Qual a melhor cor de carro? Aprenda como escolher na hora da compra!

Ao comprar um novo veículo, os consumidores devem levar em consideração um grande número de elementos, como é o caso de preço, estilo e desempenho. Nesse momento, não podemos nos esquecer também da cor, uma vez que se trata de outro fator capaz de interferir diretamente nas escolhas de um motorista.


Você sabia que hoje o branco é a tonalidade preferida dos brasileiros, representando 43% das vendas no país? Isso demonstra que o gosto da população mudou bastante durante o passar dos anos, pois em 2010 os automóveis na cor prata eram os mais vendidos, enquanto os brancos apareciam com apenas 12% das vendas.

Para que você entenda melhor a respeito do assunto e identifique qual a melhor cor de carro, preparamos este artigo com os principais aspectos a observar sobre os tons dos veículos e suas características. Acompanhe e confira!

Aspectos a serem considerados sobre a cor do carro

Apesar do que muitas pessoas pensam, a cor não interfere só no estilo de um automóvel, mas também em outros pontos importantes que devem ser colocados na balança por todo motorista no momento da compra. A seguir, separamos os principais deles.

Aquecimento interno

Se você optou por adquirir um veículo de cor escura, é importante saber que a temperatura interna do modelo será mais alta no dia a dia. Para ter uma ideia, dependendo do tom, a temperatura pode variar de 5ºC a 20ºC.

Isso acontece porque, como a superfície possui uma pintura escura, a lataria absorve maior radiação solar e fica mais quente em dias ensolarados. Consequentemente, o calor é transferido para dentro do carro.

Fique atento aos números: um veículo branco absorve cerca de 20% da radiação oriunda do sol, enquanto os dados relativos a modelos na cor preta por vezes superam os 95%. Como o Brasil é um país quente durante a maior parte do ano, esse representa um dos motivos para a tonalidade branca ter dominado as ruas recentemente.

Desvalorização do automóvel

Vários motoristas compram um carro já pensando na revenda. Se é o seu caso, saiba que as cores tradicionais — como branco, prata, preto e cinza — consistem nas melhores alternativas, pois facilitam a revenda.

Por outro lado, tons mais vivos como verde e azul, de menor popularidade, tendem a desvalorizar o carro.

Exposição a arranhados

Outro aspecto a considerar para entender qual a melhor cor de carro é a exposição a arranhões.

No caso, as tonalidades escuras saem ganhando, pois apresentam menores riscos de sofrer com isso. Já nos modelos claros, os arranhões se destacam mais na lataria.

Preferência do consumidor

Há cores de automóveis para todos os gostos, então é comum encontrar consumidores que preferem tons mais vivos e exóticos. Não existe nenhum problema nisso, mas é importante compreender os contratempos que os carros de cores não tradicionais enfrentam, conforme abordamos acima.

De toda forma, ainda que um motorista opte por uma determinada tonalidade, na maioria das vezes ele tende a abrir mão dela e escolher uma opção mais neutra. Aqui, não tem jeito: cabe a você selecionar.

Cores de carros mais vendidas

Agora que já conhece os principais pontos a observar com relação às cores dos veículos, é hora de conferir detalhes sobre elas para avaliar a melhor opção. Vamos lá?

Prata

Apesar de discreto, o prata confere grande charme a veículos maiores, como picapes e SUVs. A cor esconde a poeira e possíveis arranhões, além de ser facilmente visível à noite, uma vez que reflete bem a luz, garantindo assim a segurança do motorista.

Porém, a desvantagem do modelo é o preço mais caro, pois os fabricantes precisam aplicar pigmentos especiais para alcançar essa tonalidade.

Preto

Não é difícil entender os motivos para a cor preta ter caído em desuso nos últimos anos no mercado automotivo. Uma de suas principais desvantagens é que, à noite ou em dias nublados, a pintura torna o automóvel menos visível e pode aumentar os riscos de acidentes.

A cor ainda faz com que o modelo não fique limpo por muito tempo e, como destacamos, eleva a temperatura no interior em dias quentes. Mas é preciso ressaltar também os benefícios do carro preto: ele é básico, clássico, charmoso, assegura visibilidade durante o dia e é uma das cores que menos desvalorizam.

Branco

Como o branco se tornou popular no mercado atual, ele também desvaloriza menos e, geralmente, apresenta um bom preço de compra. Além disso, tem fácil manutenção, pois basta uma simples lavagem para eliminar a poeira e a sujeira do dia a dia e dar brilho e beleza ao modelo.

Porém, o branco também carrega desvantagens. Entre elas, podemos destacar o fato de muitas montadoras aumentarem consideravelmente o preço de veículos dessa cor devido à sua popularidade, vendendo a cor até mesmo como um opcional. Outros pontos negativos: carros brancos costumam ser mais visados para roubo e os riscos e arranhões ficam mais aparentes.

Cinza

Os veículos da cor cinza possuem os mesmos benefícios do prata — discrição, baixa desvalorização e capacidade de esconder sujeiras aparentes —, além de não serem tão visados por criminosos.

No entanto, a desvantagem é que eles ganham maior destaque, exigindo que o motorista tenha mais atenção ao dirigir.

Vermelho

Bonito, chamativo e estiloso, o carro vermelho é uma das melhores opções para quem deseja investir em um modelo de personalidade. Ele tem visibilidade durante o dia ou à noite, e costuma sair por um preço mais em conta do que as pinturas populares.

O grande porém do tom vermelho é que não figura entre as preferências dos brasileiros, dificultando o processo de revenda.

Conforme você viu, a hora de escolher o automóvel novo requer que o motorista fique atento a diversos aspectos, incluindo qual a melhor cor de carro. Nesse momento, leve em consideração suas necessidades e preferências, sem se esquecer também de pensar no futuro e ser racional para deixar o veículo com a sua cara.

Aproveite a visita ao blog para seguir nossas páginas nas redes sociais e ficar por dentro de outras informações relevantes – estamos no Facebook, Twitter, YouTube, LinkedIn e Instagram!



Notícias recentes
Nissan March
Nissan March Saiba mais...
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro!
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro! Saiba mais...
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018 Saiba mais...
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido