Mercedes A200: conheça todos os diferenciais desse veículo


O Mercedes A200 entrou em 2019 de visual renovado, e suas novidades não param na estética cada vez mais jovial do modelo que briga com concorrentes de peso. Para fazer frente ao BMW Série 1 e o Audi A3, a marca aposta em um público mais jovem e descolado — e parece ter garantido o seu êxito.


Embora seja o carro de entrada da Mercedes, conta com estilo e tecnologia comparável aos modelos mais caros da marca, o que garante um ótimo desempenho e dirigibilidade ao motorista. Veja a seguir o que o modelo traz para garantir o prazer e a satisfação de todos os ocupantes!

Visual e acabamento

Na dianteira, o destaque está nas linhas e vincos dinâmicos, o que faz com que o modelo exale esportividade. O capô baixo, aliado a detalhes cromados na grade, seguem a nova identidade da marca, que aposta em um pacote visual mais arrojado. Os faróis de LED alongados contribuem para a beleza e harmonia do design.

A traseira está mais encorpada e imponente, com traços marcantes e lanternas divididas. Já a lateral foi alongada, o que conferiu um aspecto de grandeza ao hatch.

No interior, o acabamento mescla tons claros e escuros, com materiais de qualidade e agradáveis ao toque. As molduras são cromadas e as saídas de ar chamam a atenção pelo estilo turbina de avião.

Conforto e interatividade

Os bancos de couro se ajustam ao tipo físico do condutor (ou condutores), o que privilegia a ergonomia. O apoio de cabeça integra-se ao encosto, o que é comum em carros que investem na esportividade, como faz o Mercedes A200.

Na traseira, os bancos também são confortáveis e o espaço acomoda bem os ocupantes de maior estatura, oferecendo o aconchego necessário para as viagens mais longas.

O sistema multimídia garante plena interação com o veículo, que apresenta diversas funções acionáveis pelo volante, por touchpad, pelo toque na tela ou mesmo por comando de voz. A conexão com dispositivos como smartphones também é favorecida, o que é ideal para o cotidiano.

O Mercedes A200 também sai da concessionária equipado com sensor de chuva e ar-condicionado automático, o que diminui o número de ações necessárias para que o motorista encontre o modo ideal para sua condução e permite que ele fique concentrado no trânsito.

Segurança

Quem compra um carro atualmente não quer decorar o significado de uma infinidade de siglas relacionadas à segurança, mas quer que os sistemas estejam lá. Alguns itens, inclusive, são de exigência legal, como o ABS e o Airbag. O primeiro impede que as rodas travem durante a frenagem, o que permite que o motorista continue no controle do veículo e possa, por exemplo, desviar de um obstáculo na pista.

Quando a colisão é inevitável, os ocupantes do A200 contam com 7 airbags: frontais, laterais, de cortina e também para o joelho do motorista. Esse mecanismo funciona por meio de sensores, que ao detectar uma colisão, imediatamente acionam uma reação química que infla as bolsas de proteção. Dessa forma, a pancada que seria contra um componente duro e de superfície irregular, passa a ser amortecida por uma bolsa inflável.

É importante frisar que o sistema de airbag funciona de forma complementar ao cinto de segurança, sendo necessário estar com este equipamento em uso para que o sistema de airbag funcione. A força com que a bolsa é inflada é tão forte que, sem o cinto, lesões mais graves que as da colisão em si poderiam ser geradas.

O Mercedes A200 também é equipado com controle de tração e estabilidade, que permite maior conforto e segurança nas curvas. O mecanismo faz com que a tração e a ação dos freios nas rodas seja distribuída de forma adequada para garantir a aderência ao solo e a eficiência do sistema de freios.

Também está embarcado um sistema que detecta a sonolência do motorista e que gera avisos para trocar de condutor ou fazer uma parada para descanso. Muitos acidentes são causados por motoristas que dirigem exaustos e acabam por cair no sono. Além da própria vida e de seus familiares, quem dirige nessas condições também coloca em risco a vida de terceiros.

O modelo também é equipado com pneus run-flat, que dispensa o uso de step por permitir que o A200 rode ainda por mais alguns quilômetros com ele furado. Há aviso sobre a pressão dos pneus, para que o motorista saiba o momento de parar para não prejudicar outros sistemas e componentes do veículo.

Modos de direção

Há quem busque conforto, outros privilegiam a adequação ao meio ambiente, e também há quem prefira uma direção mais esportiva, mas todos são contemplados pelo Mercedes A200. Isso, porque é possível ajustar o modo de direção em 3 possibilidades: Comfort, Eco e Sport.

Para uso urbano, o ideal é o modo Eco, que possibilita maior economia de combustível. Como o trecho urbano não demanda maiores esforços do motor, ele cai bem nesse tipo de situação. O modo Confort e o Sport devem ser alternados em rodovias, sendo que o segundo permite respostas mais rápidas do motor, o que é ideal para garantir a segurança em retomadas e ultrapassagens.

Por outro lado, o modo Sport trabalha em giros mais altos, o que naturalmente aumenta o ruído no interior da cabine. Para alguns motoristas, isso é algo até desejável. De qualquer forma, não é nada que possa criar objeções ao futuro proprietário, pois a aerodinâmica foi bastante privilegiada no modelo, que conta com linhas e vincos que aprimoram a sua performance.

Potência e desempenho do Mercedes A200

O motor turbo de 1.6 cilindradas mantém a potência da versão interior, que já contava com os 156 cv da versão atual. A diferença é que o modelo 2019 é flex, adaptando-se a uma exigência do mercado nacional.

A transmissão automática tem 7 marchas, e a esportividade, para os amantes de um estilo mais clássico ou mesmo aventureiro, não é esquecida ao oferecer a opção de trocas manuais por meio de borboleta localizada atrás do volante.

O bom torque possibilita que o modelo precise de apenas 8,3 segundos para atingir os 100 km/h, conforme divulgado pela própria marca. Tamanha esperteza proporciona maior segurança durante ultrapassagens, ainda que a prudência jamais deva ser dispensada.

Quando abastecido com gasolina, o rendimento é de 10,5 km/l dentro da cidade, e 12,6 km/l na estrada. Com etanol, a marca é de 7,2 km/l em território urbano e 8,8 km/l em rodovias.

Com seu estilo genuinamente esportivo, junto à alta tecnologia embarcada e status proporcionado pela marca, não há dúvidas de que o novo Mercedes A200 será uma excelente opção para o consumidor — e um pesadelo para seus rivais.

Ficou curioso? Fale conosco e venha conhecer melhor o seu próximo carro. Agende um test-drive e tenha sua primeira experiência com ele!





Notícias recentes
Confira 4 vantagens de ter um carro com teto solar
Confira 4 vantagens de ter um carro com teto solar Saiba mais...
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro!
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro! Saiba mais...
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018 Saiba mais...
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido