Como a cor do carro influencia ao negociá-lo? Veja!


Estado de conservação, quilometragem, ano de fabricação e número acessórios estão entre os principais aspectos que podem influenciar na desvalorização ou na valorização de um automóvel. No entanto, o que muita gente não sabe é que a cor do carro também influencia diretamente no preço na hora da revenda.


Você sabe por que isso acontece? Se a resposta for negativa, este post foi feito para você. Continue a leitura e descubra como a cor do carro pode influenciar no momento da negociação!

Uma cor pode entrar e sair de moda

A moda influencia diversas questões de nosso dia a dia, como roupas, cortes de cabelo, acessórios — e também o mercado automotivo. Assim, alguns modelos podem valorizar ou desvalorizar de acordo com o que está em voga no momento.

Lembra da música “Camaro Amarelo”, da dupla Munhoz e Mariano? Pois é, o número das vendas desse automóvel da Chevrolet aumentou bastante na época, exatamente por causa da música. E não só o modelo fez sucesso, mas também a cor do carro, já que o amarelo entrou na moda e um Camaro vermelho não tinha o mesmo efeito.

Mas é importante ficar atento quando o assunto é a cor da moda. Uma cor especial, como azul metálico e black flame, por exemplo, podem até chamar bastante atenção em suas edições de lançamento, mas você terá dificuldade de vender modelos dessas cores no futuro, já que são exóticas demais e não estão entre as preferidas dos motoristas brasileiros.

A visibilidade pode ser afetada

Você sabia que a cor do carro pode influenciar a dirigibilidade? Um automóvel prata, por exemplo, é capaz de refletir mais luz à noite, tornando-o mais visível nas vias e garantindo maior segurança ao motorista.

Já o preto, apesar de ter uma boa visibilidade durante o dia, não é uma boa opção de veículo para rodar à noite ou em dias nublados, já que a cor não reflete muito a luz e ficará menos visível nessas condições. Além disso, o preto dificulta a visibilidade dos outros motoristas e pode aumentar as chances de acidentes.

Assim, se analisarmos esse aspecto, um carro prata pode acabar valendo mais do que um preto, principalmente para pessoas que realizam muitas viagens.

Há cores mais valorizadas no mercado

As cores neutras, que incluem cinza, prata, preto e branco, são as mais valorizadas no mercado, já que são tons mais fáceis de se encontrar e acabam contribuindo para que a manutenção seja feita de forma mais simples e barata.

Além disso, essas cores são mais conservadoras e se adequam mais facilmente ao perfil dos consumidores do país, fazendo com que um automóvel do tom seja mais procurado.

Podem haver cobranças maiores de coloração

Atualmente, as concessionárias têm cobrado um alto valor para a coloração de carros na cor branca, tornando-os mais caros. Por outro lado, um automóvel vermelho geralmente não demanda uma pintura muito cara. Isso mostra que o valor da coloração de um modelo também pode influenciar em seu preço.

Como a cor do carro pode influenciar e muito no valor do carro, é muito importante ser racional e levar em consideração todos os aspectos que você conferiu neste post antes de comprar um veículo. Mesmo tendo uma grande vontade de ter um modelo que seja a sua cara, lembre-se de que você pode conseguir isso de outras formas além da cor!

Se seus amigos ainda não sabem como a cor do carro pode influenciar na hora de um negócio, que tal contar a eles sobre este assunto? Basta compartilhar este post em suas redes sociais!



Notícias recentes
Confira 4 vantagens de ter um carro com teto solar
Confira 4 vantagens de ter um carro com teto solar Saiba mais...
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro!
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro! Saiba mais...
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018 Saiba mais...
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome e Sobrenome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido
Campo obrigatório