Mercedes EQC: conheça suas vantagens, as suas características e como funciona

A Mercedes-Benz está sempre investindo em veículos capazes de atender às expectativas e principalmente às necessidades de seus clientes. Pensando nisso, a montadora alemã lançou, no início de 2020 o Mercedes EQC, que foi o primeiro automóvel produzido em escala pela empresa. O modelo foi fabricado sobre a mesma plataforma do GLC, outro carro da mesma marca.


O fato é que há uma enorme variedade de SUVs que a Mercedes-Benz oferece aos seus clientes. E o Mercedes EQC 400 4Matic é o primeiro com motorização 100% elétrica. Como se pode imaginar, ele possui um enorme espaço interno, tecnologias de primeira linha e muito mais segurança aos passageiros. 

Ao longo do post, falaremos mais sobre o Mercedes ECQ e os motivos pelos quais representa uma ótima opção. Acompanhe!

Os benefícios

O Mercedes EQC é um utilitário esportivo, que quando comparado a outros veículos semelhantes, de fato consegue se destaca pelo fantástico conforto, em razão de um trabalho minucioso para conter vibrações e ruídos oriundos de uma mecânica mais simplificada. Como vimos, esta se origina do conhecido GLC, pois dividem a mesma linha de produção na Alemanha, mais especificamente na fábrica de Bremen.

Além disso, ele apresenta uma enorme autonomia e uma grande infraestrutura de recarga, com o máximo de segurança. O fato é que o Mercedes EQC entrega uma nova e surpreendente forma de dirigir um carro elétrico.

As características

O Mercedes possui 4,76 m de comprimento e disponibiliza dois motores elétricos, com peso de 2.495 kg, 408 cv de potência e sua bateria é de 80 kWh. Mais especificamente, ele tem 4.761 mm de comprimento, 1.623 mm de altura e 1.884 mm de largura. As dimensões desse utilitário o deixam muito perto da versão SUV do Audi e-tron.

O que assegura o conforto de todos é sua distância de 2.873 entre-eixos, além de um ótimo espaço em seu bagageiro, que é de 500 litros. Com relação ao seu design, ele é extremamente futurista, com sua grade frontal e também as rodas que se destacam muito. Já na sua parte interna, é tudo bastante inovador e cheio de charme.

De quebra, dois motores elétricos assíncronos fazem parte do Mercedes EQC. A junção dos dois consegue produzir uma potência 300 kW ou de 408 cv, além de torque de 760 Nm. A Mercedes afirma que ele é capaz de acelerar de 0 a 100km/h em apenas 5,1 segundos e chega a 180 km/h, sua velocidade máxima, pois existe limitação eletrônica. Ademais, o câmbio automático e a tração integral formam o conjunto mecânico.

Os diferenciais

É difícil pensar em um veículo da Mercedes-Benz que não entregue diferenciais com a mais alta tecnologia. E com o Mercedes EQC não seria diferente. Ele é um veículo que proporciona o máximo de segurança e conforto aos passageiros.

Alguns dispositivos integrados que merecem destaque são o assistente ativo de estacionamento com PARKTRONIC, assistente ativo de estacionamento, câmera de ré com 360º, sistema PRE-SAFE, assistente de frenagem ativo, assistente de ponto cego, alarme antiarrombamento e antifurto, assistente adaptativo da luz alta, faróis MULTIBEAM LED, entre outros.

É possível espelhar seu smartphone, com uma central multimídia (sistema MBUX), por meio do Apple Carplay e Android Auto.

Além disso, esse carro tem disponível seis airbags, bancos dianteiros com ajuste elétrico, retrovisores rebatíveis de forma eletrônica, faróis de LED com ILS, ar-condicionado, Head-up Display, sistema de som Burnmester, porta-malas acionado eletronicamente, porta-malas Hands-Free Access, touchpad, sensor de chuva, volante multifuncional com revestimento em couro, teto solar, paddle-shifts, função de partida Keyless GO.

O Mercedes EQC disponibiliza três anos de garantia, além de manutenção inclusa, e o prazo determinado para as baterias aumenta para oito anos. Mas não é só, esse modelo oferece também de série uma estação para recarga (Wallbox), com um ano de energia totalmente de graça.

Ao contrário de seus concorrentes, como Porsche, BMW e Audi, a Mercedes-Benz não disponibiliza planos para fazer pontos de recarga rápida. Isso se deve ao fato de estar focada no carregamento caseiro, pois o cliente não precisará disso durante o uso urbano.

A sua autonomia

Com relação a sua autonomia, por possuir baterias de íon-litio, o veículo apresenta uma autonomia de 445 km, 417 km no ciclo WLTP e de 471 km no método NEDC. Porém, na prática não ultrapassa muito além de 300 km.

Do mesmo modo como ocorre em outros carros, é possível utilizar uma tomada comum. Inclusive, há a opção de utilizar estações de recargas públicas ou o Mercedes-Benz WallBox, que disponibiliza carga total em aproximadamente 7,5 horas.

A performance

A performance do Mercedes EQC é outro elemento que chama atenção. Como vimos, de acordo com a empresa, o utilitário consegue acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 5,1 segundos. Isso representa uma vantagem de seis décimos de segundo com relação ao seu principal concorrente, o Audi e-tron.

Como a velocidade máxima é de 180 km/h, o Mercedes possui modos de condução para oferecer o melhor desempenho de forma bem sutil e ao mesmo tempo ágil, incluindo uma função econômica, com o intuito de poupar as baterias.

Elas inclusive modificam as respostas da direção, que é muito leve nas manobras e, também no modo esportivo, em alta velocidade, é bastante precisa. Outro fator que ajuda na sua performance está no funcionamento do seu motor.

Em uma estrada, com altas velocidades, o carro usa só o traseiro. Já na cidade, com uma velocidade mais baixa e constante, o dianteiro entra em ação. Porém, quando o carro está sendo acelerado, ambos funcionam em conjunto para oferecer força e potência.

Como podemos ver neste post, o Mercedes EQC é um carro robusto com uma tecnologia completamente eletrificada, oferecendo total segurança e conforto para seus passageiros. Ele combina de forma única sustentabilidade e modernidade, com um apelo voltado para as emoções.

Inclusive, o veículo objetiva oferecer uma mobilidade mais sustentável para atividades voltadas a um lazer mais agradável. É de fato um ótimo carro para fazer uma viagem com a família.

Curtiu nosso post? Ficou com vontade de conferir esse modelo surpreendente? Então aproveite e leia também "por que comprar em uma concessionária do Grupo AB"!



Notícias recentes
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson!
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson! Saiba mais...
Descubra tudo sobre os veículos off-road!
Descubra tudo sobre os veículos off-road! Saiba mais...
Entenda como funciona o cartão de estacionamento para idoso!
Entenda como funciona o cartão de estacionamento para idoso! Saiba mais...
Saiba como funciona o motor de três cilindros!
Saiba como funciona o motor de três cilindros! Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido