder conhecer a seu novo carro. Visite uma das nossas lojas do Grupo AB.

Saiba Mais sobre o mundo do automóvel:

http://www.grupoab.com.br/blog/

Conheça Grupo AB:

http://www.grupoab.com.br/

Fonte: Revista Auto Esporte

10 respostas que você precisa saber sobre pneus
Notícias recentes
GM: Nova picape da Chevrolet deve brigar com Fiat Toro GM: Nova picape da Chevrolet deve brigar com Fiat Toro Saiba mais...
Volkswagen I.D. Buzz: confirmada Kombi elétrica para 2022 Volkswagen I.D. Buzz: confirmada Kombi elétrica para 2022 Saiba mais...
Equinox será primeiro Chevrolet com cabine de luxo Equinox será primeiro Chevrolet com cabine de luxo Saiba mais...
Nissan Leaf: O que esperar da nova geração do elétrico Nissan Leaf: O que esperar da nova geração do elétrico Saiba mais...
Busca


Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido