Carro automático ou manual? Veja qual é a melhor opção para você

Nos veículos acima dos R$ 100 mil, é cada vez mais rara a presença do câmbio manual, o que representa uma tendência irreversível. A escolha entre carro automático ou manual está presente, até mesmo, nos veículos de entrada, que também estão aderindo à transmissão automática para conquistar uma fatia do mercado que já se acostumou ao item.


É possível que, em um futuro não tão distante, muitas pessoas sequer lembrem como é dirigir um carro com câmbio manual, dada a presença cada vez maior dos automáticos no mercado. Mas será que essa é a melhor opção para você? Além da praticidade, há mais coisas que você deve considerar antes de comprar um veículo com esse tipo de transmissão.

Quer saber qual tipo de câmbio automotivo é a melhor escolha para o seu perfil? Selecionamos as principais características de cada um para você avaliar qual será melhor. Confira!

Qual a diferença entre o câmbio manual e o automático?

A principal diferença da transmissão automática é a ausência de um sistema de embreagem, que no carro manual é controlada pelo motorista e deve ser acionada a cada troca de marcha, bem como para o controle do veículo em algumas situações. A ausência desse mecanismo faz com que o veículo esteja sempre pronto para rodar. Por isso, o pedal de freio deve estar sempre acionado quando a intenção é manter o veículo parado.

No câmbio automático, como é de se esperar, as trocas são feitas de forma autônoma. Em regra, o motorista colocará na posição "D" (de drive, ou dirigir) e, a partir desse momento, apenas controlará o freio e o acelerador. Não há, portanto, pedal de embreagem em um veículo automático, o que deixa todo o comando dos pedais a cargo da perna direita.

Da mesma forma que no carro manual, ambos os pedais devem ser acionados com o mesmo pé, para que não haja conflito entre os comandos, o que pode ocasionar acidentes ou aumentar a gravidade das colisões.

Como fica o consumo de combustível?

O consumo de combustível é uma das prioridades de qualquer proprietário. Afinal, ninguém gosta de ter que encher o tanque com frequência, ainda mais com as sucessivas altas no preço. Nesse quesito, o câmbio manual é mais vantajoso, pois consegue uma economia, em média, 10% maior em comparação com o automático.

Qual tem o custo de manutenção mais acessível?

Manutenção é outro ponto com vantagem para o manual, pois há ampla oferta de mão de obra qualificada e o sistema é bem mais simples. Basicamente, há a caixa de marcha, a embreagem e os rolamentos, além do cabo que transmite os comandos para o sistema. Tanto as peças quanto os serviços são relativamente baratos, ainda mais se comparados com os reparos em transmissões automáticas.

Por qual devo optar?

O câmbio automático pode tornar a direção mais prática e prazerosa, além de menos cansativa. Por outro lado, o custo de manutenção é mais caro e o consumo de combustível é maior, o que pode fazer diferença no seu orçamento. Já o câmbio manual é uma opção para quem busca economia e/ou emoção ao dirigir, por dar o controle do torque ao motorista.

Carro automático ou manual são boas opções, com grande oferta no mercado, basta que você conheça ambos e identifique aquele que melhor corresponda às suas expectativas antes de fechar negócio. Seja a sua escolha pelo conforto, seja pela economia, aproveite a liberdade antes e depois da sua compra.

Gostou das dicas acima? Siga nossas redes sociais. Nós estamos no Facebook, Instagram e no Youtube!



Notícias recentes
Dolphin Mini: conheça mais sobre esse lançamento BYD
Dolphin Mini: conheça mais sobre esse lançamento BYD Saiba mais...
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson!
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson! Saiba mais...
Descubra tudo sobre os veículos off-road!
Descubra tudo sobre os veículos off-road! Saiba mais...
Entenda como funciona o cartão de estacionamento para idoso!
Entenda como funciona o cartão de estacionamento para idoso! Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido