5 novidades em tecnologia para carro que você precisa conhecer

Novas tendências e inovações são constantes no setor automotivo. Afinal, o mercado está sempre em busca do desenvolvimento de soluções de tecnologia para carro, procurando levar ainda mais conforto e segurança ao dia a dia dos motoristas.


Diante desses avanços, é muito importante conhecer as novidades que vão aparecer nos próximos lançamentos do setor. Assim, você se mantém atualizado e consegue tomar uma boa decisão na hora de comprar um veículo no futuro.

Pensando no assunto, preparamos este post com 5 tendências que devem fazer parte da vida de todo motorista em um futuro bastante próximo. Confira!

1. Carros autônomos

Trata-se de uma inovação pensada há anos e cada vez mais perto de virar realidade. Com os carros autônomos, a ideia é que os motoristas se tornem passageiros do próprio veículo, uma vez que ele tem a capacidade de se auto dirigir sem interferência humana.

Dessa forma, não será mais necessário executar comandos básicos de direção, como acelerar, guiar o volante ou frear, por exemplo. Ainda não existem carros autônomos disponíveis para venda no mercado, mas muitas montadoras têm investido pesado para transformar isso em realidade, em breve.

2. Carros elétricos

Os carros elétricos, por outro lado, já são realidade, apesar de representarem uma pequena parcela do setor. O preço elevado é um dos principais motivos para eles ainda não terem ganhado as ruas, mas a perspectiva aponta uma mudança no cenário.

Equipados com motores elétricos, os modelos poluem muito menos, uma vez que combustíveis fósseis, como a gasolina, emitem uma grande quantidade de gases e trazem impactos negativos ao meio ambiente. Além disso, o carro elétrico faz um barulho reduzido se comparado a veículos comuns, e pode ser recarregado rapidamente.

3. Uso da biometria

Usada nas mais diversas áreas, a biometria também passa por processo de implementação no universo dos carros.

A ideia consiste em disponibilizar modelos nos quais só é possível ligar o motor a partir da confirmação da impressão digital do motorista, aumentando a segurança no trânsito e reduzindo o número de roubos.

4. Rede 5G

A rede 5G de internet chegou há pouco tempo no Brasil, mas ainda não se tornou uma realidade para a maior parte das pessoas. No entanto, ela já é amplamente usada em alguns países do mundo e tem sido adotada por fabricantes de veículos.

A grande vantagem do 5G é a transmissão veloz de dados, o que pode melhorar bastante o trânsito das cidades por garantir que as informações circulem em tempo real entre os automóveis.

5. Assistente virtual

Uma tecnologia para carro bastante esperada no Brasil, e que já figura em outros países, é a de assistentes virtuais. Por meio dela, pode-se conversar com o carro e realizar diversos comandos por voz, como ajustar a temperatura e ligar o ar-condicionado.

A inteligência artificial ainda lembra que você precisa comprar algo no mercado e que o pedido feito em um loja já está pronto, por exemplo. Impressionante, verdade?

Neste post, abordamos algumas tendências do mercado automotivo que estão prestes a virar realidade, mas fique sempre atento às novidades. Dessa forma, você se prepara para o futuro e não perde nenhuma tecnologia para carro que vem por aí — como o tão sonhado carro voador.

Qual inovação você espera ansiosamente para que chegue logo ao mercado automotivo? Deixe seu comentário e conte para nossos leitores!



Notícias recentes
Cambagem de pneus: o que é, para que serve e os tipos!
Cambagem de pneus: o que é, para que serve e os tipos! Saiba mais...
Volante vibrando: conheça as causas e o que fazer!
Volante vibrando: conheça as causas e o que fazer! Saiba mais...
Veja dicas de como limpar o estofado do carro!
Veja dicas de como limpar o estofado do carro! Saiba mais...
Carros para aplicativos: conheça as exigências e como escolher um!
Carros para aplicativos: conheça as exigências e como escolher um! Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido