Quais são os incentivos públicos de carros elétricos no Brasil?

A preocupação com a sustentabilidade é um tema que vem sendo muito debatido em nossa sociedade, mudando a forma pela qual as pessoas consomem seus produtos, encaram sua rotina e escolhem as marcas com as quais pretendem se fidelizar. Por isso, saber quais são os incentivos públicos de carros elétricos no Brasil pode ser muito interessante.


Trata-se de um mercado que vem apresentando franco crescimento nos últimos anos, com um crescimento no número de modelos disponíveis e um público que vem se familiarizando com a tecnologia, que entrega uma redução incrível nos seus impactos ao meio ambiente.

Continue sua leitura, aprenda mais sobre o assunto e veja o que o nosso governo vem fazendo em prol do crescimento no uso de carros elétricos em nosso país!

Qual a importância de cuidar com o meio ambiente?

Antes de mais nada, é sempre interessante ressaltar a importância de cuidar do meio ambiente. Além do planeta Terra ser o nosso lar, onde vivemos e respiramos, a natureza é vital para a economia, uma vez que fornece recursos naturais usados na agricultura, na indústria, na energia. Ou seja, em praticamente tudo do nosso dia a dia.

Outro ponto que merece destaque é relativo à nossa saúde, pois os poluentes do ar e da água podem causar doenças, especialmente nas crianças. Por isso, é fundamental adotar ações que reduzam o uso de produtos nocivos, diminuam o desmatamento e minimizem a poluição, como vem acontecendo no setor automotivo, com a popularização dos carros elétricos.

Como anda o mercado de carros elétricos no Brasil?

Como os benefícios dos carros elétricos são muito notáveis na promoção de maior sustentabilidade, não era difícil supor que o mercado adotaria cada vez mais modelos do tipo, que caíram no gosto dos consumidores. A promessa é de que, em alguns anos, o uso de combustível se torne coisa do passado, substituído progressivamente pela eletricidade.

No Brasil, os resultados mais recentes de venda cresceram muito e mostram que a população está investindo em automóveis leves híbridos (HEV), híbridos plug-in (PHEV) e elétricos puros (BEV), superando todas as expectativas. Os postos de abastecimentos, shoppings e outros estabelecimentos vêm se adaptando, visto que o carro elétrico já é uma realidade por aqui.

Quais são os incentivos públicos de carros elétricos no Brasil?

Nos tópicos acima, pudemos ver que o mercado de carros elétricos vem crescendo bastante no Brasil e as vendas se superando a cada ano. No entanto, isso não ocorre apenas por conta da preocupação das pessoas com o meio ambiente, mas também por ações do poder público para incentivar o modal. Veja, a seguir, algumas delas.

Descontos ou isenção no IPVA

O famoso Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores é um tormento para muitos proprietários de carro, pois é um tributo cobrado todos os anos e que, dependendo do estado, pode chegar a 4% do valor de venda do veículo em tabela. Para quem tem um automóvel de luxo ou um pouco mais caro do que a média, isso pode ser um pesadelo orçamentário.

Quando você tem um carro elétrico, a coisa muda completamente de figura. Muitos estados oferecem descontos ou, até mesmo, isenção total do IPVA. Além disso, temos projetos de lei tramitando na Câmara dos Deputados, no sentido de beneficiar ainda mais o modal, com desoneração de IPI e das alíquotas de COFINS, PIS e PASEP para a importação.

Liberação de rodízio por placas

Você já deve ter ouvido falar ou, até mesmo, vive em uma cidade que, por conta do grande número de carros circulantes e/ou excesso de congestionamentos, institui um rodízio, no qual um veículo não pode circular em determinados dias ou horários, de acordo com a numeração da sua placa. Para quem trabalha ou precisa se deslocar diariamente, isso é um problema.

Por isso, vale saber que um dos incentivos públicos de carros elétricos no Brasil está na liberação de tal imposição. Em São Paulo, por exemplo, que é a maior cidade do país e tem sérios engarrafamentos, modelos com motor elétrico podem circular a qualquer hora, contando com mais de 500 postos de recarga dentro da própria capital.

Investimento em infraestrutura de recarga

Como citamos acima, os postos de recarga são essenciais para o motorista do carro elétrico conseguir circular por meio dessa fonte de energia e, vale dizer, já conseguimos encontrar diversos eletropostos em grandes cidades e não há dificuldade para essa ação.

Sendo assim, é de se esperar que um dos incentivos públicos de carros elétricos no Brasil esteja, ainda mais, no investimento em infraestrutura. Isso vem em forma de incentivo fiscal, fazendo as próprias montadoras e outras empresas privadas investirem nesse sentido, aproveitando o crescimento exponencial das vendas e o imenso potencial desse mercado por aqui. 

Produção nacional de elétricos

Uma das questões que ainda não ajudava na popularização massiva dos carros elétricos no Brasil estava relacionada com os seus preços, que eram considerados elevados por boa parte dos clientes. No entanto, eles já começaram a diminuir, e as pessoas passaram a entender que, em médio e longo prazo, o investimento compensa bastante, pois não há gastos com combustível e a manutenção é mais barata.

Para promover valores ainda mais atrativos, o poder público vem adotando medidas para favorecer a produção nacional de elétricos, pois boa parte dos modelos ainda são fabricados fora do país. Para isso, alguns estados, como São Paulo, estão oferecendo créditos em Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) às montadoras que investirem no modal.

Agora, você já sabe quais os principais incentivos públicos de carros elétricos no Brasil! Como você pôde ver, é um segmento em franco crescimento, que promete abocanhar uma fatia cada vez maior do mercado e fazer com que o nosso impacto ao meio ambiente se torne muito mais discreto.

Gostou de aprender um pouco mais sobre quais são os incentivos públicos de carros elétricos no Brasil? Quer conferir mais novidades e conteúdos relacionados com o mercado automotivo? Então, não deixe de seguir o nosso perfil no Facebook!



Notícias recentes
Conheça as novas versões do Honda City: EX e LX!
Conheça as novas versões do Honda City: EX e LX! Saiba mais...
Dolphin Mini: conheça mais sobre esse lançamento BYD
Dolphin Mini: conheça mais sobre esse lançamento BYD Saiba mais...
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson!
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson! Saiba mais...
Descubra tudo sobre os veículos off-road!
Descubra tudo sobre os veículos off-road! Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido