Mercedes EQC: conheça suas vantagens, as suas características e como funciona

A Mercedes-Benz está sempre investindo em veículos capazes de atender às expectativas e principalmente às necessidades de seus clientes. Pensando nisso, a montadora alemã lançou, no início de 2020 o Mercedes EQC, que foi o primeiro automóvel produzido em escala pela empresa. O modelo foi fabricado sobre a mesma plataforma do GLC, outro carro da mesma marca.


O fato é que há uma enorme variedade de SUVs que a Mercedes-Benz oferece aos seus clientes. E o Mercedes EQC 400 4Matic é o primeiro com motorização 100% elétrica. Como se pode imaginar, ele possui um enorme espaço interno, tecnologias de primeira linha e muito mais segurança aos passageiros. 

Ao longo do post, falaremos mais sobre o Mercedes ECQ e os motivos pelos quais representa uma ótima opção. Acompanhe!

Os benefícios

O Mercedes EQC é um utilitário esportivo, que quando comparado a outros veículos semelhantes, de fato consegue se destaca pelo fantástico conforto, em razão de um trabalho minucioso para conter vibrações e ruídos oriundos de uma mecânica mais simplificada. Como vimos, esta se origina do conhecido GLC, pois dividem a mesma linha de produção na Alemanha, mais especificamente na fábrica de Bremen.

Além disso, ele apresenta uma enorme autonomia e uma grande infraestrutura de recarga, com o máximo de segurança. O fato é que o Mercedes EQC entrega uma nova e surpreendente forma de dirigir um carro elétrico.

As características

O Mercedes possui 4,76 m de comprimento e disponibiliza dois motores elétricos, com peso de 2.495 kg, 408 cv de potência e sua bateria é de 80 kWh. Mais especificamente, ele tem 4.761 mm de comprimento, 1.623 mm de altura e 1.884 mm de largura. As dimensões desse utilitário o deixam muito perto da versão SUV do Audi e-tron.

O que assegura o conforto de todos é sua distância de 2.873 entre-eixos, além de um ótimo espaço em seu bagageiro, que é de 500 litros. Com relação ao seu design, ele é extremamente futurista, com sua grade frontal e também as rodas que se destacam muito. Já na sua parte interna, é tudo bastante inovador e cheio de charme.

De quebra, dois motores elétricos assíncronos fazem parte do Mercedes EQC. A junção dos dois consegue produzir uma potência 300 kW ou de 408 cv, além de torque de 760 Nm. A Mercedes afirma que ele é capaz de acelerar de 0 a 100km/h em apenas 5,1 segundos e chega a 180 km/h, sua velocidade máxima, pois existe limitação eletrônica. Ademais, o câmbio automático e a tração integral formam o conjunto mecânico.

Os diferenciais

É difícil pensar em um veículo da Mercedes-Benz que não entregue diferenciais com a mais alta tecnologia. E com o Mercedes EQC não seria diferente. Ele é um veículo que proporciona o máximo de segurança e conforto aos passageiros.

Alguns dispositivos integrados que merecem destaque são o assistente ativo de estacionamento com PARKTRONIC, assistente ativo de estacionamento, câmera de ré com 360º, sistema PRE-SAFE, assistente de frenagem ativo, assistente de ponto cego, alarme antiarrombamento e antifurto, assistente adaptativo da luz alta, faróis MULTIBEAM LED, entre outros.

É possível espelhar seu smartphone, com uma central multimídia (sistema MBUX), por meio do Apple Carplay e Android Auto.

Além disso, esse carro tem disponível seis airbags, bancos dianteiros com ajuste elétrico, retrovisores rebatíveis de forma eletrônica, faróis de LED com ILS, ar-condicionado, Head-up Display, sistema de som Burnmester, porta-malas acionado eletronicamente, porta-malas Hands-Free Access, touchpad, sensor de chuva, volante multifuncional com revestimento em couro, teto solar, paddle-shifts, função de partida Keyless GO.

O Mercedes EQC disponibiliza três anos de garantia, além de manutenção inclusa, e o prazo determinado para as baterias aumenta para oito anos. Mas não é só, esse modelo oferece também de série uma estação para recarga (Wallbox), com um ano de energia totalmente de graça.

Ao contrário de seus concorrentes, como Porsche, BMW e Audi, a Mercedes-Benz não disponibiliza planos para fazer pontos de recarga rápida. Isso se deve ao fato de estar focada no carregamento caseiro, pois o cliente não precisará disso durante o uso urbano.

A sua autonomia

Com relação a sua autonomia, por possuir baterias de íon-litio, o veículo apresenta uma autonomia de 445 km, 417 km no ciclo WLTP e de 471 km no método NEDC. Porém, na prática não ultrapassa muito além de 300 km.

Do mesmo modo como ocorre em outros carros, é possível utilizar uma tomada comum. Inclusive, há a opção de utilizar estações de recargas públicas ou o Mercedes-Benz WallBox, que disponibiliza carga total em aproximadamente 7,5 horas.

A performance

A performance do Mercedes EQC é outro elemento que chama atenção. Como vimos, de acordo com a empresa, o utilitário consegue acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 5,1 segundos. Isso representa uma vantagem de seis décimos de segundo com relação ao seu principal concorrente, o Audi e-tron.

Como a velocidade máxima é de 180 km/h, o Mercedes possui modos de condução para oferecer o melhor desempenho de forma bem sutil e ao mesmo tempo ágil, incluindo uma função econômica, com o intuito de poupar as baterias.

Elas inclusive modificam as respostas da direção, que é muito leve nas manobras e, também no modo esportivo, em alta velocidade, é bastante precisa. Outro fator que ajuda na sua performance está no funcionamento do seu motor.

Em uma estrada, com altas velocidades, o carro usa só o traseiro. Já na cidade, com uma velocidade mais baixa e constante, o dianteiro entra em ação. Porém, quando o carro está sendo acelerado, ambos funcionam em conjunto para oferecer força e potência.

Como podemos ver neste post, o Mercedes EQC é um carro robusto com uma tecnologia completamente eletrificada, oferecendo total segurança e conforto para seus passageiros. Ele combina de forma única sustentabilidade e modernidade, com um apelo voltado para as emoções.

Inclusive, o veículo objetiva oferecer uma mobilidade mais sustentável para atividades voltadas a um lazer mais agradável. É de fato um ótimo carro para fazer uma viagem com a família.

Curtiu nosso post? Ficou com vontade de conferir esse modelo surpreendente? Então aproveite e leia também "por que comprar em uma concessionária do Grupo AB"!



Notícias recentes
Nissan March
Nissan March Saiba mais...
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro!
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro! Saiba mais...
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018 Saiba mais...
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro Saiba mais...