Combustível adulterado: saiba quais são os problemas que ele pode gerar


Um automóvel é uma obra de engenharia complexa, em que cada mecanismo é projetado para funcionar dentro de determinadas especificações e condições. Dessa forma, um dos principais cuidados do proprietário está na hora de abastecer o veículo, pois um combustível adulterado ou de má qualidade pode resultar em diversos prejuízos.


Com o intuito de maximizar os lucros, não são raros os postos de combustíveis que adotam a venda de produtos fora das normas estabelecidas, o que é tipificado em lei como um crime contra a ordem econômica. A primeira precaução deve ser
evitar postos com preços abaixo da média ou que não indicam o nome do distribuidor.

Os danos causados por vezes se manifestam logo após o abastecimento, e os prejuízos são ainda maiores quando o uso é prolongado. Continue a leitura e veja quais são os principais problemas que podem ocorrer quando o carro é abastecido com combustível adulterado!

Problemas causados pelo combustível adulterado

Perda da potência

A queima de um combustível fora do padrão recomendável é mais dificultosa para o motor, o que ocasiona falhas e perda na performance.

A queda na potência e os "engasgos" podem sinalizar que o combustível utilizado foi adulterado. Tal sinal também pode representar uma vela queimada, sendo que o uso de combustível de má qualidade sobrecarrega e reduz a vida útil de tal peça.

Luz da injeção eletrônica acesa

Quando se acende no painel uma luz semelhante a um motor, a causa deve ser imediatamente investigada. Ela sinaliza que há alguma anomalia no sistema de injeção eletrônica, a exemplo do uso de combustível adulterado.

Embora também possa representar outros problemas no sistema, quando acesa após o abastecimento, é um forte indício de que o combustível está fora das normas estabelecidas para proporcionar o funcionamento regular.

Aumento no consumo

A pouca economia feita na hora de abastecer é desfeita pelo rendimento abaixo da média. Isso sem considerar outros prejuízos comumente causados.

Se o carro foi abastecido em um posto diferente e, mesmo com o veículo sendo utilizado da forma habitual, o tanque esvaziou mais rápido, considere a possibilidade de o combustível ter sido adulterado.

Contaminação do óleo

A mistura de combustível com o óleo do motor pode ser considerado um dos problemas mais graves ocasionados pelo uso
de combustível adulterado, pois reduz a viscosidade e deixa de lubrificar as peças, o que pode levar à fundição do motor, conforme explica Denis Marum, engenheiro mecânico e dono de oficina.

Além das trocas regulares, não hesite de realizá-la quando houver o diagnóstico de contaminação por combustível.

Cuidados após abastecer com combustível adulterado

Ao descobrir que seu carro foi abastecido com combustível adulterado, o ideal é levá-lo para a automecânica para verificar se algum componente foi comprometido e eliminar o restante que eventualmente ainda esteja no tanque.

Deve ser dada atenção especial à bomba, ao filtro de combustível, às mangueiras e aos bicos injetores. Além das velas, tais peças são as que mais sofrem com as impurezas presentes nos combustíveis adulterados.

O combustível de má qualidade também pode causar a obstrução dos bicos injetores, o que afeta o rendimento e funcionamento do motor.

Por isso, tome cuidado na hora de abastecer. Confira se o posto é de confiança e observe o funcionamento do seu veículo. Com as nossas dicas, ficará mais fácil identificar se o seu carro foi abastecido com combustível adulterado.

Agora que você conhece os principais problemas causados pelo combustível adulterado, aproveite para saber quando efetuar a limpeza dos bicos injetores do seu veículo!




Notícias recentes
Confira 4 vantagens de ter um carro com teto solar
Confira 4 vantagens de ter um carro com teto solar Saiba mais...
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro!
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro! Saiba mais...
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018 Saiba mais...
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome e Sobrenome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido