Comprar primeiro carro: entenda o que considerar na escolha!

Quem possui um carro próprio sabe o quanto esse bem é capaz de acrescentar diversos benefícios ao dia a dia. Afinal de contas, você ganha independência — pois deixa de depender de transporte público ou caronas para ir trabalhar —, além de aproveitar mais conforto e segurança durante os trajetos.


Mas o processo de escolha do modelo ideal passa longe de ser tarefa fácil. Como estamos falando de um produto cujo valor ultrapassa a marca de milhares de reais, é essencial que a compra aconteça com atenção, de forma consciente e segura.

Está pensando em comprar primeiro carro? Então este post é para você. Continue lendo e saiba o que considerar para tomar a melhor decisão possível!

Pesquise por modelos em destaque no mercado

Existem dezenas de estilos de veículos disponíveis, portanto a aquisição fica ainda mais difícil. Para facilitar o processo, a dica é pesquisar os carros em destaque no mercado, ou seja, aqueles presentes na lista dos mais vendidos e que figuram no topo do ranking dos preferidos dos consumidores.

A avaliação é muito fácil: basta acessar sites especializados em automóveis na internet. Nesse momento, vale desde conferir números oficiais, como a tabela de emplacamentos disponibilizada pela Fenabrave, até olhar páginas de concessionárias, caso do salão do carro do Grupo AB.

Para todo perfil de motorista, lembre-se de que existem diversos modelos de carros acessíveis à disposição no mercado. O importante é não desanimar ao procurar!

Identifique suas necessidades

Assim como qualquer produto, comprar primeiro carro também requer que você esteja atento às próprias demandas. Por exemplo: o veículo será usado diariamente ou apenas aos fins de semana? A família é grande? Você adora aventuras e pretende usar o automóvel com frequência em rodovias e estradas de chão?

Entender esses detalhes é essencial para escolher o carro certo e não ter nenhuma surpresa desagradável no futuro. Se uma pessoa tem família grande, por exemplo, mas opta por um carro pequeno demais apenas devido ao preço baixo, o barato acaba saindo caro. Afinal, o motorista provavelmente precisará trocá-lo para garantir conforto à rotina familiar.

Avalie a possibilidade de comprar um seminovo

Se perguntar a qualquer especialista a respeito do melhor primeiro carro para investir, uma resposta frequente será: ''aquele pelo qual você possa pagar''. Isso porque, além de suprir suas necessidades, o modelo também deve estar dentro do orçamento, pois ninguém merece entrar em uma grande dívida já no primeiro veículo, certo?

Nesse momento a dica é, após escolher o modelo que você deseja, traçar um comparativo entre a versão zero quilômetro e a usada. Se o usado parece bem conservado, tem pouca quilometragem e ainda está dentro da garantia, sem dúvida nenhuma o negócio apresenta vantagens consideráveis, que devem pesar na decisão.

Considere a relação custo-benefício

Ao falar em custo-benefício, nos referimos ao encontro de um veículo capaz de oferecer o que você precisa a partir de um valor justo. É sempre importante lembrar que um modelo de R$ 20 mil faz exatamente o mesmo que um de R$ 100 mil — facilita a sua locomoção.

Assim, imagine que um carro entregue todos os itens e equipamentos que você está procurando, mas em contrapartida figure por um preço muito acima do seu orçamento e ainda indique um gasto excessivo envolvendo manutenção. Nesse caso, vale procurar uma opção mais em conta, mesmo que haja um ou outro acessório a menos, pois as funcionalidades vitais seguem à disposição.

Conheça a reputação da manutenção do modelo

Ao comprar o primeiro carro, seu planejamento financeiro não deve focar apenas na despesa intrínseca à aquisição do veículo em si, mas também nos gastos futuros que você terá com esse bem. Afinal de contas, a manutenção de um automóvel gera diversos outros custos, como combustível, seguro e reparos específicos.

Por isso, procure saber a fundo a respeito do custo médio da manutenção do modelo com outros proprietários, pois esta é uma das despesas que mais pesa no bolso do motorista. Vale também conhecer as quantias obrigatórias do IPVA, fazer a cotação de um seguro auto e buscar informações sobre os índices de consumo médio de combustível.

Compre de quem entende do assunto

Por fim, não se esqueça de coletar boas referências de concessionárias e lojas de carros para adquirir o seu carro. Ninguém merece ser enganado e vivenciar uma experiência ruim logo ao investir no primeiro veículo dos sonhos, não é mesmo?

Quando uma empresa tem um nome a zelar, também existe um longo histórico de vendas e uma extensa lista de elogios de antigos clientes. Tais elementos comprovam que o negócio não repassa qualquer carro para os consumidores, demonstrando que se trata de uma marca de reputação consolidada e qualidade garantida.

Com isso em mente, busque informações a respeito de concessionárias e lojas de carros em diversos locais, como junto a seus amigos e conhecidos, além de explorar a internet. De quebra, se o preço de um veículo estiver muito abaixo do valor médio praticado pelo mercado, pode desconfiar da empresa, pois sem dúvida há algo suspeito na história.

Sabia que a aquisição de seu primeiro veículo pode ser facilitada a partir do investimento em um consórcio para seminovos? Esta é uma modalidade de compra bastante utilizada para adquirir os mais variados tipos de bens.

Basicamente, no consórcio, um certo número de pessoas se junta com o objetivo de comprar um carro ou outro bem e, mês a mês, os participantes devem pagar um valor fixo. Ao ser sorteado, o agraciado recebe todo o montante e consegue finalmente adquirir o produto.

Assim como ao experimentar qualquer coisa nova, comprar primeiro carro pode gerar um pouco de insegurança entre os motoristas. Isso é normal, pois estamos falando de um investimento alto, mas que não precisa gerar noites de sono perdidas. Se você seguir as dicas que apresentamos ao longo do post, seu processo terá tranquilidade de sobra.

Seus amigos também desejam investir no primeiro carro, mas estão com dificuldade em algumas tomadas de decisão? Então compartilhe o post nas redes e os ajude a fazer a compra certeira!



Notícias recentes
Nissan March
Nissan March Saiba mais...
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro!
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro! Saiba mais...
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018 Saiba mais...
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido