Ainda é necessário amaciar o motor do veículo após a compra?

Amaciar o motor do veículo consiste em seguir algumas indicações determinadas pelo fabricante com a finalidade de garantir a correta acomodação das peças móveis do motor e, assim, elevar o seu desempenho, a sua vida útil e a economia de combustível.


É importante ressaltar que muitas pessoas falam que hoje em dia não é necessário mais amaciar o motor do veículo, mas isso é um engano. Atualmente, os motores são fabricados com mais precisão, porém isso não impossibilita que eles ainda não precisem ser acomodados.

Nesse sentido, continue a leitura e saiba como amaciar o motor do veículo!

Quando realizar o amaciamento?

É indicado que todo veículo zero-quilômetro passe pela etapa de amaciamento, de acordo com as recomendações do fabricante. Nessa situação, o motorista precisa tomar alguns cuidados, como não pisar fundo no acelerador.

Mesmo que o não cumprimento do amaciamento não ocasione danos na estrutura, as características e a durabilidade do veículo podem ser afetadas. Por esse motivo, é fundamental respeitar a indicação.

O que não fazer durante o amaciamento?

Em um veículo novo, a superfície de elementos metálicos dentro do motor apresenta uma estrutura rugosa. Ou seja, são alterações no relevo que não são as corretas. Isso ocorre com todo o trem de força.

As peças de um motor novo são mais acomodadas, os atritos são mais elevados no começo, por esse motivo não se deve acelerar muito no início. Saiba que acelerar o veículo de maneira brusca após a partida pode prejudicar o desempenho do motor, principalmente por causa da ausência de lubrificação. Nessa situação, é preciso que o motor atinja a temperatura ideal.

O excesso de força em cima do pistão do veículo pode ocasionar desgaste irregular, aquecimento nas peças internas do propulsor e necessidade de lubrificação. Dessa maneira, pisar no acelerador até o fundo provoca carga no motor. Ao realizar essa ação, o condutor indica que necessita de mais potência e torque, o que é exigido só depois do período de amaciamento.

Além do mais, as frenagens bruscas precisam ser evitadas, com elas os componentes dos freios sofrem elevados desgastes com o aquecimento, fazendo com que diversos itens sejam danificados, como pastilhas, discos e tambores.

Como amaciar o motor corretamente?

Amaciar o motor do veículo é essencial, pois garante o pleno funcionamento do carro nas vias. Para realizá-lo corretamente é preciso ter alguns cuidados, pois você pode afetar o seu desempenho.

Logo, para fazer o amaciamento, é necessário seguir todas as recomendações do fabricante e, em caso de dúvidas, buscar por uma empresa especializada no assunto. Ela será capaz de ajudar você durante esse processo tão importante para o automóvel.

Portanto, amaciar o motor do veículo é algo imprescindível, visto que ninguém deseja adquirir um carro e logo em seguida ter problemas. Desse modo, essa etapa não pode ser negligenciada, mas para obter todos os benefícios garantidos com o amaciamento é preciso evitar ações que afetem o processo.

Gostou do nosso post? Então, aproveite para saber como montar um kit ideal de ferramentas para carro



Notícias recentes
Nissan March
Nissan March Saiba mais...
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro!
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro! Saiba mais...
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018 Saiba mais...
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido