Quais as vantagens do sensor de estacionamento e como ele funciona?


Estacionar o carro em uma vaga de rua certamente aparece entre as mais complicadas experiências na direção, algo que o motorista descobre logo de cara durante as aulas para tirar a habilitação. O sensor de estacionamento, portanto, consiste em uma excelente ajuda fornecida pela tecnologia para driblar essa difícil tarefa.


A boa notícia é que ele não equipa apenas os veículos de topo de linha ou os modelos mais luxuosos. Inclusive os carros de entrada hoje em dia já contam com esse equipamento ao menos como item opcional, e o sensor pode ser instalado até mesmo no automóvel que você possui em sua garagem.

Quer saber mais a respeito dos sensores de estacionamento? Listamos as principais vantagens de investir nesse acessório, que vai muito além de um recurso supérfluo. Confira!

Como funciona o sensor de estacionamento?

Existem dois tipos de sensor de estacionamento: ultrassonográfico e eletromagnético. O primeiro funciona igual ao radar de um avião, por meio de sensores que emitem sinais inaudíveis ao ouvido humano e que, quando notam um objeto no caminho, fazem com que o sistema do veículo solte um alerta para o motorista, este sim facilmente audível.

Já o sensor eletromagnético é mais utilizado em veículos como SUV's e pick-ups, e na sua instalação o para-choque sai para a colocação da fita magnética. No lugar do sinal sonoro, o sistema emite sinais eletromagnéticos sobre eventuais objetos próximos ao veículo, que são transformados em alerta sonoro para o motorista.

Esse tipo de sensor não pode ser utilizado em veículos com o para-choque metálico, pois a superfície interfere no sinal. Além do alerta sonoro, que é comum a ambos os sistemas, alguns mais avançados apresentam a informação por meio de um display, que aponta a proximidade do objeto.

Quanto mais perto do objeto, a exemplo de um muro ou outro carro, mais perceptível e continuo será o sinal, isso para que o motorista redobre o cuidado com a manobra. O acionamento do sistema costuma ocorrer quando o condutor engata a marcha ré.

Quais são as principais vantagens do sensor?

Na prática, existem alguns benefícios bem claros para quem usa o sensor de estacionamento do carro. A seguir listamos os mais relevantes.

Segurança em primeiro lugar

Talvez este não se encaixa como um item diretamente relacionado à segurança no trânsito. Afinal de contas, os estragos causados em uma baliza mal feita não costumam provocar grandes estragos no carro e tampouco ameaçam a integridade física dos ocupantes do veículo.

Mas por menores que sejam os danos, há outros problemas que se somam, como a discussão sobre o reparo de outros veículos que tenham sido atingidos em razão da sua imperícia. Com o sensor de estacionamento, as chances desse tipo de colisão acontecer são bem menores, e as dores de cabeça que o acompanham também.

Muitas vezes não é sequer a imperícia ou a falta de experiência do motorista que resulta nesse contato indesejável, mas sim a existência dos chamados pontos cegos, a exemplo daqueles cobertos pelas colunas do veículo. O sensor de estacionamento consiste, sem dúvidas, em um dos acessórios capazes de aumentar a segurança do veículo.

Ausência do medo de estacionar

Já se sentiu inseguro ao avistar uma vaga que certamente serviria para o seu carro, mas que estava no limite do espaço, e isso fez com que desistisse de estacionar? É pior quando há poucas disponíveis e ainda surge a pressão dos demais ocupantes. Com o sensor de estacionamento, esse tipo de situação pode ser facilmente evitada.

Caso tenha passado por algum trauma que alimentou o medo de estacionar, esse acessório é o mais indicado para superá-lo. Livrar-se de uma aflição gera sempre um sentimento de liberdade, de que é possível seguir em frente sem se guiar por um problema do passado. E para quem está disposto a enfrentá-lo, o sensor de estacionamento representa um grande aliado.

O nervosismo ao se aproximar de uma vaga deixa de ser rotineiro ao identificar que você é sim capaz de estacionar sem maiores dificuldades ou riscos. Perder o bom humor por algo que necessariamente terá de acontecer pode estragar um dia, e ainda transcender para as pessoas ao seu lado, mas estacionar o carro não precisa significar um gatilho para isso.

Eliminação do risco de acertar objetos em movimento

O sensor de estacionamento também detecta objetos e corpos em movimento, representando outro claro sinal da segurança que entrega. Não são raras as trágicas histórias de pessoas que atropelaram, por exemplo, uma criança por não avistá-la passando atrás do veículo.

Uma tragédia assim pode destruir uma família, mas com o sensor de estacionamento ela vira um risco fácil de eliminar. Essa deve ser a maior vantagem do sensor de estacionamento, no fim das contas: preservar a vida e a integridade física de crianças, desavisados ou animais que porventura passem por trás do veículo durante uma manobra.

Auxílio a pessoas com problema de mobilidade

A inclusão tem como objetivo dar às pessoas portadoras de deficiência a possibilidade de levar uma vida plena. E o sensor de estacionamento facilita a experiência delas na direção de veículos.

Algumas podem apresentar dificuldades para movimentar certas partes do corpo, o que dificultaria a observação da vaga de estacionamento durante a baliza, e o sistema serviria então para suprir essa limitação.

Preservação da integridade do veículo

Sabemos que o uso de um automóvel costuma gerar marcas que surgem com o passar do tempo, mas um proprietário cuidadoso faz o possível para minimizar isso. O estado de conservação está diretamente relacionado à depreciação do veículo, e os arranhões e amassados costumam jogar o preço lá em baixo.

Sem colisões e arranhões, o veículo tem maiores chances de manter a boa aparência e originalidade, compensando com folga o baixo investimento realizado para a instalação do sensor de estacionamento. A relação custo-benefício é uma das melhores que o acessório oferece!

Conforme observamos, o sensor de estacionamento é um recurso de ótimo custo-benefício. Além do conforto entregue ao motorista, o item ainda evita despesas desnecessárias que podem virar obrigatórias por conta de desatenções supérfluas, representando uma excelente alternativa de segurança e prevenção.

Se gostou do conteúdo, aproveite a visita ao blog e siga nossas redes sociais para se manter sempre bem informado: estamos no Facebook, no Instagram e no LinkedIn!



Notícias recentes
Dolphin Mini: conheça mais sobre esse lançamento BYD
Dolphin Mini: conheça mais sobre esse lançamento BYD Saiba mais...
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson!
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson! Saiba mais...
Descubra tudo sobre os veículos off-road!
Descubra tudo sobre os veículos off-road! Saiba mais...
Entenda como funciona o cartão de estacionamento para idoso!
Entenda como funciona o cartão de estacionamento para idoso! Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido