Entenda como funcionam os carregadores para carros elétricos

Os carros elétricos consistem em veículos que funcionam por meio de uma corrente elétrica. Eles são constituídos por um motor de indução, um sistema de recuperação de energia, um motor inversor e uma bateria. Tratam-se de alternativas sustentáveis, pois foram criados para minimizar a emissão de gases poluentes na atmosfera. 


É necessário ressaltar que, mesmo funcionando por meio da eletricidade, os modelos elétricos podem usar combustíveis em determinados momentos. Isso sempre depende do percurso que ele precisará realizar. Muitas pessoas têm dúvidas sobre a operação dos carregadores para carros elétricos, por isso continue a leitura e entenda melhor!

Quais são os carregadores? 

Os carregadores para carros elétricos podem ser classificados de várias maneiras. Para isso, é preciso levar em consideração suas principais características, como a potência, por exemplo.

Os principais carregadores são os de emergência, o portátil, o residencial, o comercial e o de carga rápida. 

Como funciona o processo de carregamento? 

Conforme já foi mencionado, os carros elétricos funcionam principalmente por meio da eletricidade. Nesses veículos existe uma propulsão feita de maneira total ou parcial, via um motor elétrico.

Eles apresentam uma bateria no lugar do tanque. Dessa forma, não é necessário enchê-los de combustível, mas sim conectá-los a uma estação de carregamento, conhecida como eletroposto. 

Quais estações servem para carregar? 

É possível carregar os carros elétricos em postos de recarga tanto privados quanto públicos. Geralmente, esses carregadores entregam bastante agilidade, sendo capazes de carregar 80% da capacidade da bateria em apenas uma hora. 

Legalmente é proibido cobrar qualquer preço pela utilização da energia em locais públicos. Mas em shoppings ou estacionamentos se faz necessário o pagamento do valor determinado pelo proprietário. 

Como carregar? 

Os carros elétricos podem ser carregados nas tomadas da sua casa. Para isso elas precisam de aterramento de 110 volts, 220 volts ou por WallBox. Um carregador de parede consegue carregar 80% da capacidade da bateria durante cerca de sete horas. 

Em alguns casos é necessário deixar 20 horas para obter a carga máxima, já em outras oito horas já bastam. No país, as tomadas residenciais têm três pontos, uma vez que seguem o padrão NBR 5410. Entretanto, indica-se que os donos dos veículos sigam as instalações elétricas indicadas: 

  • em 110 V, é preciso usar 10 amperes ou 20 amperes; 
  • em 220, a capacidade permitida é de apenas 20 amperes. 

A porcentagem do carregamento varia de acordo com as horas que o veículo ficará ligado e inserido na tomada. Sendo assim, portanto, o tempo vai depender relativamente da bateria do seu carro

É necessário adquirir os carregadores para carros elétricos para conseguir carregar na hora que precisar. Essa opção de veículo está crescendo em todo mundo, visto que se trata de uma alternativa sustentável, com reduzida emissão de combustível fóssil. Hoje em dia, existe uma grande preocupação com os recursos naturais disponíveis, e justamente pensando em evitar mais prejuízos ambientais, novas saídas urgem.

Gostou do nosso post? Então aproveite a visita e deixe um comentário para sabermos o que achou do assunto de carros elétricos!



Notícias recentes
Conheça as novas versões do Honda City: EX e LX!
Conheça as novas versões do Honda City: EX e LX! Saiba mais...
Dolphin Mini: conheça mais sobre esse lançamento BYD
Dolphin Mini: conheça mais sobre esse lançamento BYD Saiba mais...
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson!
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson! Saiba mais...
Descubra tudo sobre os veículos off-road!
Descubra tudo sobre os veículos off-road! Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido