Carro a álcool ou gasolina? Descubra a melhor opção!


Comprar um carro novo é uma tarefa que exige pesquisa, cuidado e atenção por parte do motorista. Afinal, é preciso estar bem informado na hora de realizar a troca para fazer a escolha mais vantajosa. É aí que surge a principal dúvida: devo adquirir um modelo movido a álcool ou gasolina?

Vários fatores devem ser levados em consideração ao optar por um ou outro combustível, entre os quais estão preço, desempenho, consumo do veículo etc. Neste artigo, vamos falar sobre o tema e mostrar a importância de tomar a decisão mais adequada a você. Continue a leitura a acompanhe!

Vantagens e desvantagens do carro a álcool

Também conhecido como etanol, o álcool é um combustível derivado da cana-de-açúcar, o que significa que ele é produzido a partir de uma fonte renovável de energia. A principal vantagem do seu uso é o custo menor em relação à gasolina, além de ser menos poluente para o meio ambiente.

O ponto negativo, no entanto, é seu desempenho, inferior em comparação com o outro tipo. Por isso, segundo o consultor na área de petróleo e gás, Bruno Iughetti, para saber se compensa o uso do etanol ou não, é recomendável multiplicar o valor da gasolina por 0,7 na hora de abastecer.

Se o resultado for maior que o preço estipulado pelo litro do álcool, aconselhamos encher o tanque com etanol. Caso contrário, abastecer seu veículo com o derivado de petróleo é a alternativa mais interessante para o seu bolso. 

Vantagens e desvantagens do carro a gasolina

Combustível mais conhecido pela maioria dos motoristas, a gasolina faz com que o carro apresente uma performance mais satisfatória. Além disso, ela proporciona maior estabilidade, já que, independentemente de onde você estiver, será fácil encontrar tanto o combustível quanto as peças, a tecnologia, os mecânicos, enfim, todos os componentes necessários para que seu carro rode tranquilamente.

Por outro lado, a gasolina é produzida a partir do petróleo e, por isso, não é um combustível com fonte renovável. Outro ponto negativo é a emissão maior de poluentes por motores movidos à gasolina, além de ser necessário desembolsar um pouco mais de grana nas bombas dos postos. Para o economista Márcio Salvato, o preço mais elevado desse combustível no Brasil, ocorre, entre outros fatores, devido a elevada carga tributária nacional.

Carros com motores flex

Carros com motores flex são aqueles que funcionam tanto com álcool quanto com gasolina. Segundo as montadoras, não há diferença quanto aos desgastes e a manutenção das peças em carros bicombustíveis.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Sindipeças (Sindicato Nacional da indústria de Componentes) para veículos automotores, atualmente, os veículos com motores flex correspondem a 62,7% de toda a frota nacional, sendo os preferidos da população.

No entanto, na hora de escolher qual combustível usar, é indicado fazer as contas e analisar qual das opções é a mais vantajosa, sempre levando em conta as necessidades de cada condutor e proprietário do automóvel.

E você? Vai de álcool ou gasolina? Neste artigo, falamos sobre a importância de escolher corretamente o combustível do carro, pois sua decisão pode resultar em diversas consequências para o orçamento mensal e o desempenho do veículo (especialmente se o seu for equipado com motor flex).

Ah, e lembre-se de curtir a nossa página no Facebook para receber mais novidades e conteúdos como este. Até a próxima!




Notícias recentes
Confira 4 vantagens de ter um carro com teto solar
Confira 4 vantagens de ter um carro com teto solar Saiba mais...
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro!
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro! Saiba mais...
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018 Saiba mais...
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome e Sobrenome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido